Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101737 |
Resumo: | O presente trabalho buscou apresentar e analisar a concepção didático-pedagógica que sustenta a prática de aulas compartilhadas do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir de um estudo de caso, com base na minha experiência estudantil nesse curso, num documento legal e numa entrevista semi-estruturada, buscamos subsídios para compreender a razão e o sentido dado ao compartilhamento de disciplinas, pós-reestruturação curricular. Verificamos que esse recurso metodológico tem resultado num processo moroso, que aos poucos vai estruturando, através de uma minoria, a concepção de multi/inter/transdisciplinaridade e implementando essa visão de ensino e aprendizagem institucionalizada no PPC. |
id |
UFRGS-2_7dda6cf9aab0dcba454ce33811cd4f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101737 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues deFraga, Alex Branco2014-08-23T02:16:17Z2014http://hdl.handle.net/10183/101737000933362O presente trabalho buscou apresentar e analisar a concepção didático-pedagógica que sustenta a prática de aulas compartilhadas do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir de um estudo de caso, com base na minha experiência estudantil nesse curso, num documento legal e numa entrevista semi-estruturada, buscamos subsídios para compreender a razão e o sentido dado ao compartilhamento de disciplinas, pós-reestruturação curricular. Verificamos que esse recurso metodológico tem resultado num processo moroso, que aos poucos vai estruturando, através de uma minoria, a concepção de multi/inter/transdisciplinaridade e implementando essa visão de ensino e aprendizagem institucionalizada no PPC.This study introduce and analyze the didactic-pedagogical conception existing in the practice of shared classes, in course of Bachelor of Physical Education ESEF/UFRGS. We conducted a case study, based on my experience while student, a legal document and a semi-structured interview. Was verified why sharing disciplines has resulted in a slow process, what will structuring gradually, through a minority, the design multi/inter/transdisciplinary and implementing this vision of teaching and learning what is in the PPC institutionalized.application/pdfporEducação físicaEnsinoAprendizagemTeaching and learningMulti/inter/transdisciplinaryShared teachingConcepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933362.pdf000933362.pdfTexto completoapplication/pdf431270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/1/000933362.pdf190dcc073507ee1eff063a3cd52d2c07MD51TEXT000933362.pdf.txt000933362.pdf.txtExtracted Texttext/plain68482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/2/000933362.pdf.txtd9835bfe777eca518e3b7636f0f28687MD52THUMBNAIL000933362.pdf.jpg000933362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/3/000933362.pdf.jpgb6a3a21b777abb85a4ca10e74dd4e501MD5310183/1017372018-10-22 09:25:56.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101737Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:25:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS |
title |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS |
spellingShingle |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de Educação física Ensino Aprendizagem Teaching and learning Multi/inter/transdisciplinary Shared teaching |
title_short |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS |
title_full |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS |
title_fullStr |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS |
title_sort |
Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS |
author |
Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de |
author_facet |
Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fraga, Alex Branco |
contributor_str_mv |
Fraga, Alex Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino Aprendizagem |
topic |
Educação física Ensino Aprendizagem Teaching and learning Multi/inter/transdisciplinary Shared teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching and learning Multi/inter/transdisciplinary Shared teaching |
description |
O presente trabalho buscou apresentar e analisar a concepção didático-pedagógica que sustenta a prática de aulas compartilhadas do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir de um estudo de caso, com base na minha experiência estudantil nesse curso, num documento legal e numa entrevista semi-estruturada, buscamos subsídios para compreender a razão e o sentido dado ao compartilhamento de disciplinas, pós-reestruturação curricular. Verificamos que esse recurso metodológico tem resultado num processo moroso, que aos poucos vai estruturando, através de uma minoria, a concepção de multi/inter/transdisciplinaridade e implementando essa visão de ensino e aprendizagem institucionalizada no PPC. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-23T02:16:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101737 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000933362 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101737 |
identifier_str_mv |
000933362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/1/000933362.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/2/000933362.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101737/3/000933362.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
190dcc073507ee1eff063a3cd52d2c07 d9835bfe777eca518e3b7636f0f28687 b6a3a21b777abb85a4ca10e74dd4e501 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224469876834304 |