Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salcedo, Jonatas Furtado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27743
Resumo: O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado.
id UFRGS-2_7d951756d4a8aa6ed2be049d91c24ec3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27743
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salcedo, Jonatas FurtadoBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2011-02-10T05:59:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/27743000766493O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado.application/pdfporEducação físicaTreinadoresTreinamento personalizadoOs motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766493.pdf000766493.pdfTexto completoapplication/pdf381478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/1/000766493.pdf7ddadd9cb928c2b40c0bd9e64d7e8124MD51TEXT000766493.pdf.txt000766493.pdf.txtExtracted Texttext/plain92540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/2/000766493.pdf.txtfcf1dac0bb394bdf9ea915a1f68aade7MD52THUMBNAIL000766493.pdf.jpg000766493.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/3/000766493.pdf.jpg9820cebea9590cc7c2b9878b6ba2d05cMD5310183/277432019-02-27 02:28:46.405474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-27T05:28:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
title Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
spellingShingle Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
Salcedo, Jonatas Furtado
Educação física
Treinadores
Treinamento personalizado
title_short Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
title_full Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
title_fullStr Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
title_full_unstemmed Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
title_sort Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
author Salcedo, Jonatas Furtado
author_facet Salcedo, Jonatas Furtado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salcedo, Jonatas Furtado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
contributor_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Treinadores
Treinamento personalizado
topic Educação física
Treinadores
Treinamento personalizado
description O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-10T05:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27743
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766493
url http://hdl.handle.net/10183/27743
identifier_str_mv 000766493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/1/000766493.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/2/000766493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27743/3/000766493.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ddadd9cb928c2b40c0bd9e64d7e8124
fcf1dac0bb394bdf9ea915a1f68aade7
9820cebea9590cc7c2b9878b6ba2d05c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447052781355008