Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faber, Eliane Aparecida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88116
Resumo: Como o Programa Mais Educação é uma via para a implantação da Educação Integral, e vem gerando uma mudança de paradigma educacional, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação cotidiana entre o grupo docente da escola e os novos atores sociais, denominados de “monitores”, inseridos no contexto escolar e que não possuem formação acadêmica específica e como isso pode influenciar nas diferentes práticas da tarefa de compartilhar o ensino.
id UFRGS-2_7e7b4e2c896fa096160e7e96bba3ea4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88116
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Faber, Eliane AparecidaPacheco, Suzana Moreira2014-03-01T01:54:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88116000910804Como o Programa Mais Educação é uma via para a implantação da Educação Integral, e vem gerando uma mudança de paradigma educacional, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação cotidiana entre o grupo docente da escola e os novos atores sociais, denominados de “monitores”, inseridos no contexto escolar e que não possuem formação acadêmica específica e como isso pode influenciar nas diferentes práticas da tarefa de compartilhar o ensino.application/pdfporEducação integralEnsino por ciclosPrograma Mais Educação.Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910804.pdf000910804.pdfTexto completoapplication/pdf59890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88116/1/000910804.pdf373abf56daf806ac9941bcf16b78379aMD51TEXT000910804.pdf.txt000910804.pdf.txtExtracted Texttext/plain25774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88116/2/000910804.pdf.txt3dc49e1f5bc2735673e41fa092219060MD52THUMBNAIL000910804.pdf.jpg000910804.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88116/3/000910804.pdf.jpge60531ce3225979a335ef4d739760ed3MD5310183/881162018-10-18 08:12:12.328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88116Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
title Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
spellingShingle Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
Faber, Eliane Aparecida
Educação integral
Ensino por ciclos
Programa Mais Educação.
title_short Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
title_full Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
title_fullStr Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
title_full_unstemmed Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
title_sort Educação integral e o programa mais educação : novos atores sociais e sua relação com o grupo docente na escola
author Faber, Eliane Aparecida
author_facet Faber, Eliane Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faber, Eliane Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Suzana Moreira
contributor_str_mv Pacheco, Suzana Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Ensino por ciclos
Programa Mais Educação.
topic Educação integral
Ensino por ciclos
Programa Mais Educação.
description Como o Programa Mais Educação é uma via para a implantação da Educação Integral, e vem gerando uma mudança de paradigma educacional, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação cotidiana entre o grupo docente da escola e os novos atores sociais, denominados de “monitores”, inseridos no contexto escolar e que não possuem formação acadêmica específica e como isso pode influenciar nas diferentes práticas da tarefa de compartilhar o ensino.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88116
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910804
url http://hdl.handle.net/10183/88116
identifier_str_mv 000910804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88116/1/000910804.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88116/2/000910804.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88116/3/000910804.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 373abf56daf806ac9941bcf16b78379a
3dc49e1f5bc2735673e41fa092219060
e60531ce3225979a335ef4d739760ed3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121774510080