Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidor, Silvana Bellini
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silveira, Elissandra da, Contesini, Emerson Antônio, Faria, Elaine Turk
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198997
Resumo: A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido.
id UFRGS-2_7db69a8822fa9bcf85302918dfd98e89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198997
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vidor, Silvana BelliniSilveira, Elissandra daContesini, Emerson AntônioFaria, Elaine Turk2019-09-07T02:33:57Z20182237-5864http://hdl.handle.net/10183/198997001099535A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido.The practical class is a moment of experience, not just illustration of the theoretical class. It is an opportunity to deal with reality and give meaning to learning. The student is the central element of this process, since he/she is the subject that must analyze, compare, propose or question. In this sense, the problem-solving methodologies are useful in approaching the student with the professional practice, among them Problem-Based Learning combined with Evidence-Based Medicine. This essay sought to analyze, from the bibliography consulted, the importance of the practical training of graduates and to present Problem-Based Learning as an alternative of active teaching methodology and Evidence-Based Medicine as a critical approach to the scientific knowledge produced.application/pdfporRevista docência do ensino superior. Belo Horizonte. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 195-210.Aprendizagem baseada em problemasMedicina baseada em evidênciasEducação veterináriaPractical class in veterinary medicineEvidence based medicineProblematic methodologiesAprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterináriaProblem-based learning : integrating practice with theory in teaching veterinary scienceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099535.pdf.txt001099535.pdf.txtExtracted Texttext/plain38167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/2/001099535.pdf.txtba3a9509216d573d2231164604b02273MD52ORIGINAL001099535.pdfTexto completoapplication/pdf347894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/1/001099535.pdff87a5627fe149427d77f34a8620e3573MD5110183/1989972019-09-08 02:31:26.364062oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-08T05:31:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Problem-based learning : integrating practice with theory in teaching veterinary science
title Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
Vidor, Silvana Bellini
Aprendizagem baseada em problemas
Medicina baseada em evidências
Educação veterinária
Practical class in veterinary medicine
Evidence based medicine
Problematic methodologies
title_short Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
title_full Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
title_sort Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
author Vidor, Silvana Bellini
author_facet Vidor, Silvana Bellini
Silveira, Elissandra da
Contesini, Emerson Antônio
Faria, Elaine Turk
author_role author
author2 Silveira, Elissandra da
Contesini, Emerson Antônio
Faria, Elaine Turk
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidor, Silvana Bellini
Silveira, Elissandra da
Contesini, Emerson Antônio
Faria, Elaine Turk
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Medicina baseada em evidências
Educação veterinária
topic Aprendizagem baseada em problemas
Medicina baseada em evidências
Educação veterinária
Practical class in veterinary medicine
Evidence based medicine
Problematic methodologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Practical class in veterinary medicine
Evidence based medicine
Problematic methodologies
description A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-07T02:33:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198997
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-5864
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099535
identifier_str_mv 2237-5864
001099535
url http://hdl.handle.net/10183/198997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista docência do ensino superior. Belo Horizonte. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 195-210.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/2/001099535.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/1/001099535.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba3a9509216d573d2231164604b02273
f87a5627fe149427d77f34a8620e3573
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447694320074752