Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249663 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídiaEducação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ‒ em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ‒ no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível. |
id |
UFRGS-2_7e5b904df98d729243ae689a0d331cf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249663 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Luciana DominguesBoll, Cíntia Inês2022-10-03T04:49:18Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/249663001149912Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídiaEducação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ‒ em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ‒ no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível.This paper aims to present considerations related to the field of Audio-visual Education, its challenges and possibilities in Education, above all in connection with the Cinema. The focus of this study brings back the history of the debate about media-education relations, in the perspective of Audio-visual Education, through a bibliographic review and documents published by UNESCO. Notes of contributions made by authors such as Bergala, Canevacci and Hui led to expansions and tensions, considering the powers of the intersection Cinema and Education, in a Digital Culture scenario. This study comes to the conclusion that Audio-visual Education – especially the Cinema in the perspective of a Pedagogy of creation – into the amplified and convergent context of Digital Culture may be considered an element that encourages participatory proposals of creation and awareness of the gaze, offering new meanings to the relations with art, information and knowledge, enabling and encouraging the powers of sensitivity.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-15Cultura digitalCinemaCinema and educationDigital culturePedagogy of creationDo cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digitalFrom educational cinema to pedagogy of creation : powers in the intersection cinema and education in a digital culture scenarioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149912.pdf.txt001149912.pdf.txtExtracted Texttext/plain51554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/2/001149912.pdf.txt3ba62d138f984e9d950480b726e7e8dbMD52ORIGINAL001149912.pdfTexto completoapplication/pdf302517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/1/001149912.pdf7ffa76af7c851c23a0fa5e4e64437682MD5110183/2496632022-10-04 05:02:03.322912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:02:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From educational cinema to pedagogy of creation : powers in the intersection cinema and education in a digital culture scenario |
title |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital |
spellingShingle |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital Ramos, Luciana Domingues Cultura digital Cinema Cinema and education Digital culture Pedagogy of creation |
title_short |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital |
title_full |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital |
title_fullStr |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital |
title_full_unstemmed |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital |
title_sort |
Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital |
author |
Ramos, Luciana Domingues |
author_facet |
Ramos, Luciana Domingues Boll, Cíntia Inês |
author_role |
author |
author2 |
Boll, Cíntia Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Luciana Domingues Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital Cinema |
topic |
Cultura digital Cinema Cinema and education Digital culture Pedagogy of creation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cinema and education Digital culture Pedagogy of creation |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídiaEducação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ‒ em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ‒ no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-03T04:49:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249663 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149912 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001149912 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/2/001149912.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/1/001149912.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ba62d138f984e9d950480b726e7e8db 7ffa76af7c851c23a0fa5e4e64437682 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225071074738176 |