O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261915 |
Resumo: | A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. O professor no ambiente da sala de aula precisa criar situações que apresentem problemas para serem trabalhados com seus alunos, envolvendo o confronto entre o ponto de vista e a discussão entre seus alunos. Nesse momento a investigação do conflito entre os alunos devem ser mediadas pelo professor. A investigação estimula a troca de saberes entre os educandos e favorece uma visão crítica do conhecimento que está sendo adquirido na escola. Tanto os alunos como os professores pensam, leem, questionam suas próprias ideias e interagem com seus colegas, compartilhando suas inseguranças, tornando esta interação enriquecida de ambos os lados. O professor de Sociologia precisa oportunizar situações de inovação e criatividade envolvendo os discentes, favorecendo desta maneira o processo de diálogo e construção do conhecimento, aliado ao pensamento crítico, criativo e transformador que tenha como foco a aprendizagem significativa, ligada aos interesses dos alunos e articulada com problemas reais que se apresentam na sociedade. O ensino tem que estar centrado em situações de aprendizagem e ter o intuito de desafiar aluno e professor a investigar e pesquisar superando os desafios e propiciando espaços para que individualmente e coletivamente seja construindo o conhecimento. |
id |
UFRGS-2_80778f10e3fc51cf8f16c55d1b2803c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261915 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Shahin, PitágorasComunello, Felipe JoséAbalos Junior, Jose Luis2023-07-10T10:28:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/261915001172886A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. O professor no ambiente da sala de aula precisa criar situações que apresentem problemas para serem trabalhados com seus alunos, envolvendo o confronto entre o ponto de vista e a discussão entre seus alunos. Nesse momento a investigação do conflito entre os alunos devem ser mediadas pelo professor. A investigação estimula a troca de saberes entre os educandos e favorece uma visão crítica do conhecimento que está sendo adquirido na escola. Tanto os alunos como os professores pensam, leem, questionam suas próprias ideias e interagem com seus colegas, compartilhando suas inseguranças, tornando esta interação enriquecida de ambos os lados. O professor de Sociologia precisa oportunizar situações de inovação e criatividade envolvendo os discentes, favorecendo desta maneira o processo de diálogo e construção do conhecimento, aliado ao pensamento crítico, criativo e transformador que tenha como foco a aprendizagem significativa, ligada aos interesses dos alunos e articulada com problemas reais que se apresentam na sociedade. O ensino tem que estar centrado em situações de aprendizagem e ter o intuito de desafiar aluno e professor a investigar e pesquisar superando os desafios e propiciando espaços para que individualmente e coletivamente seja construindo o conhecimento.The current situation of Sociology in the school curriculum requires a close look at those responsible for the production of knowledge, which will be part of, at least in terms of the content that will appear in the discipline's classes aimed at high school students. In this sense, it is noteworthy the fact that the area of Social Sciences has not focused on the subject of teaching Sociology in school education, leaving more space for the area of Education to carry out this study. In this work, some issues related to the teaching of Sociology at school level will be presented. The teacher in the classroom environment needs to create situations that present problems to be worked on by his students, involving the confrontation between the point of view and the discussion among his students. At that moment, the investigation of the conflict between the students must be mediated by the teacher. The investigation encourages the exchange of knowledge among students and favors a critical view of the knowledge being acquired at school. Both students and teachers think, read, question their own ideas and interact with their colleagues, sharing their insecurities, making this interaction enriched on both sides. The Sociology teacher needs to provide opportunities for innovation and creativity involving students, thus favoring the process of dialogue and knowledge construction, combined with critical, creative and transformative thinking that focuses on meaningful learning, linked to the interests of students and articulated with real problems that arise in society. Teaching has to be centered on learning situations and have the intention of challenging students and teachers to investigate and research, overcoming challenges and providing spaces for them to build knowledge individually and collectively.application/pdfporCiências sociais : EnsinoSociologiaEnsino médioProfessorPrática de ensinoSociologyHigh schoolTeacherTeaching practicesO ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172886.pdf.txt001172886.pdf.txtExtracted Texttext/plain98023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/2/001172886.pdf.txt20d605a776f15f3febb4d95ff7e6754aMD52ORIGINAL001172886.pdfTexto completoapplication/pdf685002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/1/001172886.pdf8f8b9dc6aa5ea5d0797e2c5cf9fb0173MD5110183/2619152023-07-10 10:44:33.718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina |
title |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina |
spellingShingle |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina Shahin, Pitágoras Ciências sociais : Ensino Sociologia Ensino médio Professor Prática de ensino Sociology High school Teacher Teaching practices |
title_short |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina |
title_full |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina |
title_fullStr |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina |
title_full_unstemmed |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina |
title_sort |
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina |
author |
Shahin, Pitágoras |
author_facet |
Shahin, Pitágoras |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shahin, Pitágoras |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comunello, Felipe José |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Abalos Junior, Jose Luis |
contributor_str_mv |
Comunello, Felipe José Abalos Junior, Jose Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais : Ensino Sociologia Ensino médio Professor Prática de ensino |
topic |
Ciências sociais : Ensino Sociologia Ensino médio Professor Prática de ensino Sociology High school Teacher Teaching practices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology High school Teacher Teaching practices |
description |
A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. O professor no ambiente da sala de aula precisa criar situações que apresentem problemas para serem trabalhados com seus alunos, envolvendo o confronto entre o ponto de vista e a discussão entre seus alunos. Nesse momento a investigação do conflito entre os alunos devem ser mediadas pelo professor. A investigação estimula a troca de saberes entre os educandos e favorece uma visão crítica do conhecimento que está sendo adquirido na escola. Tanto os alunos como os professores pensam, leem, questionam suas próprias ideias e interagem com seus colegas, compartilhando suas inseguranças, tornando esta interação enriquecida de ambos os lados. O professor de Sociologia precisa oportunizar situações de inovação e criatividade envolvendo os discentes, favorecendo desta maneira o processo de diálogo e construção do conhecimento, aliado ao pensamento crítico, criativo e transformador que tenha como foco a aprendizagem significativa, ligada aos interesses dos alunos e articulada com problemas reais que se apresentam na sociedade. O ensino tem que estar centrado em situações de aprendizagem e ter o intuito de desafiar aluno e professor a investigar e pesquisar superando os desafios e propiciando espaços para que individualmente e coletivamente seja construindo o conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:28:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261915 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172886 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261915 |
identifier_str_mv |
001172886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/2/001172886.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261915/1/001172886.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20d605a776f15f3febb4d95ff7e6754a 8f8b9dc6aa5ea5d0797e2c5cf9fb0173 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447344734273536 |