A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147271 |
Resumo: | Este estudo tem como problema de investigação analisar o incentivo à leitura de obras clássicas da literatura para o ensino médio, utilizando como ferramenta suas versões no formato histórias em quadrinhos (HQ). Apresenta como objetivo principal verificar as formas que a atividade das histórias em quadrinhos pode ser utilizada para incentivar e promover a leitura de clássicos no âmbito do ensino médio. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas enfocando incentivo à leitura, leitura de histórias em quadrinhos, leitura de clássicos e mediação de leitura para jovens. O estudo realizado é do tipo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal, que se define por discussões grupais que tratam de um tópico elaborado pelo pesquisador. Foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, onde se buscou apresentar obras clássicas nas versões originais e suas versões HQ e também saber a opinião do professor da turma sobre a utilização do recurso HQ na sala de aula e no processo de aprendizagem. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o incentivo à leitura de clássicos no formato de histórias em quadrinhos e a mediação do professor para nortear os leitores neste processo. Os resultados deste estudo mostram que a leitura das obras clássicas em HQ ajudam na compreensão dos textos e despertam o interesse dos jovens em ler os clássicos. |
id |
UFRGS-2_7e44934c7219660a9a040f021b0030c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147271 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludwig, Mario André de FreitasMoro, Eliane Lourdes da Silva2016-08-17T02:16:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/147271000999176Este estudo tem como problema de investigação analisar o incentivo à leitura de obras clássicas da literatura para o ensino médio, utilizando como ferramenta suas versões no formato histórias em quadrinhos (HQ). Apresenta como objetivo principal verificar as formas que a atividade das histórias em quadrinhos pode ser utilizada para incentivar e promover a leitura de clássicos no âmbito do ensino médio. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas enfocando incentivo à leitura, leitura de histórias em quadrinhos, leitura de clássicos e mediação de leitura para jovens. O estudo realizado é do tipo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal, que se define por discussões grupais que tratam de um tópico elaborado pelo pesquisador. Foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, onde se buscou apresentar obras clássicas nas versões originais e suas versões HQ e também saber a opinião do professor da turma sobre a utilização do recurso HQ na sala de aula e no processo de aprendizagem. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o incentivo à leitura de clássicos no formato de histórias em quadrinhos e a mediação do professor para nortear os leitores neste processo. Os resultados deste estudo mostram que a leitura das obras clássicas em HQ ajudam na compreensão dos textos e despertam o interesse dos jovens em ler os clássicos.This study is to research the problem analyze encourage reading classic works of literature to high school, using as tool their versions in format comic books (HQ). Has as main objective to verify the ways that the activity of comics can be used to encourage and promote reading classics in the high school. The theoretical framework includes general aspects of topics focusing on encouraging reading, reading comics, reading classics and reading mediation for young people. The conducted study is exploratory and with a qualitative approach. For data collection was used the technique of the focus group, which is defined by group discussions dealing with a topic prepared by the researcher. a workshop was held at the State School High School Agronomist Pedro Pereira, where he sought to present classic works in the original versions and their HQ versions and also know the views of the class teacher about using the HQ feature in the classroom and in the process learning. Finally, the study presents considerations on encouraging reading classics in comic book format and the teacher's mediation to guide readers in this process. The results of this study show that the reading of classic works in HQ help in understanding the texts and awaken young people's interest in reading the classics.application/pdfporIncentivo à leituraHistória em quadrinhosEncouraging readingComicsLiterary classicsA literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999176.pdf000999176.pdfTexto completoapplication/pdf1140604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/1/000999176.pdfbf7b3f07d7f0c1002fdb8e7d57bf47cfMD51TEXT000999176.pdf.txt000999176.pdf.txtExtracted Texttext/plain73472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/2/000999176.pdf.txt59c35c7654aab445dc44bdf061fa5126MD52THUMBNAIL000999176.pdf.jpg000999176.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/3/000999176.pdf.jpg7808b3db8c9dec22a681d0be08998c26MD5310183/1472712018-10-29 08:35:13.327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:35:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre |
title |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre |
spellingShingle |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre Ludwig, Mario André de Freitas Incentivo à leitura História em quadrinhos Encouraging reading Comics Literary classics |
title_short |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre |
title_full |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre |
title_fullStr |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre |
title_sort |
A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre |
author |
Ludwig, Mario André de Freitas |
author_facet |
Ludwig, Mario André de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludwig, Mario André de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incentivo à leitura História em quadrinhos |
topic |
Incentivo à leitura História em quadrinhos Encouraging reading Comics Literary classics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Encouraging reading Comics Literary classics |
description |
Este estudo tem como problema de investigação analisar o incentivo à leitura de obras clássicas da literatura para o ensino médio, utilizando como ferramenta suas versões no formato histórias em quadrinhos (HQ). Apresenta como objetivo principal verificar as formas que a atividade das histórias em quadrinhos pode ser utilizada para incentivar e promover a leitura de clássicos no âmbito do ensino médio. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas enfocando incentivo à leitura, leitura de histórias em quadrinhos, leitura de clássicos e mediação de leitura para jovens. O estudo realizado é do tipo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal, que se define por discussões grupais que tratam de um tópico elaborado pelo pesquisador. Foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, onde se buscou apresentar obras clássicas nas versões originais e suas versões HQ e também saber a opinião do professor da turma sobre a utilização do recurso HQ na sala de aula e no processo de aprendizagem. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o incentivo à leitura de clássicos no formato de histórias em quadrinhos e a mediação do professor para nortear os leitores neste processo. Os resultados deste estudo mostram que a leitura das obras clássicas em HQ ajudam na compreensão dos textos e despertam o interesse dos jovens em ler os clássicos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-17T02:16:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147271 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999176 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147271 |
identifier_str_mv |
000999176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/1/000999176.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/2/000999176.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/3/000999176.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf7b3f07d7f0c1002fdb8e7d57bf47cf 59c35c7654aab445dc44bdf061fa5126 7808b3db8c9dec22a681d0be08998c26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447179383275520 |