Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toebe, Daniela da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237762
Resumo: Este trabalho aborda as dificuldades encontradas em duas das modalidades de en sino do nível superior, a educação a distância ( EAD ) e o ensino remoto emergencial ( ERE ) . Feito a partir do levantamento de dados através de uma pesquisa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o E nsino F undamental, d a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de outros cursos de universidades que oferecem cursos EAD ( Centro Universitário Internacional (UNINTER) , Centro Educacional Anhanguera e Faculdade de Tecnologia FTEC), este trabalho ilustra quais foram essas d ificuldades e como os alunos sobrepujaram as adversidades para poderem estudar em casa, saindo da modalidade educação a distância para ensino remoto emergencial, em época de pandemia. Os desafios do ensino a distância começaram a ser debatidos de uma forma mais ampla devido ao fato do COVID - 19 ter avançado no país em 2022, e com isso, essa modalidade registrar um aumento de interesse por parte dos estudantes. Além de mostrar o perfil desses estudantes, o questionário tratou das dificuldades encontradas no e nsino remoto e das alternativas dadas pelos alunos para estudar em casa, e também permitiu ver como consideraram o aproveitamento dos estudos nesse momento de pandemia. Feito o levantamento de dados do questionário, a grande maioria dos alunos que responderam, tiveram dificuldades em estudar em casa, por motivos diversos como estrutura familiar, dificuldades financeiras e espaço físico adequado. Em uma das perguntas feita aos estudantes, eles precisavam responder se consideram que a pandemia intensificou a desigualdade no ensino remoto, a grande maioria respondeu que sim, que além de falta de tempo e ter que cuidar de familiares com o COVID - 19, teve toda a questão da estrutura familiar. Em contra partida, uma das perguntas, na qual o resultado chama muita atenção, é como consideraram seu aproveitamento dos estudos durante esse período de estudos totalmente remoto, dos 42 alunos que responderam o questionário, nenhum avaliou como ruim, 5 como ótimo, 10 como regular, e 27 avaliou como bom.
id UFRGS-2_7f7a2ff2f575f0f7717da8e57b613659
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237762
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toebe, Daniela da SilvaDorfman, Adriana2022-04-25T17:48:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/237762001140174Este trabalho aborda as dificuldades encontradas em duas das modalidades de en sino do nível superior, a educação a distância ( EAD ) e o ensino remoto emergencial ( ERE ) . Feito a partir do levantamento de dados através de uma pesquisa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o E nsino F undamental, d a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de outros cursos de universidades que oferecem cursos EAD ( Centro Universitário Internacional (UNINTER) , Centro Educacional Anhanguera e Faculdade de Tecnologia FTEC), este trabalho ilustra quais foram essas d ificuldades e como os alunos sobrepujaram as adversidades para poderem estudar em casa, saindo da modalidade educação a distância para ensino remoto emergencial, em época de pandemia. Os desafios do ensino a distância começaram a ser debatidos de uma forma mais ampla devido ao fato do COVID - 19 ter avançado no país em 2022, e com isso, essa modalidade registrar um aumento de interesse por parte dos estudantes. Além de mostrar o perfil desses estudantes, o questionário tratou das dificuldades encontradas no e nsino remoto e das alternativas dadas pelos alunos para estudar em casa, e também permitiu ver como consideraram o aproveitamento dos estudos nesse momento de pandemia. Feito o levantamento de dados do questionário, a grande maioria dos alunos que responderam, tiveram dificuldades em estudar em casa, por motivos diversos como estrutura familiar, dificuldades financeiras e espaço físico adequado. Em uma das perguntas feita aos estudantes, eles precisavam responder se consideram que a pandemia intensificou a desigualdade no ensino remoto, a grande maioria respondeu que sim, que além de falta de tempo e ter que cuidar de familiares com o COVID - 19, teve toda a questão da estrutura familiar. Em contra partida, uma das perguntas, na qual o resultado chama muita atenção, é como consideraram seu aproveitamento dos estudos durante esse período de estudos totalmente remoto, dos 42 alunos que responderam o questionário, nenhum avaliou como ruim, 5 como ótimo, 10 como regular, e 27 avaliou como bom.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Educação a distânciaEnsino nas modalidades EAD e ERE e seus desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140174.pdf.txt001140174.pdf.txtExtracted Texttext/plain59692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/2/001140174.pdf.txt2e50a645ae00f0ff797407210ecc0cebMD52ORIGINAL001140174.pdfTexto completoapplication/pdf1499516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/1/001140174.pdf5e1cd9167754118af07cf388c88abe33MD5110183/2377622022-04-28 04:40:57.540293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:40:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
title Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
spellingShingle Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
Toebe, Daniela da Silva
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação a distância
title_short Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
title_full Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
title_fullStr Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
title_full_unstemmed Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
title_sort Ensino nas modalidades EAD e ERE e seus desafios
author Toebe, Daniela da Silva
author_facet Toebe, Daniela da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toebe, Daniela da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorfman, Adriana
contributor_str_mv Dorfman, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação a distância
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação a distância
description Este trabalho aborda as dificuldades encontradas em duas das modalidades de en sino do nível superior, a educação a distância ( EAD ) e o ensino remoto emergencial ( ERE ) . Feito a partir do levantamento de dados através de uma pesquisa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o E nsino F undamental, d a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de outros cursos de universidades que oferecem cursos EAD ( Centro Universitário Internacional (UNINTER) , Centro Educacional Anhanguera e Faculdade de Tecnologia FTEC), este trabalho ilustra quais foram essas d ificuldades e como os alunos sobrepujaram as adversidades para poderem estudar em casa, saindo da modalidade educação a distância para ensino remoto emergencial, em época de pandemia. Os desafios do ensino a distância começaram a ser debatidos de uma forma mais ampla devido ao fato do COVID - 19 ter avançado no país em 2022, e com isso, essa modalidade registrar um aumento de interesse por parte dos estudantes. Além de mostrar o perfil desses estudantes, o questionário tratou das dificuldades encontradas no e nsino remoto e das alternativas dadas pelos alunos para estudar em casa, e também permitiu ver como consideraram o aproveitamento dos estudos nesse momento de pandemia. Feito o levantamento de dados do questionário, a grande maioria dos alunos que responderam, tiveram dificuldades em estudar em casa, por motivos diversos como estrutura familiar, dificuldades financeiras e espaço físico adequado. Em uma das perguntas feita aos estudantes, eles precisavam responder se consideram que a pandemia intensificou a desigualdade no ensino remoto, a grande maioria respondeu que sim, que além de falta de tempo e ter que cuidar de familiares com o COVID - 19, teve toda a questão da estrutura familiar. Em contra partida, uma das perguntas, na qual o resultado chama muita atenção, é como consideraram seu aproveitamento dos estudos durante esse período de estudos totalmente remoto, dos 42 alunos que responderam o questionário, nenhum avaliou como ruim, 5 como ótimo, 10 como regular, e 27 avaliou como bom.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:48:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237762
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140174
url http://hdl.handle.net/10183/237762
identifier_str_mv 001140174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/2/001140174.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237762/1/001140174.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e50a645ae00f0ff797407210ecc0ceb
5e1cd9167754118af07cf388c88abe33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447306220077056