Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salcedo, Jonatas Furtado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27743
Resumo: O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado.
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