Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198997 |
Resumo: | A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido. |
id |
UFRGS-2_7db69a8822fa9bcf85302918dfd98e89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198997 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vidor, Silvana BelliniSilveira, Elissandra daContesini, Emerson AntônioFaria, Elaine Turk2019-09-07T02:33:57Z20182237-5864http://hdl.handle.net/10183/198997001099535A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido.The practical class is a moment of experience, not just illustration of the theoretical class. It is an opportunity to deal with reality and give meaning to learning. The student is the central element of this process, since he/she is the subject that must analyze, compare, propose or question. In this sense, the problem-solving methodologies are useful in approaching the student with the professional practice, among them Problem-Based Learning combined with Evidence-Based Medicine. This essay sought to analyze, from the bibliography consulted, the importance of the practical training of graduates and to present Problem-Based Learning as an alternative of active teaching methodology and Evidence-Based Medicine as a critical approach to the scientific knowledge produced.application/pdfporRevista docência do ensino superior. Belo Horizonte. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 195-210.Aprendizagem baseada em problemasMedicina baseada em evidênciasEducação veterináriaPractical class in veterinary medicineEvidence based medicineProblematic methodologiesAprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterináriaProblem-based learning : integrating practice with theory in teaching veterinary scienceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099535.pdf.txt001099535.pdf.txtExtracted Texttext/plain38167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/2/001099535.pdf.txtba3a9509216d573d2231164604b02273MD52ORIGINAL001099535.pdfTexto completoapplication/pdf347894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/1/001099535.pdff87a5627fe149427d77f34a8620e3573MD5110183/1989972019-09-08 02:31:26.364062oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-08T05:31:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Problem-based learning : integrating practice with theory in teaching veterinary science |
title |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária Vidor, Silvana Bellini Aprendizagem baseada em problemas Medicina baseada em evidências Educação veterinária Practical class in veterinary medicine Evidence based medicine Problematic methodologies |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas : integrando a prática com a teoria no ensino da medicina veterinária |
author |
Vidor, Silvana Bellini |
author_facet |
Vidor, Silvana Bellini Silveira, Elissandra da Contesini, Emerson Antônio Faria, Elaine Turk |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Elissandra da Contesini, Emerson Antônio Faria, Elaine Turk |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidor, Silvana Bellini Silveira, Elissandra da Contesini, Emerson Antônio Faria, Elaine Turk |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas Medicina baseada em evidências Educação veterinária |
topic |
Aprendizagem baseada em problemas Medicina baseada em evidências Educação veterinária Practical class in veterinary medicine Evidence based medicine Problematic methodologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Practical class in veterinary medicine Evidence based medicine Problematic methodologies |
description |
A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-07T02:33:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198997 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-5864 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001099535 |
identifier_str_mv |
2237-5864 001099535 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista docência do ensino superior. Belo Horizonte. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 195-210. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/2/001099535.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198997/1/001099535.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba3a9509216d573d2231164604b02273 f87a5627fe149427d77f34a8620e3573 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447694320074752 |