A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Kályton Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193735
Resumo: O presente trabalho refere-se à particularidade da intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem. Para compor a fundamentação teórica, foram feitos deslocamentos de noções da linguística da enunciação benvenistiana e da clínica de linguagem. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como delineamento qualitativo descritivo retrospectivo de noções pertinentes à intervenção fonoaudiológica, bem como transcrição e análise de cunho enunciativo de um recorte de uma cena clínica. Não se trata, portanto, de um estudo de caso. Mais especificamente, analisamos a particularidade do sintoma de linguagem que apresenta assimetria significante. A unidade de análise é o diálogo pela via do brincar. As categorias de análise articulam-se entre a semantização, a significação e a sintagmatização a partir da noção de assimetria significante que surge na fala do paciente. Trabalharemos com a noção de escuta terapêutica que supõe sentido para aquilo que o sujeito enunciou. Nessa perspectiva, a intervenção atua na co-referência. Além disso, reflexões oriundas da clínica psicanalítica contribuirão para as noções aqui tratadas sobre clínica e sujeito. Por fim, os encaminhamentos deste trabalho demonstrarão as implicações pertinentes à intervenção fonoaudiológica em pacientes com falas sintomáticas no âmbito da clínica de linguagem. Destacaremos os efeitos de uma intervenção a partir da escuta terapêutica da fala do paciente em relação à posição que ambos, terapeuta e paciente, ocupam enquanto falantes na instância de discurso.
id UFRGS-2_80e2adb1c3c739b14340ac6e5977bcb9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193735
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Resende, Kályton CarvalhoMilano, Luiza Ely2019-05-03T02:34:34Z2018http://hdl.handle.net/10183/193735001093062O presente trabalho refere-se à particularidade da intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem. Para compor a fundamentação teórica, foram feitos deslocamentos de noções da linguística da enunciação benvenistiana e da clínica de linguagem. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como delineamento qualitativo descritivo retrospectivo de noções pertinentes à intervenção fonoaudiológica, bem como transcrição e análise de cunho enunciativo de um recorte de uma cena clínica. Não se trata, portanto, de um estudo de caso. Mais especificamente, analisamos a particularidade do sintoma de linguagem que apresenta assimetria significante. A unidade de análise é o diálogo pela via do brincar. As categorias de análise articulam-se entre a semantização, a significação e a sintagmatização a partir da noção de assimetria significante que surge na fala do paciente. Trabalharemos com a noção de escuta terapêutica que supõe sentido para aquilo que o sujeito enunciou. Nessa perspectiva, a intervenção atua na co-referência. Além disso, reflexões oriundas da clínica psicanalítica contribuirão para as noções aqui tratadas sobre clínica e sujeito. Por fim, os encaminhamentos deste trabalho demonstrarão as implicações pertinentes à intervenção fonoaudiológica em pacientes com falas sintomáticas no âmbito da clínica de linguagem. Destacaremos os efeitos de uma intervenção a partir da escuta terapêutica da fala do paciente em relação à posição que ambos, terapeuta e paciente, ocupam enquanto falantes na instância de discurso.The present work refers to the particularity of speech-language intervention through listening to symptomatic speech in the language clinic. In order to compose our theoretical foundation, the linguistics of the Benvenistian enunciation and the language clinic were employed. The research methodology is of a qualitative, descriptive, retrospective design of notions pertinent to speech-language intervention, and also involved the transcription and analysis of enunciations sourced from of a real clinical scene. It is not, therefore, a case study. More specifically, we analyze the particularity of language symptoms that present significant asymmetry. The unit of analysis is dialogue through play. The categories of analysis are articulated between semantization, meaning and syntagmatization, based on the notion that significant asymmetry arises in the patient's speech. We will work with the notion of therapeutic listening that assumes meaning in what the subject has enunciated. From this perspective, intervention constitutes listening / co-referencing. In addition, reflections from the psychoanalytic clinic will contribute to the notions discussed here about clinic and subject. Finally, the guidelines of this work will demonstrate the pertinent implications for speechlanguage intervention in patients with symptomatic speech in the context of the language clinic. We will emphasize the effects of an intervention through the therapeutic listening of the patient's speech and relate them to the positions that therapist and patient occupy as speakers in the speech instance.application/pdfporIntervençãoEnunciaçãoFonoaudiologiaDistúrbios da linguagemInterventionSpeech therapyListeningSymptomatic speechClinic of languageenA intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2018Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093062.pdf.txt001093062.pdf.txtExtracted Texttext/plain140950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193735/2/001093062.pdf.txtbf86abbe8cf5a2d8f771904c75b919d8MD52ORIGINAL001093062.pdfTexto completoapplication/pdf994488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193735/1/001093062.pdf65306b0ae308fedb1e46e0f87bf90eceMD5110183/1937352022-11-11 05:48:21.211499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-11T07:48:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
title A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
spellingShingle A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
Resende, Kályton Carvalho
Intervenção
Enunciação
Fonoaudiologia
Distúrbios da linguagem
Intervention
Speech therapy
Listening
Symptomatic speech
Clinic of languageen
title_short A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
title_full A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
title_fullStr A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
title_full_unstemmed A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
title_sort A intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem
author Resende, Kályton Carvalho
author_facet Resende, Kályton Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Kályton Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milano, Luiza Ely
contributor_str_mv Milano, Luiza Ely
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção
Enunciação
Fonoaudiologia
Distúrbios da linguagem
topic Intervenção
Enunciação
Fonoaudiologia
Distúrbios da linguagem
Intervention
Speech therapy
Listening
Symptomatic speech
Clinic of languageen
dc.subject.eng.fl_str_mv Intervention
Speech therapy
Listening
Symptomatic speech
Clinic of languageen
description O presente trabalho refere-se à particularidade da intervenção fonoaudiológica a partir da escuta de falas sintomáticas na clínica de linguagem. Para compor a fundamentação teórica, foram feitos deslocamentos de noções da linguística da enunciação benvenistiana e da clínica de linguagem. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como delineamento qualitativo descritivo retrospectivo de noções pertinentes à intervenção fonoaudiológica, bem como transcrição e análise de cunho enunciativo de um recorte de uma cena clínica. Não se trata, portanto, de um estudo de caso. Mais especificamente, analisamos a particularidade do sintoma de linguagem que apresenta assimetria significante. A unidade de análise é o diálogo pela via do brincar. As categorias de análise articulam-se entre a semantização, a significação e a sintagmatização a partir da noção de assimetria significante que surge na fala do paciente. Trabalharemos com a noção de escuta terapêutica que supõe sentido para aquilo que o sujeito enunciou. Nessa perspectiva, a intervenção atua na co-referência. Além disso, reflexões oriundas da clínica psicanalítica contribuirão para as noções aqui tratadas sobre clínica e sujeito. Por fim, os encaminhamentos deste trabalho demonstrarão as implicações pertinentes à intervenção fonoaudiológica em pacientes com falas sintomáticas no âmbito da clínica de linguagem. Destacaremos os efeitos de uma intervenção a partir da escuta terapêutica da fala do paciente em relação à posição que ambos, terapeuta e paciente, ocupam enquanto falantes na instância de discurso.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-03T02:34:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193735
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093062
url http://hdl.handle.net/10183/193735
identifier_str_mv 001093062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193735/2/001093062.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193735/1/001093062.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf86abbe8cf5a2d8f771904c75b919d8
65306b0ae308fedb1e46e0f87bf90ece
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573092364288