Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134416 |
Resumo: | O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança. |
id |
UFRGS-2_7e4abd52d6254162b2b638dde7c3b31d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134416 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanette, TássiaMussoi, Eunice Maria2016-03-30T02:07:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/134416000986762O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança.The present study deals with the experience of the wheels on early childhood education, Sung in a contemporary context characterized, mainly, by the technological development and the need to use these resources in education. To this end, it seeks to respond to the problems about the influence of information and communication technologies in teaching practice, in order to facilitate the work with the wheels Sung, working as a tool of cognitive support and playfulness to the children. Thus, by means of bibliographical research and field, this study points to conclusions about how the games are operated in the school, Sung as these activities can assist in the development of learning, and how the media help in this process. The bibliographical study addresses the legislative principles that guide to early childhood education, disciplined by the law of Guidelines and Bases No. 9394/96, and the National curricular parameters for early childhood education, as well as pedagogical studies relating to the proposed discussion. The field study is characterized as applied research, consisting in the proposed activities involving wheels Sung, jokes, songs and children's music in Kindergarten class. Concluded the important contribution of information and communication technologies as an instrument of mediation in child development.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilCantiga de rodaLudicidadeInformation and communication technologiesEarly childhood educationWheels sungRodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantilWheels sung and information and communication technologies : report of a teaching practice in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986762.pdf000986762.pdfTexto completoapplication/pdf632618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/1/000986762.pdf3d967f85c224061199097addd6b02fdbMD51TEXT000986762.pdf.txt000986762.pdf.txtExtracted Texttext/plain90657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/2/000986762.pdf.txta0ed2a4385c6f36b0bd1cdfbc3b65b1cMD52THUMBNAIL000986762.pdf.jpg000986762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/3/000986762.pdf.jpg7d361a46f33beb06c6d2dee44a02c39aMD5310183/1344162018-10-26 09:45:07.375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134416Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Wheels sung and information and communication technologies : report of a teaching practice in early childhood education |
title |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil |
spellingShingle |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil Zanette, Tássia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Cantiga de roda Ludicidade Information and communication technologies Early childhood education Wheels sung |
title_short |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil |
title_full |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil |
title_fullStr |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil |
title_sort |
Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil |
author |
Zanette, Tássia |
author_facet |
Zanette, Tássia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanette, Tássia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mussoi, Eunice Maria |
contributor_str_mv |
Mussoi, Eunice Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Cantiga de roda Ludicidade |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Cantiga de roda Ludicidade Information and communication technologies Early childhood education Wheels sung |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and communication technologies Early childhood education Wheels sung |
description |
O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:07:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134416 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986762 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134416 |
identifier_str_mv |
000986762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/1/000986762.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/2/000986762.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134416/3/000986762.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d967f85c224061199097addd6b02fdb a0ed2a4385c6f36b0bd1cdfbc3b65b1c 7d361a46f33beb06c6d2dee44a02c39a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224502077554688 |