A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221316 |
Resumo: | O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões. |
id |
UFRGS-2_7f6f4d8fc1a145befff71ce160edf2d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221316 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Onofre, Elenice Maria CammarosanoFernandes, Jarina RodriguesGodinho, Ana Cláudia Ferreira2021-05-20T04:35:58Z20190101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/221316001126087O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.This essay discusses the Education of Youth and Adults in deprivation of liberty from the perspective of Popular Education. It presents statistical data on the Brazilian prison system, reflections on the role of the school and the relevance of the dialogue between school and non-school education in places of deprivation of liberty. It suggests gaps and possibilities for education in these spaces, from three dimensions: the articulation between the proposed educational practices; the flexible curricular organization and the interdisciplinary work as a methodological proposal and the valorization of teaching work, with the indication that, precisely, from the limit situations, it is possible to enhance the political dimension of social practices linked to education in prisons.El ensayo discute la Educación de Jóvenes y Adultos en privación de libertad en la perspectiva de la Educación Popular. Presenta datos estadísticos del sistema carcelario brasilero, reflexiones sobre el papel de la escuela y la pertinencia del diálogo entre educación escolar y no escolar en los espacios de privación de libertad. Sugiere brechas y posibilidades para la educación en los referidos espacios, a partir de tres dimensiones: la articulación entre prácticas educativas propuestas; la organización curricular flexible y el trabajo interdisciplinar como propuesta metodológica y la valoración del trabajo docente, con la indicación de que, justamente, a partir de las situaciones límite, es posible potenciar la dimensión política de las prácticas sociales vinculadas a la educación en las cárceles.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 465-474Educação de jovens e adultosPrivação de liberdadeEducação popularEducation in prisonYouth and Adult EducationPopular EducationEducational practices in prisonA EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação PopularEJA in contexts of deprivation of freedom: challenges and gaps to Popular Education La EJA en contexto de privación de libertad: desafíos y brechas en la Educación Popular info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126087.pdf.txt001126087.pdf.txtExtracted Texttext/plain53798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/2/001126087.pdf.txt381eba0a711df2aae02e06d26ec8bd96MD52ORIGINAL001126087.pdfTexto completoapplication/pdf548379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/1/001126087.pdf715467e19fa69ea5a03e960759179d31MD5110183/2213162021-05-26 04:37:25.056375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:37:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
EJA in contexts of deprivation of freedom: challenges and gaps to Popular Education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La EJA en contexto de privación de libertad: desafíos y brechas en la Educación Popular |
title |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular |
spellingShingle |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular Onofre, Elenice Maria Cammarosano Educação de jovens e adultos Privação de liberdade Educação popular Education in prison Youth and Adult Education Popular Education Educational practices in prison |
title_short |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular |
title_full |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular |
title_fullStr |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular |
title_full_unstemmed |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular |
title_sort |
A EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popular |
author |
Onofre, Elenice Maria Cammarosano |
author_facet |
Onofre, Elenice Maria Cammarosano Fernandes, Jarina Rodrigues Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Jarina Rodrigues Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Onofre, Elenice Maria Cammarosano Fernandes, Jarina Rodrigues Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Privação de liberdade Educação popular |
topic |
Educação de jovens e adultos Privação de liberdade Educação popular Education in prison Youth and Adult Education Popular Education Educational practices in prison |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education in prison Youth and Adult Education Popular Education Educational practices in prison |
description |
O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-20T04:35:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221316 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-465X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126087 |
identifier_str_mv |
0101-465X 001126087 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 465-474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/2/001126087.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221316/1/001126087.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
381eba0a711df2aae02e06d26ec8bd96 715467e19fa69ea5a03e960759179d31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225018620772352 |