A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig, Mario André de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147271
Resumo: Este estudo tem como problema de investigação analisar o incentivo à leitura de obras clássicas da literatura para o ensino médio, utilizando como ferramenta suas versões no formato histórias em quadrinhos (HQ). Apresenta como objetivo principal verificar as formas que a atividade das histórias em quadrinhos pode ser utilizada para incentivar e promover a leitura de clássicos no âmbito do ensino médio. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas enfocando incentivo à leitura, leitura de histórias em quadrinhos, leitura de clássicos e mediação de leitura para jovens. O estudo realizado é do tipo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal, que se define por discussões grupais que tratam de um tópico elaborado pelo pesquisador. Foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, onde se buscou apresentar obras clássicas nas versões originais e suas versões HQ e também saber a opinião do professor da turma sobre a utilização do recurso HQ na sala de aula e no processo de aprendizagem. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o incentivo à leitura de clássicos no formato de histórias em quadrinhos e a mediação do professor para nortear os leitores neste processo. Os resultados deste estudo mostram que a leitura das obras clássicas em HQ ajudam na compreensão dos textos e despertam o interesse dos jovens em ler os clássicos.
id UFRGS-2_7e44934c7219660a9a040f021b0030c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147271
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludwig, Mario André de FreitasMoro, Eliane Lourdes da Silva2016-08-17T02:16:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/147271000999176Este estudo tem como problema de investigação analisar o incentivo à leitura de obras clássicas da literatura para o ensino médio, utilizando como ferramenta suas versões no formato histórias em quadrinhos (HQ). Apresenta como objetivo principal verificar as formas que a atividade das histórias em quadrinhos pode ser utilizada para incentivar e promover a leitura de clássicos no âmbito do ensino médio. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas enfocando incentivo à leitura, leitura de histórias em quadrinhos, leitura de clássicos e mediação de leitura para jovens. O estudo realizado é do tipo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal, que se define por discussões grupais que tratam de um tópico elaborado pelo pesquisador. Foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, onde se buscou apresentar obras clássicas nas versões originais e suas versões HQ e também saber a opinião do professor da turma sobre a utilização do recurso HQ na sala de aula e no processo de aprendizagem. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o incentivo à leitura de clássicos no formato de histórias em quadrinhos e a mediação do professor para nortear os leitores neste processo. Os resultados deste estudo mostram que a leitura das obras clássicas em HQ ajudam na compreensão dos textos e despertam o interesse dos jovens em ler os clássicos.This study is to research the problem analyze encourage reading classic works of literature to high school, using as tool their versions in format comic books (HQ). Has as main objective to verify the ways that the activity of comics can be used to encourage and promote reading classics in the high school. The theoretical framework includes general aspects of topics focusing on encouraging reading, reading comics, reading classics and reading mediation for young people. The conducted study is exploratory and with a qualitative approach. For data collection was used the technique of the focus group, which is defined by group discussions dealing with a topic prepared by the researcher. a workshop was held at the State School High School Agronomist Pedro Pereira, where he sought to present classic works in the original versions and their HQ versions and also know the views of the class teacher about using the HQ feature in the classroom and in the process learning. Finally, the study presents considerations on encouraging reading classics in comic book format and the teacher's mediation to guide readers in this process. The results of this study show that the reading of classic works in HQ help in understanding the texts and awaken young people's interest in reading the classics.application/pdfporIncentivo à leituraHistória em quadrinhosEncouraging readingComicsLiterary classicsA literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999176.pdf000999176.pdfTexto completoapplication/pdf1140604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/1/000999176.pdfbf7b3f07d7f0c1002fdb8e7d57bf47cfMD51TEXT000999176.pdf.txt000999176.pdf.txtExtracted Texttext/plain73472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/2/000999176.pdf.txt59c35c7654aab445dc44bdf061fa5126MD52THUMBNAIL000999176.pdf.jpg000999176.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/3/000999176.pdf.jpg7808b3db8c9dec22a681d0be08998c26MD5310183/1472712018-10-29 08:35:13.327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:35:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
title A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
spellingShingle A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
Ludwig, Mario André de Freitas
Incentivo à leitura
História em quadrinhos
Encouraging reading
Comics
Literary classics
title_short A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
title_full A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
title_fullStr A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
title_full_unstemmed A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
title_sort A literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegre
author Ludwig, Mario André de Freitas
author_facet Ludwig, Mario André de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludwig, Mario André de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Incentivo à leitura
História em quadrinhos
topic Incentivo à leitura
História em quadrinhos
Encouraging reading
Comics
Literary classics
dc.subject.eng.fl_str_mv Encouraging reading
Comics
Literary classics
description Este estudo tem como problema de investigação analisar o incentivo à leitura de obras clássicas da literatura para o ensino médio, utilizando como ferramenta suas versões no formato histórias em quadrinhos (HQ). Apresenta como objetivo principal verificar as formas que a atividade das histórias em quadrinhos pode ser utilizada para incentivar e promover a leitura de clássicos no âmbito do ensino médio. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas enfocando incentivo à leitura, leitura de histórias em quadrinhos, leitura de clássicos e mediação de leitura para jovens. O estudo realizado é do tipo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal, que se define por discussões grupais que tratam de um tópico elaborado pelo pesquisador. Foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, onde se buscou apresentar obras clássicas nas versões originais e suas versões HQ e também saber a opinião do professor da turma sobre a utilização do recurso HQ na sala de aula e no processo de aprendizagem. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o incentivo à leitura de clássicos no formato de histórias em quadrinhos e a mediação do professor para nortear os leitores neste processo. Os resultados deste estudo mostram que a leitura das obras clássicas em HQ ajudam na compreensão dos textos e despertam o interesse dos jovens em ler os clássicos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-17T02:16:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147271
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999176
url http://hdl.handle.net/10183/147271
identifier_str_mv 000999176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/1/000999176.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/2/000999176.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147271/3/000999176.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf7b3f07d7f0c1002fdb8e7d57bf47cf
59c35c7654aab445dc44bdf061fa5126
7808b3db8c9dec22a681d0be08998c26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447179383275520