A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Eva Maria Dutra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254743
Resumo: O presente trabalho trata do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira localizada na cidade de Piratini/RS, durante o primeiro semestre de 2015. O tema do Projeto é a relação família e escola e a participação da família na escola. Esta temática surgiu devido à preocupação tanto da equipe diretiva como de professores e de pais com a educação dos filhos e pela reclamação dos professores em relação a pouca participação da família na escola. O objetivo do projeto foi aproximar a família da escola, através de ações concretas, diminuindo o espaço dessa relação em prol do desenvolvimento dos alunos. A finalidade do Projeto foi encontrar alternativas para melhorar a relação família/escola, no intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos. O Projeto de Intervenção se desenvolveu a partir de uma pesquisa-ação, tendo em vista ser uma pesquisa que envolve as limitações da participação das famílias na escola e, ao mesmo tempo, por pretender-se intervir para estreitar tal relação. A perspectiva da gestão democrática foi referencial para o planejamento e realização deste Projeto, pois se apresenta como um processo para mobilizar a participação dos diferentes atores no campo da educação. Pensar em educação de qualidade passa pela interação entre escola e família, os primeiros grupos sociais da criança e com a tarefa de formar e agregar valores para toda a vida.
id UFRGS-2_1cfb267c511ad270ff7a7cc3dbd9bbec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254743
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Eva Maria DutraCampos, Márcia Maciel de2023-02-14T03:21:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/254743001009721O presente trabalho trata do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira localizada na cidade de Piratini/RS, durante o primeiro semestre de 2015. O tema do Projeto é a relação família e escola e a participação da família na escola. Esta temática surgiu devido à preocupação tanto da equipe diretiva como de professores e de pais com a educação dos filhos e pela reclamação dos professores em relação a pouca participação da família na escola. O objetivo do projeto foi aproximar a família da escola, através de ações concretas, diminuindo o espaço dessa relação em prol do desenvolvimento dos alunos. A finalidade do Projeto foi encontrar alternativas para melhorar a relação família/escola, no intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos. O Projeto de Intervenção se desenvolveu a partir de uma pesquisa-ação, tendo em vista ser uma pesquisa que envolve as limitações da participação das famílias na escola e, ao mesmo tempo, por pretender-se intervir para estreitar tal relação. A perspectiva da gestão democrática foi referencial para o planejamento e realização deste Projeto, pois se apresenta como um processo para mobilizar a participação dos diferentes atores no campo da educação. Pensar em educação de qualidade passa pela interação entre escola e família, os primeiros grupos sociais da criança e com a tarefa de formar e agregar valores para toda a vida.application/pdfporGestão democráticaRelação escola-famíliaParticipaçãoAlunoProfessorA relação família/escola no processo de efetivação da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001009721.pdf.txt001009721.pdf.txtExtracted Texttext/plain64977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/2/001009721.pdf.txtf0573a251ee22aa30b571e1dc4ddc662MD52ORIGINAL001009721.pdfTexto parcialapplication/pdf218762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/1/001009721.pdfed66898aa346d883b3ca6b32041e558eMD5110183/2547432023-02-15 04:23:35.806757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:23:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
title A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
spellingShingle A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
Pinheiro, Eva Maria Dutra
Gestão democrática
Relação escola-família
Participação
Aluno
Professor
title_short A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
title_full A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
title_fullStr A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
title_full_unstemmed A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
title_sort A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
author Pinheiro, Eva Maria Dutra
author_facet Pinheiro, Eva Maria Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Eva Maria Dutra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Márcia Maciel de
contributor_str_mv Campos, Márcia Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Relação escola-família
Participação
Aluno
Professor
topic Gestão democrática
Relação escola-família
Participação
Aluno
Professor
description O presente trabalho trata do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira localizada na cidade de Piratini/RS, durante o primeiro semestre de 2015. O tema do Projeto é a relação família e escola e a participação da família na escola. Esta temática surgiu devido à preocupação tanto da equipe diretiva como de professores e de pais com a educação dos filhos e pela reclamação dos professores em relação a pouca participação da família na escola. O objetivo do projeto foi aproximar a família da escola, através de ações concretas, diminuindo o espaço dessa relação em prol do desenvolvimento dos alunos. A finalidade do Projeto foi encontrar alternativas para melhorar a relação família/escola, no intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos. O Projeto de Intervenção se desenvolveu a partir de uma pesquisa-ação, tendo em vista ser uma pesquisa que envolve as limitações da participação das famílias na escola e, ao mesmo tempo, por pretender-se intervir para estreitar tal relação. A perspectiva da gestão democrática foi referencial para o planejamento e realização deste Projeto, pois se apresenta como um processo para mobilizar a participação dos diferentes atores no campo da educação. Pensar em educação de qualidade passa pela interação entre escola e família, os primeiros grupos sociais da criança e com a tarefa de formar e agregar valores para toda a vida.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254743
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009721
url http://hdl.handle.net/10183/254743
identifier_str_mv 001009721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/2/001009721.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254743/1/001009721.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f0573a251ee22aa30b571e1dc4ddc662
ed66898aa346d883b3ca6b32041e558e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224651486003200