O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shahin, Pitágoras
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261915
Resumo: A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. O professor no ambiente da sala de aula precisa criar situações que apresentem problemas para serem trabalhados com seus alunos, envolvendo o confronto entre o ponto de vista e a discussão entre seus alunos. Nesse momento a investigação do conflito entre os alunos devem ser mediadas pelo professor. A investigação estimula a troca de saberes entre os educandos e favorece uma visão crítica do conhecimento que está sendo adquirido na escola. Tanto os alunos como os professores pensam, leem, questionam suas próprias ideias e interagem com seus colegas, compartilhando suas inseguranças, tornando esta interação enriquecida de ambos os lados. O professor de Sociologia precisa oportunizar situações de inovação e criatividade envolvendo os discentes, favorecendo desta maneira o processo de diálogo e construção do conhecimento, aliado ao pensamento crítico, criativo e transformador que tenha como foco a aprendizagem significativa, ligada aos interesses dos alunos e articulada com problemas reais que se apresentam na sociedade. O ensino tem que estar centrado em situações de aprendizagem e ter o intuito de desafiar aluno e professor a investigar e pesquisar superando os desafios e propiciando espaços para que individualmente e coletivamente seja construindo o conhecimento.
id UFRGS-2_80778f10e3fc51cf8f16c55d1b2803c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261915
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Shahin, PitágorasComunello, Felipe JoséAbalos Junior, Jose Luis2023-07-10T10:28:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/261915001172886A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. O professor no ambiente da sala de aula precisa criar situações que apresentem problemas para serem trabalhados com seus alunos, envolvendo o confronto entre o ponto de vista e a discussão entre seus alunos. Nesse momento a investigação do conflito entre os alunos devem ser mediadas pelo professor. A investigação estimula a troca de saberes entre os educandos e favorece uma visão crítica do conhecimento que está sendo adquirido na escola. Tanto os alunos como os professores pensam, leem, questionam suas próprias ideias e interagem com seus colegas, compartilhando suas inseguranças, tornando esta interação enriquecida de ambos os lados. O professor de Sociologia precisa oportunizar situações de inovação e criatividade envolvendo os discentes, favorecendo desta maneira o processo de diálogo e construção do conhecimento, aliado ao pensamento crítico, criativo e transformador que tenha como foco a aprendizagem significativa, ligada aos interesses dos alunos e articulada com problemas reais que se apresentam na sociedade. O ensino tem que estar centrado em situações de aprendizagem e ter o intuito de desafiar aluno e professor a investigar e pesquisar superando os desafios e propiciando espaços para que individualmente e coletivamente seja construindo o conhecimento.The current situation of Sociology in the school curriculum requires a close look at those responsible for the production of knowledge, which will be part of, at least in terms of the content that will appear in the discipline's classes aimed at high school students. In this sense, it is noteworthy the fact that the area of Social Sciences has not focused on the subject of teaching Sociology in school education, leaving more space for the area of Education to carry out this study. In this work, some issues related to the teaching of Sociology at school level will be presented. The teacher in the classroom environment needs to create situations that present problems to be worked on by his students, involving the confrontation between the point of view and the discussion among his students. At that moment, the investigation of the conflict between the students must be mediated by the teacher. The investigation encourages the exchange of knowledge among students and favors a critical view of the knowledge being acquired at school. Both students and teachers think, read, question their own ideas and interact with their colleagues, sharing their insecurities, making this interaction enriched on both sides. The Sociology teacher needs to provide opportunities for innovation and creativity involving students, thus favoring the process of dialogue and knowledge construction, combined with critical, creative and transformative thinking that focuses on meaningful learning, linked to the interests of students and articulated with real problems that arise in society. Teaching has to be centered on learning situations and have the intention of challenging students and teachers to investigate and research, overcoming challenges and providing spaces for them to build knowledge individually and collectively.application/pdfporCiências sociais : EnsinoSociologiaEnsino médioProfessorPrática de ensinoSociologyHigh schoolTeacherTeaching practicesO ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172886.pdf.txt001172886.pdf.txtExtracted Texttext/plain98023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/2/001172886.pdf.txt20d605a776f15f3febb4d95ff7e6754aMD52ORIGINAL001172886.pdfTexto completoapplication/pdf685002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/1/001172886.pdf8f8b9dc6aa5ea5d0797e2c5cf9fb0173MD5110183/2619152023-07-10 10:44:33.718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
title O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
spellingShingle O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
Shahin, Pitágoras
Ciências sociais : Ensino
Sociologia
Ensino médio
Professor
Prática de ensino
Sociology
High school
Teacher
Teaching practices
title_short O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
title_full O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
title_fullStr O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
title_full_unstemmed O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
title_sort O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
author Shahin, Pitágoras
author_facet Shahin, Pitágoras
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shahin, Pitágoras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comunello, Felipe José
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Abalos Junior, Jose Luis
contributor_str_mv Comunello, Felipe José
Abalos Junior, Jose Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Sociologia
Ensino médio
Professor
Prática de ensino
topic Ciências sociais : Ensino
Sociologia
Ensino médio
Professor
Prática de ensino
Sociology
High school
Teacher
Teaching practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology
High school
Teacher
Teaching practices
description A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. O professor no ambiente da sala de aula precisa criar situações que apresentem problemas para serem trabalhados com seus alunos, envolvendo o confronto entre o ponto de vista e a discussão entre seus alunos. Nesse momento a investigação do conflito entre os alunos devem ser mediadas pelo professor. A investigação estimula a troca de saberes entre os educandos e favorece uma visão crítica do conhecimento que está sendo adquirido na escola. Tanto os alunos como os professores pensam, leem, questionam suas próprias ideias e interagem com seus colegas, compartilhando suas inseguranças, tornando esta interação enriquecida de ambos os lados. O professor de Sociologia precisa oportunizar situações de inovação e criatividade envolvendo os discentes, favorecendo desta maneira o processo de diálogo e construção do conhecimento, aliado ao pensamento crítico, criativo e transformador que tenha como foco a aprendizagem significativa, ligada aos interesses dos alunos e articulada com problemas reais que se apresentam na sociedade. O ensino tem que estar centrado em situações de aprendizagem e ter o intuito de desafiar aluno e professor a investigar e pesquisar superando os desafios e propiciando espaços para que individualmente e coletivamente seja construindo o conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:28:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261915
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172886
url http://hdl.handle.net/10183/261915
identifier_str_mv 001172886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/2/001172886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/1/001172886.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 20d605a776f15f3febb4d95ff7e6754a
8f8b9dc6aa5ea5d0797e2c5cf9fb0173
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447344734273536