Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88114 |
Resumo: | Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas. |
id |
UFRGS-2_c880904c9a656368111fbf2352d94873 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88114 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Letícia Fonseca daMarques, Tânia Beatriz Iwasko2014-03-01T01:54:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88114000909924Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas.Seven teachers of the third cycle of the municipal elementary school in Porto Alegre-RS provided information about Integral Education programs by adapting the Piagetian clinical method with the use of stories. From these data, the social representations of these teachers on Integral Education could be observed. Highlights the importance they give to the programs, although they showed a dualism between shift/backshift and pleasure/study; must to improve the democratic management; their vision of prioritizing students negatives aspects, lack of conscience about own importance in the success of the education programs.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Terceiro cicloPorto Alegre (RS)Integral educationSocial representationsMais EducaçãoCidade EscolaRepresentações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000909924.pdf000909924.pdfTexto completoapplication/pdf172226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/1/000909924.pdf3e562d290dbc123d5e6dc56845680410MD51TEXT000909924.pdf.txt000909924.pdf.txtExtracted Texttext/plain25010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/2/000909924.pdf.txtb69e2197a45afb1d2869a0b9e96ebb48MD52THUMBNAIL000909924.pdf.jpg000909924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/3/000909924.pdf.jpg1a115ce061ff61585ddac57e5f72e369MD5310183/881142018-10-18 08:12:11.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral |
title |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral |
spellingShingle |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral Silva, Letícia Fonseca da Educação integral Programa Mais Educação. Terceiro ciclo Porto Alegre (RS) Integral education Social representations Mais Educação Cidade Escola |
title_short |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral |
title_full |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral |
title_fullStr |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral |
title_sort |
Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral |
author |
Silva, Letícia Fonseca da |
author_facet |
Silva, Letícia Fonseca da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Letícia Fonseca da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwasko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwasko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Programa Mais Educação. Terceiro ciclo Porto Alegre (RS) |
topic |
Educação integral Programa Mais Educação. Terceiro ciclo Porto Alegre (RS) Integral education Social representations Mais Educação Cidade Escola |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Integral education Social representations Mais Educação Cidade Escola |
description |
Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88114 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000909924 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88114 |
identifier_str_mv |
000909924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/1/000909924.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/2/000909924.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/3/000909924.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e562d290dbc123d5e6dc56845680410 b69e2197a45afb1d2869a0b9e96ebb48 1a115ce061ff61585ddac57e5f72e369 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224460807700480 |