Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dhein, Jaqueline Larissa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259363
Resumo: Este trabalho tem como finalidade analisar as contribuições da docência compartilhada, por meio das práticas realizadas nos Laboratórios de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática (I, II e III), na formação dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O conjunto de estratégias e procedimentos adotados para a investigação a caracterizam como Pesquisa Qualitativa e, a pergunta norteadora que orientou todo o processo investigativo é: quais são as potencialidades da docência compartilhada na formação inicial dos professores de Matemática? Para responder a esta pergunta foram realizadas entrevistas semiabertas com cinco licenciandos do curso de Matemática da UFRGS que já haviam concluído as disciplinas de Laboratórios, e com três professores titulares de Matemática da escola onde as práticas ocorreram. Os dados coletados, a partir de áudios, foram submetidos a posterior análise à luz de estudos realizados sobre a temática. Os estudos de Lorenzato (2009) e Turrioni (2009) foram utilizados como principais referenciais teóricos sobre laboratórios na formação de professores de Matemática, enquanto no que se refere à prática de docência compartilhada, foram utilizados principalmente os estudos de Ponte sobre o trabalho em grupo. A análise dos dados convergiu para a importância das disciplinas de Laboratório na formação dos professores de Matemática e mostrou que a docência compartilhada no decorrer destas práticas contribui, na maior parte das vezes, positivamente na formação inicial dos professores de Matemática.
id UFRGS-2_d0d6063e7cd4736858eb4b703b20e72f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dhein, Jaqueline LarissaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2023-06-24T03:34:36Z2023http://hdl.handle.net/10183/259363001171511Este trabalho tem como finalidade analisar as contribuições da docência compartilhada, por meio das práticas realizadas nos Laboratórios de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática (I, II e III), na formação dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O conjunto de estratégias e procedimentos adotados para a investigação a caracterizam como Pesquisa Qualitativa e, a pergunta norteadora que orientou todo o processo investigativo é: quais são as potencialidades da docência compartilhada na formação inicial dos professores de Matemática? Para responder a esta pergunta foram realizadas entrevistas semiabertas com cinco licenciandos do curso de Matemática da UFRGS que já haviam concluído as disciplinas de Laboratórios, e com três professores titulares de Matemática da escola onde as práticas ocorreram. Os dados coletados, a partir de áudios, foram submetidos a posterior análise à luz de estudos realizados sobre a temática. Os estudos de Lorenzato (2009) e Turrioni (2009) foram utilizados como principais referenciais teóricos sobre laboratórios na formação de professores de Matemática, enquanto no que se refere à prática de docência compartilhada, foram utilizados principalmente os estudos de Ponte sobre o trabalho em grupo. A análise dos dados convergiu para a importância das disciplinas de Laboratório na formação dos professores de Matemática e mostrou que a docência compartilhada no decorrer destas práticas contribui, na maior parte das vezes, positivamente na formação inicial dos professores de Matemática.The purpose of this work is to analyze the contributions of shared teaching, through practices carried out in the Teaching-Learning Practice Laboratories in Mathematics (I, II and III), in the training of undergraduate students in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The set of strategies and procedures adopted for the investigation characterize it as Qualitative Research, and the guiding question that guided the entire investigative process is: what are the potentialities of shared teaching in the initial training of Mathematics teachers? To answer this question, semi-open interviews were carried out with five undergraduates from the Mathematics course at UFRGS who had already completed the Laboratories disciplines, and with three professors of Mathematics at the school where the practices took place. The collected data, from audios, were submitted to further analysis in the light of studies carried out on the subject. The studies by Lorenzato (2009) and Turrioni (2009) were used as the main theoretical references about laboratories in the training of Mathematics teachers, whereas in terms of the practice of shared teaching, Ponte's studies on group work were mainly used. Data analysis converged to the importance of laboratory disciplines in the training of Mathematics teachers and showed that teaching shared during these practices contributes, in most cases, positively to the initial training of Mathematics teachers.application/pdfporDocência compartilhadaFormação de professoresProfessor de matemáticaShared teachingTeaching-learning practice laboratory in mathematicsInitial training of mathematics teachersLaboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171511.pdf.txt001171511.pdf.txtExtracted Texttext/plain143942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259363/2/001171511.pdf.txte0c1e8a7fb33bd3f3598027f8e63ae71MD52ORIGINAL001171511.pdfTexto completoapplication/pdf1513318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259363/1/001171511.pdf8c30c1de4e7d539bc2a6905e23a0082aMD5110183/2593632023-06-25 03:41:35.725552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:41:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
title Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
Dhein, Jaqueline Larissa
Docência compartilhada
Formação de professores
Professor de matemática
Shared teaching
Teaching-learning practice laboratory in mathematics
Initial training of mathematics teachers
title_short Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
title_full Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
title_sort Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
author Dhein, Jaqueline Larissa
author_facet Dhein, Jaqueline Larissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dhein, Jaqueline Larissa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Docência compartilhada
Formação de professores
Professor de matemática
topic Docência compartilhada
Formação de professores
Professor de matemática
Shared teaching
Teaching-learning practice laboratory in mathematics
Initial training of mathematics teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Shared teaching
Teaching-learning practice laboratory in mathematics
Initial training of mathematics teachers
description Este trabalho tem como finalidade analisar as contribuições da docência compartilhada, por meio das práticas realizadas nos Laboratórios de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática (I, II e III), na formação dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O conjunto de estratégias e procedimentos adotados para a investigação a caracterizam como Pesquisa Qualitativa e, a pergunta norteadora que orientou todo o processo investigativo é: quais são as potencialidades da docência compartilhada na formação inicial dos professores de Matemática? Para responder a esta pergunta foram realizadas entrevistas semiabertas com cinco licenciandos do curso de Matemática da UFRGS que já haviam concluído as disciplinas de Laboratórios, e com três professores titulares de Matemática da escola onde as práticas ocorreram. Os dados coletados, a partir de áudios, foram submetidos a posterior análise à luz de estudos realizados sobre a temática. Os estudos de Lorenzato (2009) e Turrioni (2009) foram utilizados como principais referenciais teóricos sobre laboratórios na formação de professores de Matemática, enquanto no que se refere à prática de docência compartilhada, foram utilizados principalmente os estudos de Ponte sobre o trabalho em grupo. A análise dos dados convergiu para a importância das disciplinas de Laboratório na formação dos professores de Matemática e mostrou que a docência compartilhada no decorrer destas práticas contribui, na maior parte das vezes, positivamente na formação inicial dos professores de Matemática.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:34:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259363
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171511
url http://hdl.handle.net/10183/259363
identifier_str_mv 001171511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259363/2/001171511.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259363/1/001171511.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0c1e8a7fb33bd3f3598027f8e63ae71
8c30c1de4e7d539bc2a6905e23a0082a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662339813376