Análise da implementação do plano diretor cicloviário integrado de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gustavo Leal de Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273202
Resumo: O presente trabalho busca analisar o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) através de aspectos sociais (perfil do ciclista porto alegrense), estruturais (rede cicloviária existente) e políticos (Leis de ordem federal e municipal); evidenciando a segregação socioespacial da região Sul de Porto Alegre. Para entender os mecanismos que resultaram na atual configuração cicloviária da cidade, foram discutidos os principais elementos conjunturais, como as tendências rodoviaristas brasileiras, que junto às mudanças legislativas municipais criam um cenário em que as políticas públicas de mobilidade urbana por bicicleta encontram grandes dificuldades em serem plenamente implementadas e se tornarem efetivas. Com o intuito de enriquecer a análise proposta, foram elaboradas análises espaciais que buscaram identificar os bairros menos contemplados por ciclovias, assim como quais foram as tendências de construção de infraestrutura cicloviária nos últimos 14 anos. A partir dos resultados obtidos, que indicam a falha de diferentes gestões da Prefeitura de Porto Alegre em executar o PDCI e promover mobilidade urbana através da bicicleta, é discutido quem são os agentes construtores de espaço urbano e a quais interesses eles estão vinculados. Do conflito de interesses apresentado acerca da construção de infraestrutura urbana, é resgatado o direito à cidade enquanto luta para promoção de um espaço democrático, que atende às necessidades e interesses dos cidadãos, não do capital imobiliário.
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