A composição da escuta pelos profissionais da rede socioassistencial a crianças em situação de violência sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Conti, Luciane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fel, Debora de Bitencourt, Machado, Marjorie Dariane da Silva, Graña, Laura Mirapalhete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264917
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-intervenção que se constituiu na aposta de interfaces fecundas entre a psicanálise e as políticas públicas. O estudo teve como objetivo investigar os efeitos que a oferta da escuta a crianças em situação de abuso sexual produz nos profissionais da rede socioassistencial. Para isso, participou da pesquisa a equipe de um serviço de referência da política de Assistência Social. Como metodologia de trabalho, propusemos a construção do caso, em que se realizava o relato das situações de violência e a discussão dos casos. Os resultados apontam vários pontos de tensão no trabalho da equipe decorrentes do acompanhamento e do cuidado realizados junto a essas crianças e suas famílias. Como conclusão, destaca-se a importância de se constituir grupos de discussão que tenham as práticas de trabalho como foco de reflexão e a necessidade de qualificar o fluxo das informações entre os serviços da rede socioassistencial.
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spelling De Conti, LucianeFel, Debora de BitencourtMachado, Marjorie Dariane da SilvaGraña, Laura Mirapalhete2023-09-13T03:32:45Z20232358-8322http://hdl.handle.net/10183/264917001175826Trata-se de uma pesquisa-intervenção que se constituiu na aposta de interfaces fecundas entre a psicanálise e as políticas públicas. O estudo teve como objetivo investigar os efeitos que a oferta da escuta a crianças em situação de abuso sexual produz nos profissionais da rede socioassistencial. Para isso, participou da pesquisa a equipe de um serviço de referência da política de Assistência Social. Como metodologia de trabalho, propusemos a construção do caso, em que se realizava o relato das situações de violência e a discussão dos casos. Os resultados apontam vários pontos de tensão no trabalho da equipe decorrentes do acompanhamento e do cuidado realizados junto a essas crianças e suas famílias. Como conclusão, destaca-se a importância de se constituir grupos de discussão que tenham as práticas de trabalho como foco de reflexão e a necessidade de qualificar o fluxo das informações entre os serviços da rede socioassistencial.This is a research-intervention that was constituted in the betting of fruitful interfaces between psychoanalysis and public policies. The study aimed to investigate the effects that the offer of listening to children in a situation of sexual abuse produces in the professionals of the social assistance network.To this end, the staff of a reference service of the Social Assistance policy participated in the research. As a work methodology we proposed the construction of the case, in which the situations of violence were reported and the cases discussed.The results point to several points of tension in the staff’s work arising from the monitoring and care provided to these children and their families. As a conclusion, we highlight the importance of setting up discussion groups that have the work practices as a focus for reflection and the need to qualify the flow of information between the services of the social assistance network.application/pdfporRevista Humanidades & Inovação. Palmas: Universidade Estadual do Tocantins, 2014-. Vol. 10, n. 4 (fev. 2023), p. 156-169Escuta psicanalíticaAbuso sexual da criançaPesquisa-intervençãoPolíticas públicasPsychoanalysisChildhoodListeningSexual abusePublic policiesA composição da escuta pelos profissionais da rede socioassistencial a crianças em situação de violência sexualThe composition of listening by professionals of the social assistance network to children in situations of sexual violence info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175826.pdf.txt001175826.pdf.txtExtracted Texttext/plain56838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264917/2/001175826.pdf.txtb8fa2a4fbbeee8fa918363e22133efd0MD52ORIGINAL001175826.pdfTexto completoapplication/pdf424812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264917/1/001175826.pdf819455e93426b4d372623f02acb70753MD5110183/2649172023-09-14 03:26:23.860084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264917Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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