Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanette, Tássia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134416
Resumo: O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança.
id UFRGS-2_7e4abd52d6254162b2b638dde7c3b31d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134416
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanette, TássiaMussoi, Eunice Maria2016-03-30T02:07:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/134416000986762O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança.The present study deals with the experience of the wheels on early childhood education, Sung in a contemporary context characterized, mainly, by the technological development and the need to use these resources in education. To this end, it seeks to respond to the problems about the influence of information and communication technologies in teaching practice, in order to facilitate the work with the wheels Sung, working as a tool of cognitive support and playfulness to the children. Thus, by means of bibliographical research and field, this study points to conclusions about how the games are operated in the school, Sung as these activities can assist in the development of learning, and how the media help in this process. The bibliographical study addresses the legislative principles that guide to early childhood education, disciplined by the law of Guidelines and Bases No. 9394/96, and the National curricular parameters for early childhood education, as well as pedagogical studies relating to the proposed discussion. The field study is characterized as applied research, consisting in the proposed activities involving wheels Sung, jokes, songs and children's music in Kindergarten class. Concluded the important contribution of information and communication technologies as an instrument of mediation in child development.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilCantiga de rodaLudicidadeInformation and communication technologiesEarly childhood educationWheels sungRodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantilWheels sung and information and communication technologies : report of a teaching practice in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986762.pdf000986762.pdfTexto completoapplication/pdf632618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/1/000986762.pdf3d967f85c224061199097addd6b02fdbMD51TEXT000986762.pdf.txt000986762.pdf.txtExtracted Texttext/plain90657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/2/000986762.pdf.txta0ed2a4385c6f36b0bd1cdfbc3b65b1cMD52THUMBNAIL000986762.pdf.jpg000986762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/3/000986762.pdf.jpg7d361a46f33beb06c6d2dee44a02c39aMD5310183/1344162018-10-26 09:45:07.375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134416Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Wheels sung and information and communication technologies : report of a teaching practice in early childhood education
title Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
spellingShingle Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
Zanette, Tássia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Cantiga de roda
Ludicidade
Information and communication technologies
Early childhood education
Wheels sung
title_short Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
title_full Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
title_fullStr Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
title_full_unstemmed Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
title_sort Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
author Zanette, Tássia
author_facet Zanette, Tássia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanette, Tássia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mussoi, Eunice Maria
contributor_str_mv Mussoi, Eunice Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Cantiga de roda
Ludicidade
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Cantiga de roda
Ludicidade
Information and communication technologies
Early childhood education
Wheels sung
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Early childhood education
Wheels sung
description O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:07:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134416
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986762
url http://hdl.handle.net/10183/134416
identifier_str_mv 000986762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/1/000986762.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/2/000986762.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/3/000986762.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d967f85c224061199097addd6b02fdb
a0ed2a4385c6f36b0bd1cdfbc3b65b1c
7d361a46f33beb06c6d2dee44a02c39a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502077554688