Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27743 |
Resumo: | O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado. |
id |
UFRGS-2_7d951756d4a8aa6ed2be049d91c24ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27743 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salcedo, Jonatas FurtadoBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2011-02-10T05:59:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/27743000766493O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado.application/pdfporEducação físicaTreinadoresTreinamento personalizadoOs motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766493.pdf000766493.pdfTexto completoapplication/pdf381478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/1/000766493.pdf7ddadd9cb928c2b40c0bd9e64d7e8124MD51TEXT000766493.pdf.txt000766493.pdf.txtExtracted Texttext/plain92540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/2/000766493.pdf.txtfcf1dac0bb394bdf9ea915a1f68aade7MD52THUMBNAIL000766493.pdf.jpg000766493.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/3/000766493.pdf.jpg9820cebea9590cc7c2b9878b6ba2d05cMD5310183/277432019-02-27 02:28:46.405474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-27T05:28:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer |
title |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer |
spellingShingle |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer Salcedo, Jonatas Furtado Educação física Treinadores Treinamento personalizado |
title_short |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer |
title_full |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer |
title_fullStr |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer |
title_full_unstemmed |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer |
title_sort |
Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer |
author |
Salcedo, Jonatas Furtado |
author_facet |
Salcedo, Jonatas Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salcedo, Jonatas Furtado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
contributor_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Treinadores Treinamento personalizado |
topic |
Educação física Treinadores Treinamento personalizado |
description |
O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-10T05:59:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27743 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766493 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27743 |
identifier_str_mv |
000766493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/1/000766493.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/2/000766493.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/3/000766493.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ddadd9cb928c2b40c0bd9e64d7e8124 fcf1dac0bb394bdf9ea915a1f68aade7 9820cebea9590cc7c2b9878b6ba2d05c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447052781355008 |