Os discursos produtores da identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143148 |
Resumo: | Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não podem ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo. |
id |
UFRGS-2_7df8462142e2e9104d8763cb55ba9336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143148 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loguercio, Rochele de QuadrosDel Pino, Jose Claudio2016-07-02T02:23:54Z20031516-7313http://hdl.handle.net/10183/143148000389548Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não podem ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.This paper intends to emphatize some aspects of teaching life, dealing with troubles based on Cultural Studies and with analysis from Foucault's inspiration. We aim to point out the different speeches that form the teacher's identity, even though the hardness faced by the new teachers in their arrival at the schools. We consider the school possessing a specific culture regarding to the production of knowledge and in the formation of the teachers that participate in its institutional structure. The teachers are constituted by a title and are bind to it. There is a charge of meanings that are proper of this modern world and that cannot be thought in a different way. It becomes clear that this production is not exclusively from a school's culture, it is done in and outside from the walls of the school. These are the discussions focused through the entire text, pointing out the necessity of thinking how this teacher it is being narrated, subjectived and identified and how it is important to know such narratives. Knowing is an act of governing.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 9, n. 1 (2003), p. 17-26Professor : IdentidadeAnálise do discursoDiscourseTeacher’s knowledgeTeacher’s identifyOs discursos produtores da identidade docenteThe teacher's identity discourses production info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000389548.pdf000389548.pdfTexto completoapplication/pdf61660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/1/000389548.pdfb3e70453888c21da9eea4949aaf01b7bMD51TEXT000389548.pdf.txt000389548.pdf.txtExtracted Texttext/plain39882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/2/000389548.pdf.txte49c1f36a68cbe33d405534ad727956dMD52THUMBNAIL000389548.pdf.jpg000389548.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/3/000389548.pdf.jpg06799b491eebf9bb298b92ca6709e78bMD5310183/1431482018-10-26 10:07:54.041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:07:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os discursos produtores da identidade docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teacher's identity discourses production |
title |
Os discursos produtores da identidade docente |
spellingShingle |
Os discursos produtores da identidade docente Loguercio, Rochele de Quadros Professor : Identidade Análise do discurso Discourse Teacher’s knowledge Teacher’s identify |
title_short |
Os discursos produtores da identidade docente |
title_full |
Os discursos produtores da identidade docente |
title_fullStr |
Os discursos produtores da identidade docente |
title_full_unstemmed |
Os discursos produtores da identidade docente |
title_sort |
Os discursos produtores da identidade docente |
author |
Loguercio, Rochele de Quadros |
author_facet |
Loguercio, Rochele de Quadros Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor : Identidade Análise do discurso |
topic |
Professor : Identidade Análise do discurso Discourse Teacher’s knowledge Teacher’s identify |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse Teacher’s knowledge Teacher’s identify |
description |
Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não podem ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-02T02:23:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143148 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000389548 |
identifier_str_mv |
1516-7313 000389548 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru. Vol. 9, n. 1 (2003), p. 17-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/1/000389548.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/2/000389548.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/3/000389548.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3e70453888c21da9eea4949aaf01b7b e49c1f36a68cbe33d405534ad727956d 06799b491eebf9bb298b92ca6709e78b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447617803386880 |