Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237762 |
Resumo: | Este trabalho aborda as dificuldades encontradas em duas das modalidades de en sino do nível superior, a educação a distância ( EAD ) e o ensino remoto emergencial ( ERE ) . Feito a partir do levantamento de dados através de uma pesquisa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o E nsino F undamental, d a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de outros cursos de universidades que oferecem cursos EAD ( Centro Universitário Internacional (UNINTER) , Centro Educacional Anhanguera e Faculdade de Tecnologia FTEC), este trabalho ilustra quais foram essas d ificuldades e como os alunos sobrepujaram as adversidades para poderem estudar em casa, saindo da modalidade educação a distância para ensino remoto emergencial, em época de pandemia. Os desafios do ensino a distância começaram a ser debatidos de uma forma mais ampla devido ao fato do COVID - 19 ter avançado no país em 2022, e com isso, essa modalidade registrar um aumento de interesse por parte dos estudantes. Além de mostrar o perfil desses estudantes, o questionário tratou das dificuldades encontradas no e nsino remoto e das alternativas dadas pelos alunos para estudar em casa, e também permitiu ver como consideraram o aproveitamento dos estudos nesse momento de pandemia. Feito o levantamento de dados do questionário, a grande maioria dos alunos que responderam, tiveram dificuldades em estudar em casa, por motivos diversos como estrutura familiar, dificuldades financeiras e espaço físico adequado. Em uma das perguntas feita aos estudantes, eles precisavam responder se consideram que a pandemia intensificou a desigualdade no ensino remoto, a grande maioria respondeu que sim, que além de falta de tempo e ter que cuidar de familiares com o COVID - 19, teve toda a questão da estrutura familiar. Em contra partida, uma das perguntas, na qual o resultado chama muita atenção, é como consideraram seu aproveitamento dos estudos durante esse período de estudos totalmente remoto, dos 42 alunos que responderam o questionário, nenhum avaliou como ruim, 5 como ótimo, 10 como regular, e 27 avaliou como bom. |
id |
UFRGS-2_7f7a2ff2f575f0f7717da8e57b613659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237762 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toebe, Daniela da SilvaDorfman, Adriana2022-04-25T17:48:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/237762001140174Este trabalho aborda as dificuldades encontradas em duas das modalidades de en sino do nível superior, a educação a distância ( EAD ) e o ensino remoto emergencial ( ERE ) . Feito a partir do levantamento de dados através de uma pesquisa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o E nsino F undamental, d a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de outros cursos de universidades que oferecem cursos EAD ( Centro Universitário Internacional (UNINTER) , Centro Educacional Anhanguera e Faculdade de Tecnologia FTEC), este trabalho ilustra quais foram essas d ificuldades e como os alunos sobrepujaram as adversidades para poderem estudar em casa, saindo da modalidade educação a distância para ensino remoto emergencial, em época de pandemia. Os desafios do ensino a distância começaram a ser debatidos de uma forma mais ampla devido ao fato do COVID - 19 ter avançado no país em 2022, e com isso, essa modalidade registrar um aumento de interesse por parte dos estudantes. Além de mostrar o perfil desses estudantes, o questionário tratou das dificuldades encontradas no e nsino remoto e das alternativas dadas pelos alunos para estudar em casa, e também permitiu ver como consideraram o aproveitamento dos estudos nesse momento de pandemia. Feito o levantamento de dados do questionário, a grande maioria dos alunos que responderam, tiveram dificuldades em estudar em casa, por motivos diversos como estrutura familiar, dificuldades financeiras e espaço físico adequado. Em uma das perguntas feita aos estudantes, eles precisavam responder se consideram que a pandemia intensificou a desigualdade no ensino remoto, a grande maioria respondeu que sim, que além de falta de tempo e ter que cuidar de familiares com o COVID - 19, teve toda a questão da estrutura familiar. Em contra partida, uma das perguntas, na qual o resultado chama muita atenção, é como consideraram seu aproveitamento dos estudos durante esse período de estudos totalmente remoto, dos 42 alunos que responderam o questionário, nenhum avaliou como ruim, 5 como ótimo, 10 como regular, e 27 avaliou como bom.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Educação a distânciaEnsino nas modalidades EAD e ERE e seus desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140174.pdf.txt001140174.pdf.txtExtracted Texttext/plain59692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/2/001140174.pdf.txt2e50a645ae00f0ff797407210ecc0cebMD52ORIGINAL001140174.pdfTexto completoapplication/pdf1499516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/1/001140174.pdf5e1cd9167754118af07cf388c88abe33MD5110183/2377622022-04-28 04:40:57.540293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:40:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios |
title |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios |
spellingShingle |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios Toebe, Daniela da Silva Ensino Remoto Emergencial (ERE) Educação a distância |
title_short |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios |
title_full |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios |
title_fullStr |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios |
title_full_unstemmed |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios |
title_sort |
Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios |
author |
Toebe, Daniela da Silva |
author_facet |
Toebe, Daniela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toebe, Daniela da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorfman, Adriana |
contributor_str_mv |
Dorfman, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) Educação a distância |
topic |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) Educação a distância |
description |
Este trabalho aborda as dificuldades encontradas em duas das modalidades de en sino do nível superior, a educação a distância ( EAD ) e o ensino remoto emergencial ( ERE ) . Feito a partir do levantamento de dados através de uma pesquisa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o E nsino F undamental, d a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de outros cursos de universidades que oferecem cursos EAD ( Centro Universitário Internacional (UNINTER) , Centro Educacional Anhanguera e Faculdade de Tecnologia FTEC), este trabalho ilustra quais foram essas d ificuldades e como os alunos sobrepujaram as adversidades para poderem estudar em casa, saindo da modalidade educação a distância para ensino remoto emergencial, em época de pandemia. Os desafios do ensino a distância começaram a ser debatidos de uma forma mais ampla devido ao fato do COVID - 19 ter avançado no país em 2022, e com isso, essa modalidade registrar um aumento de interesse por parte dos estudantes. Além de mostrar o perfil desses estudantes, o questionário tratou das dificuldades encontradas no e nsino remoto e das alternativas dadas pelos alunos para estudar em casa, e também permitiu ver como consideraram o aproveitamento dos estudos nesse momento de pandemia. Feito o levantamento de dados do questionário, a grande maioria dos alunos que responderam, tiveram dificuldades em estudar em casa, por motivos diversos como estrutura familiar, dificuldades financeiras e espaço físico adequado. Em uma das perguntas feita aos estudantes, eles precisavam responder se consideram que a pandemia intensificou a desigualdade no ensino remoto, a grande maioria respondeu que sim, que além de falta de tempo e ter que cuidar de familiares com o COVID - 19, teve toda a questão da estrutura familiar. Em contra partida, uma das perguntas, na qual o resultado chama muita atenção, é como consideraram seu aproveitamento dos estudos durante esse período de estudos totalmente remoto, dos 42 alunos que responderam o questionário, nenhum avaliou como ruim, 5 como ótimo, 10 como regular, e 27 avaliou como bom. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-25T17:48:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237762 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140174 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237762 |
identifier_str_mv |
001140174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/2/001140174.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/1/001140174.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e50a645ae00f0ff797407210ecc0ceb 5e1cd9167754118af07cf388c88abe33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447306220077056 |