Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101737
Resumo: O presente trabalho buscou apresentar e analisar a concepção didático-pedagógica que sustenta a prática de aulas compartilhadas do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir de um estudo de caso, com base na minha experiência estudantil nesse curso, num documento legal e numa entrevista semi-estruturada, buscamos subsídios para compreender a razão e o sentido dado ao compartilhamento de disciplinas, pós-reestruturação curricular. Verificamos que esse recurso metodológico tem resultado num processo moroso, que aos poucos vai estruturando, através de uma minoria, a concepção de multi/inter/transdisciplinaridade e implementando essa visão de ensino e aprendizagem institucionalizada no PPC.
id UFRGS-2_7dda6cf9aab0dcba454ce33811cd4f94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101737
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues deFraga, Alex Branco2014-08-23T02:16:17Z2014http://hdl.handle.net/10183/101737000933362O presente trabalho buscou apresentar e analisar a concepção didático-pedagógica que sustenta a prática de aulas compartilhadas do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir de um estudo de caso, com base na minha experiência estudantil nesse curso, num documento legal e numa entrevista semi-estruturada, buscamos subsídios para compreender a razão e o sentido dado ao compartilhamento de disciplinas, pós-reestruturação curricular. Verificamos que esse recurso metodológico tem resultado num processo moroso, que aos poucos vai estruturando, através de uma minoria, a concepção de multi/inter/transdisciplinaridade e implementando essa visão de ensino e aprendizagem institucionalizada no PPC.This study introduce and analyze the didactic-pedagogical conception existing in the practice of shared classes, in course of Bachelor of Physical Education ESEF/UFRGS. We conducted a case study, based on my experience while student, a legal document and a semi-structured interview. Was verified why sharing disciplines has resulted in a slow process, what will structuring gradually, through a minority, the design multi/inter/transdisciplinary and implementing this vision of teaching and learning what is in the PPC institutionalized.application/pdfporEducação físicaEnsinoAprendizagemTeaching and learningMulti/inter/transdisciplinaryShared teachingConcepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933362.pdf000933362.pdfTexto completoapplication/pdf431270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/1/000933362.pdf190dcc073507ee1eff063a3cd52d2c07MD51TEXT000933362.pdf.txt000933362.pdf.txtExtracted Texttext/plain68482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/2/000933362.pdf.txtd9835bfe777eca518e3b7636f0f28687MD52THUMBNAIL000933362.pdf.jpg000933362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/3/000933362.pdf.jpgb6a3a21b777abb85a4ca10e74dd4e501MD5310183/1017372018-10-22 09:25:56.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101737Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:25:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
title Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
spellingShingle Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de
Educação física
Ensino
Aprendizagem
Teaching and learning
Multi/inter/transdisciplinary
Shared teaching
title_short Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
title_full Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
title_fullStr Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
title_full_unstemmed Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
title_sort Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
author Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de
author_facet Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fraga, Alex Branco
contributor_str_mv Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Aprendizagem
topic Educação física
Ensino
Aprendizagem
Teaching and learning
Multi/inter/transdisciplinary
Shared teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning
Multi/inter/transdisciplinary
Shared teaching
description O presente trabalho buscou apresentar e analisar a concepção didático-pedagógica que sustenta a prática de aulas compartilhadas do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir de um estudo de caso, com base na minha experiência estudantil nesse curso, num documento legal e numa entrevista semi-estruturada, buscamos subsídios para compreender a razão e o sentido dado ao compartilhamento de disciplinas, pós-reestruturação curricular. Verificamos que esse recurso metodológico tem resultado num processo moroso, que aos poucos vai estruturando, através de uma minoria, a concepção de multi/inter/transdisciplinaridade e implementando essa visão de ensino e aprendizagem institucionalizada no PPC.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-23T02:16:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101737
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933362
url http://hdl.handle.net/10183/101737
identifier_str_mv 000933362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/1/000933362.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/2/000933362.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/3/000933362.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 190dcc073507ee1eff063a3cd52d2c07
d9835bfe777eca518e3b7636f0f28687
b6a3a21b777abb85a4ca10e74dd4e501
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469876834304