Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Fonseca da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88114
Resumo: Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas.
id UFRGS-2_c880904c9a656368111fbf2352d94873
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88114
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Letícia Fonseca daMarques, Tânia Beatriz Iwasko2014-03-01T01:54:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88114000909924Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas.Seven teachers of the third cycle of the municipal elementary school in Porto Alegre-RS provided information about Integral Education programs by adapting the Piagetian clinical method with the use of stories. From these data, the social representations of these teachers on Integral Education could be observed. Highlights the importance they give to the programs, although they showed a dualism between shift/backshift and pleasure/study; must to improve the democratic management; their vision of prioritizing students negatives aspects, lack of conscience about own importance in the success of the education programs.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Terceiro cicloPorto Alegre (RS)Integral educationSocial representationsMais EducaçãoCidade EscolaRepresentações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000909924.pdf000909924.pdfTexto completoapplication/pdf172226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/1/000909924.pdf3e562d290dbc123d5e6dc56845680410MD51TEXT000909924.pdf.txt000909924.pdf.txtExtracted Texttext/plain25010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/2/000909924.pdf.txtb69e2197a45afb1d2869a0b9e96ebb48MD52THUMBNAIL000909924.pdf.jpg000909924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/3/000909924.pdf.jpg1a115ce061ff61585ddac57e5f72e369MD5310183/881142018-10-18 08:12:11.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
title Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
spellingShingle Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
Silva, Letícia Fonseca da
Educação integral
Programa Mais Educação.
Terceiro ciclo
Porto Alegre (RS)
Integral education
Social representations
Mais Educação
Cidade Escola
title_short Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
title_full Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
title_fullStr Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
title_full_unstemmed Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
title_sort Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
author Silva, Letícia Fonseca da
author_facet Silva, Letícia Fonseca da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Letícia Fonseca da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwasko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwasko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação.
Terceiro ciclo
Porto Alegre (RS)
topic Educação integral
Programa Mais Educação.
Terceiro ciclo
Porto Alegre (RS)
Integral education
Social representations
Mais Educação
Cidade Escola
dc.subject.eng.fl_str_mv Integral education
Social representations
Mais Educação
Cidade Escola
description Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88114
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000909924
url http://hdl.handle.net/10183/88114
identifier_str_mv 000909924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/1/000909924.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/2/000909924.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88114/3/000909924.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e562d290dbc123d5e6dc56845680410
b69e2197a45afb1d2869a0b9e96ebb48
1a115ce061ff61585ddac57e5f72e369
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460807700480