Os discursos produtores da identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loguercio, Rochele de Quadros
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143148
Resumo: Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não “podem” ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.
id UFRGS-2_7df8462142e2e9104d8763cb55ba9336
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loguercio, Rochele de QuadrosDel Pino, Jose Claudio2016-07-02T02:23:54Z20031516-7313http://hdl.handle.net/10183/143148000389548Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não “podem” ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.This paper intends to emphatize some aspects of teaching life, dealing with troubles based on Cultural Studies and with analysis from Foucault's inspiration. We aim to point out the different speeches that form the teacher's identity, even though the hardness faced by the new teachers in their arrival at the schools. We consider the school possessing a specific culture regarding to the production of knowledge and in the formation of the teachers that participate in its institutional structure. The teachers are constituted by a title and are bind to it. There is a charge of meanings that are proper of this modern world and that cannot be thought in a different way. It becomes clear that this production is not exclusively from a school's culture, it is done in and outside from the walls of the school. These are the discussions focused through the entire text, pointing out the necessity of thinking how this teacher it is being narrated, subjectived and identified and how it is important to know such narratives. Knowing is an act of governing.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 9, n. 1 (2003), p. 17-26Professor : IdentidadeAnálise do discursoDiscourseTeacher’s knowledgeTeacher’s identifyOs discursos produtores da identidade docenteThe teacher's identity discourses production info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000389548.pdf000389548.pdfTexto completoapplication/pdf61660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/1/000389548.pdfb3e70453888c21da9eea4949aaf01b7bMD51TEXT000389548.pdf.txt000389548.pdf.txtExtracted Texttext/plain39882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/2/000389548.pdf.txte49c1f36a68cbe33d405534ad727956dMD52THUMBNAIL000389548.pdf.jpg000389548.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/3/000389548.pdf.jpg06799b491eebf9bb298b92ca6709e78bMD5310183/1431482018-10-26 10:07:54.041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:07:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os discursos produtores da identidade docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teacher's identity discourses production
title Os discursos produtores da identidade docente
spellingShingle Os discursos produtores da identidade docente
Loguercio, Rochele de Quadros
Professor : Identidade
Análise do discurso
Discourse
Teacher’s knowledge
Teacher’s identify
title_short Os discursos produtores da identidade docente
title_full Os discursos produtores da identidade docente
title_fullStr Os discursos produtores da identidade docente
title_full_unstemmed Os discursos produtores da identidade docente
title_sort Os discursos produtores da identidade docente
author Loguercio, Rochele de Quadros
author_facet Loguercio, Rochele de Quadros
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Professor : Identidade
Análise do discurso
topic Professor : Identidade
Análise do discurso
Discourse
Teacher’s knowledge
Teacher’s identify
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse
Teacher’s knowledge
Teacher’s identify
description Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não “podem” ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-02T02:23:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143148
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000389548
identifier_str_mv 1516-7313
000389548
url http://hdl.handle.net/10183/143148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 9, n. 1 (2003), p. 17-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/1/000389548.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/2/000389548.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143148/3/000389548.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3e70453888c21da9eea4949aaf01b7b
e49c1f36a68cbe33d405534ad727956d
06799b491eebf9bb298b92ca6709e78b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447617803386880