A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Onofre, Elenice Maria Cammarosano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Jarina Rodrigues, Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221316
Resumo: O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.
id UFRGS-2_7f6f4d8fc1a145befff71ce160edf2d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221316
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Onofre, Elenice Maria CammarosanoFernandes, Jarina RodriguesGodinho, Ana Cláudia Ferreira2021-05-20T04:35:58Z20190101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/221316001126087O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.This essay discusses the Education of Youth and Adults in deprivation of liberty from the perspective of Popular Education. It presents statistical data on the Brazilian prison system, reflections on the role of the school and the relevance of the dialogue between school and non-school education in places of deprivation of liberty. It suggests gaps and possibilities for education in these spaces, from three dimensions: the articulation between the proposed educational practices; the flexible curricular organization and the interdisciplinary work as a methodological proposal and the valorization of teaching work, with the indication that, precisely, from the limit situations, it is possible to enhance the political dimension of social practices linked to education in prisons.El ensayo discute la Educación de Jóvenes y Adultos en privación de libertad en la perspectiva de la Educación Popular. Presenta datos estadísticos del sistema carcelario brasilero, reflexiones sobre el papel de la escuela y la pertinencia del diálogo entre educación escolar y no escolar en los espacios de privación de libertad. Sugiere brechas y posibilidades para la educación en los referidos espacios, a partir de tres dimensiones: la articulación entre prácticas educativas propuestas; la organización curricular flexible y el trabajo interdisciplinar como propuesta metodológica y la valoración del trabajo docente, con la indicación de que, justamente, a partir de las situaciones límite, es posible potenciar la dimensión política de las prácticas sociales vinculadas a la educación en las cárceles.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 465-474Educação de jovens e adultosPrivação de liberdadeEducação popularEducation in prisonYouth and Adult EducationPopular EducationEducational practices in prisonA EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação PopularEJA in contexts of deprivation of freedom: challenges and gaps to Popular Education La EJA en contexto de privación de libertad: desafíos y brechas en la Educación Popular info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126087.pdf.txt001126087.pdf.txtExtracted Texttext/plain53798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/2/001126087.pdf.txt381eba0a711df2aae02e06d26ec8bd96MD52ORIGINAL001126087.pdfTexto completoapplication/pdf548379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/1/001126087.pdf715467e19fa69ea5a03e960759179d31MD5110183/2213162021-05-26 04:37:25.056375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:37:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv EJA in contexts of deprivation of freedom: challenges and gaps to Popular Education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La EJA en contexto de privación de libertad: desafíos y brechas en la Educación Popular
title A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
spellingShingle A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
Onofre, Elenice Maria Cammarosano
Educação de jovens e adultos
Privação de liberdade
Educação popular
Education in prison
Youth and Adult Education
Popular Education
Educational practices in prison
title_short A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
title_full A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
title_fullStr A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
title_full_unstemmed A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
title_sort A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
author Onofre, Elenice Maria Cammarosano
author_facet Onofre, Elenice Maria Cammarosano
Fernandes, Jarina Rodrigues
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author_role author
author2 Fernandes, Jarina Rodrigues
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Onofre, Elenice Maria Cammarosano
Fernandes, Jarina Rodrigues
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Privação de liberdade
Educação popular
topic Educação de jovens e adultos
Privação de liberdade
Educação popular
Education in prison
Youth and Adult Education
Popular Education
Educational practices in prison
dc.subject.eng.fl_str_mv Education in prison
Youth and Adult Education
Popular Education
Educational practices in prison
description O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-20T04:35:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221316
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126087
identifier_str_mv 0101-465X
001126087
url http://hdl.handle.net/10183/221316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 465-474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/2/001126087.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/1/001126087.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 381eba0a711df2aae02e06d26ec8bd96
715467e19fa69ea5a03e960759179d31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225018620772352