Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamarra, Mariana Dann
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261951
Resumo: O presente trabalho aborda o trabalho com grupo terapêutico na Fonoaudiologia sob a perspectiva da Teoria Enunciativa do linguista Émile Benveniste, associada à uma noção de escuta. O objetivo do trabalho é propor uma abordagem de trabalho em grupo a partir dos pressupostos teóricos da Teoria da Enunciação. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, que acompanha longitudinalmente o trabalho de um grupo terapêutico em um estágio curricular do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados foram retirados de recortes de relatos dos encontros do grupo, sendo as análises direcionadas especialmente a um dos participantes, designado de participante acompanhado. Observamos, a partir das análises, uma nítida mudança por parte do participante acompanhado ao longo dos encontros do grupo, que passou a reconhecer-se e ser reconhecido no seu lugar de fala. Foi demonstrado, portanto, que a utilização de um referencial teórico na condução de um trabalho em grupo na terapia fonoaudiológica, que oferece um espaço de enunciação e de escuta, favoreceu a apropriação da língua por parte dos participantes, fazendo com que eles se constituíssem plenamente enquanto sujeitos na linguagem; percebemos também a importância do trabalho com grupos terapêuticos na formação clínica das terapeutas que coordenaram o grupo.
id UFRGS-2_58d2ce7da525ed998e73086bab9602d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261951
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gamarra, Mariana DannCardoso, Jefferson Lopes2023-07-11T03:28:24Z2022http://hdl.handle.net/10183/261951001171745O presente trabalho aborda o trabalho com grupo terapêutico na Fonoaudiologia sob a perspectiva da Teoria Enunciativa do linguista Émile Benveniste, associada à uma noção de escuta. O objetivo do trabalho é propor uma abordagem de trabalho em grupo a partir dos pressupostos teóricos da Teoria da Enunciação. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, que acompanha longitudinalmente o trabalho de um grupo terapêutico em um estágio curricular do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados foram retirados de recortes de relatos dos encontros do grupo, sendo as análises direcionadas especialmente a um dos participantes, designado de participante acompanhado. Observamos, a partir das análises, uma nítida mudança por parte do participante acompanhado ao longo dos encontros do grupo, que passou a reconhecer-se e ser reconhecido no seu lugar de fala. Foi demonstrado, portanto, que a utilização de um referencial teórico na condução de um trabalho em grupo na terapia fonoaudiológica, que oferece um espaço de enunciação e de escuta, favoreceu a apropriação da língua por parte dos participantes, fazendo com que eles se constituíssem plenamente enquanto sujeitos na linguagem; percebemos também a importância do trabalho com grupos terapêuticos na formação clínica das terapeutas que coordenaram o grupo.This paper approaches the therapeutic groups in Speech Therapy from the perspective of the Enunciative Theory of the linguist Émile Benveniste, associated with a notion of listening. The purpose of the study is to reflect on the place of enunciation and listening that the therapeutic group gives to its participants.This is a descriptive qualitative study, which longitudinally follows the work of a therapeutic group in a curricular internship of the Speech Therapy course at the Federal University of Rio Grande do Sul. The data are taken from clippings of reports of the group meetings, analyzing especially one of the participants, designated as accompanied participant. We observed, from the analyses, a movement of the accompanied participant throughout the group meetings, starting to assume his place of speech. It was shown, from the analysis, that the use of a theoretical referential in the conduction of group work in speech therapy, which offers a space for enunciation and listening, favored the appropriation of language by the speakers, causing them to constitute themselves as subjects in language. We also realized the importance of therapeutic groups in the clinical training of the therapists who coordinated the group.application/pdfporFonoaudiologiaTrabalho em grupoPrática clínicaEnunciaçãoLinguagemSpeech therapyTherapeutic groupEnunciationLanguageListeningGrupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escutainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2022Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171745.pdf.txt001171745.pdf.txtExtracted Texttext/plain70702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261951/2/001171745.pdf.txt472089de68b5160c0ce5678ccd2296c5MD52ORIGINAL001171745.pdfTexto completoapplication/pdf875222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261951/1/001171745.pdfed000b9f48453f7b11c1c8402ffb368bMD5110183/2619512023-07-12 03:33:48.3871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261951Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T06:33:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
title Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
spellingShingle Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
Gamarra, Mariana Dann
Fonoaudiologia
Trabalho em grupo
Prática clínica
Enunciação
Linguagem
Speech therapy
Therapeutic group
Enunciation
Language
Listening
title_short Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
title_full Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
title_fullStr Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
title_full_unstemmed Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
title_sort Grupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escuta
author Gamarra, Mariana Dann
author_facet Gamarra, Mariana Dann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamarra, Mariana Dann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Jefferson Lopes
contributor_str_mv Cardoso, Jefferson Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Trabalho em grupo
Prática clínica
Enunciação
Linguagem
topic Fonoaudiologia
Trabalho em grupo
Prática clínica
Enunciação
Linguagem
Speech therapy
Therapeutic group
Enunciation
Language
Listening
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech therapy
Therapeutic group
Enunciation
Language
Listening
description O presente trabalho aborda o trabalho com grupo terapêutico na Fonoaudiologia sob a perspectiva da Teoria Enunciativa do linguista Émile Benveniste, associada à uma noção de escuta. O objetivo do trabalho é propor uma abordagem de trabalho em grupo a partir dos pressupostos teóricos da Teoria da Enunciação. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, que acompanha longitudinalmente o trabalho de um grupo terapêutico em um estágio curricular do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados foram retirados de recortes de relatos dos encontros do grupo, sendo as análises direcionadas especialmente a um dos participantes, designado de participante acompanhado. Observamos, a partir das análises, uma nítida mudança por parte do participante acompanhado ao longo dos encontros do grupo, que passou a reconhecer-se e ser reconhecido no seu lugar de fala. Foi demonstrado, portanto, que a utilização de um referencial teórico na condução de um trabalho em grupo na terapia fonoaudiológica, que oferece um espaço de enunciação e de escuta, favoreceu a apropriação da língua por parte dos participantes, fazendo com que eles se constituíssem plenamente enquanto sujeitos na linguagem; percebemos também a importância do trabalho com grupos terapêuticos na formação clínica das terapeutas que coordenaram o grupo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-11T03:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261951
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171745
url http://hdl.handle.net/10183/261951
identifier_str_mv 001171745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261951/2/001171745.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261951/1/001171745.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 472089de68b5160c0ce5678ccd2296c5
ed000b9f48453f7b11c1c8402ffb368b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224664350982144