A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254743 |
Resumo: | O presente trabalho trata do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira localizada na cidade de Piratini/RS, durante o primeiro semestre de 2015. O tema do Projeto é a relação família e escola e a participação da família na escola. Esta temática surgiu devido à preocupação tanto da equipe diretiva como de professores e de pais com a educação dos filhos e pela reclamação dos professores em relação a pouca participação da família na escola. O objetivo do projeto foi aproximar a família da escola, através de ações concretas, diminuindo o espaço dessa relação em prol do desenvolvimento dos alunos. A finalidade do Projeto foi encontrar alternativas para melhorar a relação família/escola, no intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos. O Projeto de Intervenção se desenvolveu a partir de uma pesquisa-ação, tendo em vista ser uma pesquisa que envolve as limitações da participação das famílias na escola e, ao mesmo tempo, por pretender-se intervir para estreitar tal relação. A perspectiva da gestão democrática foi referencial para o planejamento e realização deste Projeto, pois se apresenta como um processo para mobilizar a participação dos diferentes atores no campo da educação. Pensar em educação de qualidade passa pela interação entre escola e família, os primeiros grupos sociais da criança e com a tarefa de formar e agregar valores para toda a vida. |
id |
UFRGS-2_1cfb267c511ad270ff7a7cc3dbd9bbec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254743 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Eva Maria DutraCampos, Márcia Maciel de2023-02-14T03:21:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/254743001009721O presente trabalho trata do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira localizada na cidade de Piratini/RS, durante o primeiro semestre de 2015. O tema do Projeto é a relação família e escola e a participação da família na escola. Esta temática surgiu devido à preocupação tanto da equipe diretiva como de professores e de pais com a educação dos filhos e pela reclamação dos professores em relação a pouca participação da família na escola. O objetivo do projeto foi aproximar a família da escola, através de ações concretas, diminuindo o espaço dessa relação em prol do desenvolvimento dos alunos. A finalidade do Projeto foi encontrar alternativas para melhorar a relação família/escola, no intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos. O Projeto de Intervenção se desenvolveu a partir de uma pesquisa-ação, tendo em vista ser uma pesquisa que envolve as limitações da participação das famílias na escola e, ao mesmo tempo, por pretender-se intervir para estreitar tal relação. A perspectiva da gestão democrática foi referencial para o planejamento e realização deste Projeto, pois se apresenta como um processo para mobilizar a participação dos diferentes atores no campo da educação. Pensar em educação de qualidade passa pela interação entre escola e família, os primeiros grupos sociais da criança e com a tarefa de formar e agregar valores para toda a vida.application/pdfporGestão democráticaRelação escola-famíliaParticipaçãoAlunoProfessorA relação família/escola no processo de efetivação da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001009721.pdf.txt001009721.pdf.txtExtracted Texttext/plain64977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/2/001009721.pdf.txtf0573a251ee22aa30b571e1dc4ddc662MD52ORIGINAL001009721.pdfTexto parcialapplication/pdf218762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/1/001009721.pdfed66898aa346d883b3ca6b32041e558eMD5110183/2547432023-02-15 04:23:35.806757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:23:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática |
title |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática |
spellingShingle |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática Pinheiro, Eva Maria Dutra Gestão democrática Relação escola-família Participação Aluno Professor |
title_short |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática |
title_full |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática |
title_fullStr |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática |
title_sort |
A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática |
author |
Pinheiro, Eva Maria Dutra |
author_facet |
Pinheiro, Eva Maria Dutra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Eva Maria Dutra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Márcia Maciel de |
contributor_str_mv |
Campos, Márcia Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Relação escola-família Participação Aluno Professor |
topic |
Gestão democrática Relação escola-família Participação Aluno Professor |
description |
O presente trabalho trata do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira localizada na cidade de Piratini/RS, durante o primeiro semestre de 2015. O tema do Projeto é a relação família e escola e a participação da família na escola. Esta temática surgiu devido à preocupação tanto da equipe diretiva como de professores e de pais com a educação dos filhos e pela reclamação dos professores em relação a pouca participação da família na escola. O objetivo do projeto foi aproximar a família da escola, através de ações concretas, diminuindo o espaço dessa relação em prol do desenvolvimento dos alunos. A finalidade do Projeto foi encontrar alternativas para melhorar a relação família/escola, no intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos. O Projeto de Intervenção se desenvolveu a partir de uma pesquisa-ação, tendo em vista ser uma pesquisa que envolve as limitações da participação das famílias na escola e, ao mesmo tempo, por pretender-se intervir para estreitar tal relação. A perspectiva da gestão democrática foi referencial para o planejamento e realização deste Projeto, pois se apresenta como um processo para mobilizar a participação dos diferentes atores no campo da educação. Pensar em educação de qualidade passa pela interação entre escola e família, os primeiros grupos sociais da criança e com a tarefa de formar e agregar valores para toda a vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-14T03:21:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254743 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009721 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254743 |
identifier_str_mv |
001009721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/2/001009721.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/1/001009721.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0573a251ee22aa30b571e1dc4ddc662 ed66898aa346d883b3ca6b32041e558e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447330594226176 |