Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256293 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como tema os desafios da docência na contemporaneidade. O trabalho define-se pelo estudo de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e consiste em problematizar os desafios da profissão docente na contemporaneidade, a fim de discutir o papel do professor dentro da sociedade que passa por constantes transformações tecnológicas, transitórias e adversas, exigindo que o mesmo se adapte e desenvolva habilidades de interagir no meio social que atua. Intenciona-se identificar os principais desafios da profissão docente, entender a função social do professor no contexto atual e mapear as mudanças nos desafios e possibilidades da docência provocadas pela pandemia de Covid-19. Tais mudanças tornaram-se eminentes durante o período pandêmico ao qual fomos submetidos, evidenciando que as mesmas são necessárias e possíveis. Para isso, a pesquisa bibliográfica foi realizada no repositório Lume da UFRGS, em articulação com referenciais teóricos sobre a temática, e o filtro utilizado para a busca voltaram-se para ‘desafios da profissão docente’ e ‘pandemia’. Como resultado, foram selecionados oito trabalhos para análise, sendo observadas inspirações para a docência na educação básica, na qual utiliza-se como critério de análise a tríade: 1) desafios da profissão docente 2) possibilidades para a profissão docente e 3) competências para a profissão docente; sob a perspectiva de Moacir Gadotti (2003). Logo, conclui-se que alguns desafios já existentes somam-se aos efeitos da pandemia. Em contrapartida, apesar das dificuldades, o novo formato de ensino proporcionou aos docentes experienciar outras formas de ensinar, resultando em novas apropriações pedagógicas e possibilidades docentes. |
id |
UFRGS-2_7fc612213f6528905266d702c0d163b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256293 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sathes, Ester Eliane RodriguesSantos, Suelen AssunçãoZílio, Cátia2023-03-25T03:30:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/256293001165187O presente trabalho foi desenvolvido a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como tema os desafios da docência na contemporaneidade. O trabalho define-se pelo estudo de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e consiste em problematizar os desafios da profissão docente na contemporaneidade, a fim de discutir o papel do professor dentro da sociedade que passa por constantes transformações tecnológicas, transitórias e adversas, exigindo que o mesmo se adapte e desenvolva habilidades de interagir no meio social que atua. Intenciona-se identificar os principais desafios da profissão docente, entender a função social do professor no contexto atual e mapear as mudanças nos desafios e possibilidades da docência provocadas pela pandemia de Covid-19. Tais mudanças tornaram-se eminentes durante o período pandêmico ao qual fomos submetidos, evidenciando que as mesmas são necessárias e possíveis. Para isso, a pesquisa bibliográfica foi realizada no repositório Lume da UFRGS, em articulação com referenciais teóricos sobre a temática, e o filtro utilizado para a busca voltaram-se para ‘desafios da profissão docente’ e ‘pandemia’. Como resultado, foram selecionados oito trabalhos para análise, sendo observadas inspirações para a docência na educação básica, na qual utiliza-se como critério de análise a tríade: 1) desafios da profissão docente 2) possibilidades para a profissão docente e 3) competências para a profissão docente; sob a perspectiva de Moacir Gadotti (2003). Logo, conclui-se que alguns desafios já existentes somam-se aos efeitos da pandemia. Em contrapartida, apesar das dificuldades, o novo formato de ensino proporcionou aos docentes experienciar outras formas de ensinar, resultando em novas apropriações pedagógicas e possibilidades docentes.The present work was developed from the Degree course in Pedagogy and has as its theme the challenges of teaching in contemporary times. The work is defined by the study of a bibliographical research of qualitative and exploratory approach and consists of problematizing the challenges of the teaching profession in contemporaneity in order to discuss the role of the teacher within society that goes through constant technological, transitory and adverse transformations, requiring it to adapt and develop skills to interact in the social environment that operates. It is intended to identify the main challenges of the teaching profession, understand the social function of the teacher in the current context and map the changes in the challenges and possibilities of teaching caused by the Covid-19 pandemic. Such changes became eminent during the pandemic period to which we were submitted, evidencing that they are necessary and possible. For this, the bibliographic research was carried out in the UFRGS’ Lume repository in conjunction with theoretical references on the theme and the filter used for the search turned to 'challenges of the teaching profession' and 'pandemic'. As a result, eight papers were selected for analysis, and inspirations for teaching in basic education will be observed, in which the triad will be used as an analysis criterion: 1) challenges of the teaching profession, 2) possibilities for the teaching profession and 3) competencies for the teaching profession; from the perspective of Moacir Gadotti (2003). Therefore, it is concluded that some existing challenges have added to the effects of the pandemic. On the other hand, despite the difficulties, the new teaching format provided teachers with other ways of teaching, resulting in new pedagogical appropriations and possibilities.application/pdfporDocênciaTeachingPandemicChallengesPossibilitiesSkillsDesafios e contradições da profissão docente na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165187.pdf.txt001165187.pdf.txtExtracted Texttext/plain91623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/2/001165187.pdf.txt566623733dfafeee071fec79e272b5b0MD52ORIGINAL001165187.pdfTexto completoapplication/pdf519197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/1/001165187.pdfca70119696c4ea3eedcc6f6f8e8fb20aMD5110183/2562932023-03-26 03:23:08.060121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-26T06:23:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade |
title |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade |
spellingShingle |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade Sathes, Ester Eliane Rodrigues Docência Teaching Pandemic Challenges Possibilities Skills |
title_short |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade |
title_full |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade |
title_fullStr |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade |
title_sort |
Desafios e contradições da profissão docente na contemporaneidade |
author |
Sathes, Ester Eliane Rodrigues |
author_facet |
Sathes, Ester Eliane Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sathes, Ester Eliane Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Suelen Assunção |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Zílio, Cátia |
contributor_str_mv |
Santos, Suelen Assunção Zílio, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência |
topic |
Docência Teaching Pandemic Challenges Possibilities Skills |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Pandemic Challenges Possibilities Skills |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem como tema os desafios da docência na contemporaneidade. O trabalho define-se pelo estudo de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e consiste em problematizar os desafios da profissão docente na contemporaneidade, a fim de discutir o papel do professor dentro da sociedade que passa por constantes transformações tecnológicas, transitórias e adversas, exigindo que o mesmo se adapte e desenvolva habilidades de interagir no meio social que atua. Intenciona-se identificar os principais desafios da profissão docente, entender a função social do professor no contexto atual e mapear as mudanças nos desafios e possibilidades da docência provocadas pela pandemia de Covid-19. Tais mudanças tornaram-se eminentes durante o período pandêmico ao qual fomos submetidos, evidenciando que as mesmas são necessárias e possíveis. Para isso, a pesquisa bibliográfica foi realizada no repositório Lume da UFRGS, em articulação com referenciais teóricos sobre a temática, e o filtro utilizado para a busca voltaram-se para ‘desafios da profissão docente’ e ‘pandemia’. Como resultado, foram selecionados oito trabalhos para análise, sendo observadas inspirações para a docência na educação básica, na qual utiliza-se como critério de análise a tríade: 1) desafios da profissão docente 2) possibilidades para a profissão docente e 3) competências para a profissão docente; sob a perspectiva de Moacir Gadotti (2003). Logo, conclui-se que alguns desafios já existentes somam-se aos efeitos da pandemia. Em contrapartida, apesar das dificuldades, o novo formato de ensino proporcionou aos docentes experienciar outras formas de ensinar, resultando em novas apropriações pedagógicas e possibilidades docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-25T03:30:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165187 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256293 |
identifier_str_mv |
001165187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/2/001165187.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256293/1/001165187.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
566623733dfafeee071fec79e272b5b0 ca70119696c4ea3eedcc6f6f8e8fb20a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224655903653888 |