Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luciana Borges
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Vinicius Gadis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224249
Resumo: A pandemia causada pelo COVID-19 alterou diversas atividades humanas - entre as quais, o ensino de Moda. Adaptações tiveram que ser realizadas, no sentido de continuar oferecendo ensino de qualidade para alunos de graduação - indiferente às possibilidades de acesso que cada discente dispunha. O presente trabalho apresenta as alterações decorrentes do planejamento de atividades didáticas remotas no ensino de modelagem de vestuário em relação ao ensino presencial.
id UFRGS-2_7da977253b4f817032d0c1fc58a13dd7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224249
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Luciana BorgesRibeiro, Vinicius Gadis2021-07-21T04:23:53Z20211982-615Xhttp://hdl.handle.net/10183/224249001124436A pandemia causada pelo COVID-19 alterou diversas atividades humanas - entre as quais, o ensino de Moda. Adaptações tiveram que ser realizadas, no sentido de continuar oferecendo ensino de qualidade para alunos de graduação - indiferente às possibilidades de acesso que cada discente dispunha. O presente trabalho apresenta as alterações decorrentes do planejamento de atividades didáticas remotas no ensino de modelagem de vestuário em relação ao ensino presencial.COVID-19 caused a pandemic that has been altered in several human activities - among them Fashion teaching. Adaptations had to be made to continue offering quality education to undergraduate students - regardless of the access possibilities that each student had. The present work presents the changes resulting from the planning of remote didactic activities in the patternmaking for fashion design about classroom teaching.application/pdfporModa palavra. Santa Catarina, UDESC. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2021), p. 273-299.COVID-19 (Doença)Ensino presencialEnsino Remoto Emergencial (ERE)Experiência docenteVestuárioTeaching fashionDo ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuárioFrom presential education to the adoption of emergential remote education as a result of Covid-19 : teaching experience in academic clothing modeling activitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124436.pdf.txt001124436.pdf.txtExtracted Texttext/plain44371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224249/2/001124436.pdf.txt007f2e9d04563de52e2b6fd750f54235MD52ORIGINAL001124436.pdfTexto completoapplication/pdf641990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224249/1/001124436.pdf72d119e1f8fb5e685142f8ea86812e7eMD5110183/2242492021-08-18 04:36:37.597588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224249Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-08-18T07:36:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From presential education to the adoption of emergential remote education as a result of Covid-19 : teaching experience in academic clothing modeling activities
title Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
spellingShingle Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
Soares, Luciana Borges
COVID-19 (Doença)
Ensino presencial
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Experiência docente
Vestuário
Teaching fashion
title_short Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
title_full Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
title_fullStr Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
title_full_unstemmed Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
title_sort Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19 : experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário
author Soares, Luciana Borges
author_facet Soares, Luciana Borges
Ribeiro, Vinicius Gadis
author_role author
author2 Ribeiro, Vinicius Gadis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luciana Borges
Ribeiro, Vinicius Gadis
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19 (Doença)
Ensino presencial
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Experiência docente
Vestuário
topic COVID-19 (Doença)
Ensino presencial
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Experiência docente
Vestuário
Teaching fashion
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching fashion
description A pandemia causada pelo COVID-19 alterou diversas atividades humanas - entre as quais, o ensino de Moda. Adaptações tiveram que ser realizadas, no sentido de continuar oferecendo ensino de qualidade para alunos de graduação - indiferente às possibilidades de acesso que cada discente dispunha. O presente trabalho apresenta as alterações decorrentes do planejamento de atividades didáticas remotas no ensino de modelagem de vestuário em relação ao ensino presencial.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:23:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224249
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-615X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124436
identifier_str_mv 1982-615X
001124436
url http://hdl.handle.net/10183/224249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Moda palavra. Santa Catarina, UDESC. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2021), p. 273-299.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224249/2/001124436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224249/1/001124436.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 007f2e9d04563de52e2b6fd750f54235
72d119e1f8fb5e685142f8ea86812e7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725105793400832