Uso de recursos tecnológicos no ensino de matemática para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Melina Trentin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201756
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como o uso de recursos tecnológicos contribui no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por alunos com deficiência visual. Para isso, discorre-se sobre a legislação referente ao tema da inclusão quanto a políticas inclusivas, formação de professores e deficiência visual. Também, discute-se sobre o ensino de Matemática para alunos com deficiência visual, abordagens e recursos. Apresentase recursos tecnológicos voltados ao ensino de Matemática para deficientes visuais. Para a realização deste trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e a pesquisa de campo pautada num estudo de caso. Os sujeitos participantes do estudo foram constituídos por pessoas com deficiência visual que frequentam uma instituição de apoio especializada em um município no interior do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada com esses sujeitos. Por meio da entrevista, buscou-se discorrer sobre o ensino de Matemática na escola regular, se recursos tecnológicos eram utilizados e como isto ocorria. Ainda, de que forma os entrevistados acreditam que recursos tecnológicos podem ser utilizados na aula de Matemática e quais características devem apresentar. A partir da análise dos dados, aliada aos discursos dos entrevistados e à luz do embasamento teórico, verificou-se que o uso dos recursos tecnológicos ainda é restrito em função da escassez de materiais e do desconhecimento. Ainda assim, o uso das tecnologias é visto com grande potencial, pela autonomia e acessibilidade que podem proporcionar e superar limitações. Assim, tendem a contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, desde que o professor tenha conhecimento e formação sobre os recursos.
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