Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perondi, Maurício
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220875
Resumo: Este trabalho se propõe a responder à questão: é possível realizar uma pesquisa científica que utilize uma metodologia participativa, envolvendo jovens como sujeitos ativos na investigação? A partir desta problematização são discutidos pressupostos das ciências humanas em que, tradicionalmente, os trabalhos científicos que realizam pesquisa com jovens tendem a desenvolver perspectivas verticalizadas em que o pesquisador é sujeito e os participantes são constituídos apenas como objeto. Parte-se de uma fundamentação teórica ancorada em autores tais como Feixa (2006), Melucci (2005), Pais (2003) e Sposito (2009), que ressaltam a importância de se realizar pesquisas “com os jovens” e não apenas “sobre os jovens”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em narrativas juvenis, inspirada em Niewiadomski e Takeuti (2009), através da organização de um curso com jovens de quatro organizações sociais que trabalham com jovens, a partir de quatro temas: ecologia, étnico-racial, educação popular e violência. Estes jovens realizaram formação sobre a temática da pesquisa e tiveram capacitação técnica para o seu desenvolvimento. Foram situados como sujeitos ativos na realização do trabalho de campo, contribuindo com a produção das narrativas de outros jovens, integrantes dos coletivos em que participavam. Os resultados do trabalho evidenciaram que é possível desenvolver uma pesquisa de forma participativa e que o processo formativo realizado, juntamente com a atuação efetiva, contribuíu para a formação dos jovens, ampliando os seus repertórios educativos e sociais e possibilitando o aprendizado de como realizar pesquisas acadêmicas. Além disso, destacaram que se sentiram valorizados e com grande autonomia para conduzir os processos da investigação.
id UFRGS-2_815e0d7c3e073796904e86e4bd71b9ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220875
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Perondi, Maurício2021-05-13T04:27:13Z20212237-1648http://hdl.handle.net/10183/220875001122999Este trabalho se propõe a responder à questão: é possível realizar uma pesquisa científica que utilize uma metodologia participativa, envolvendo jovens como sujeitos ativos na investigação? A partir desta problematização são discutidos pressupostos das ciências humanas em que, tradicionalmente, os trabalhos científicos que realizam pesquisa com jovens tendem a desenvolver perspectivas verticalizadas em que o pesquisador é sujeito e os participantes são constituídos apenas como objeto. Parte-se de uma fundamentação teórica ancorada em autores tais como Feixa (2006), Melucci (2005), Pais (2003) e Sposito (2009), que ressaltam a importância de se realizar pesquisas “com os jovens” e não apenas “sobre os jovens”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em narrativas juvenis, inspirada em Niewiadomski e Takeuti (2009), através da organização de um curso com jovens de quatro organizações sociais que trabalham com jovens, a partir de quatro temas: ecologia, étnico-racial, educação popular e violência. Estes jovens realizaram formação sobre a temática da pesquisa e tiveram capacitação técnica para o seu desenvolvimento. Foram situados como sujeitos ativos na realização do trabalho de campo, contribuindo com a produção das narrativas de outros jovens, integrantes dos coletivos em que participavam. Os resultados do trabalho evidenciaram que é possível desenvolver uma pesquisa de forma participativa e que o processo formativo realizado, juntamente com a atuação efetiva, contribuíu para a formação dos jovens, ampliando os seus repertórios educativos e sociais e possibilitando o aprendizado de como realizar pesquisas acadêmicas. Além disso, destacaram que se sentiram valorizados e com grande autonomia para conduzir os processos da investigação.This work aims to answer the question: is it possible to carry out scientific research that uses a participatory methodology, involving young people as active subjects in the investigation? From this problematization, assumptions of the human sciences are discussed in which, traditionally, scientific works that carry out research with young people tend to develop vertical perspectives in which the researcher is subject and the participants are constituted only as an object. It starts from a theoretical foundation anchored in authors such as Feixa (2006), Melucci (2005), Pais (2003) and Sposito (2009), who emphasize the importance of conducting research “with young people” and not just “about young people". A qualitative research based on youth narratives was developed, inspired by Niewiadomski and Takeuti (2009), through the organization of a course with young people from four social organizations that work with young people, based on four themes: ecology, ethnic-racial, education popular and violence. These young people underwent training on the theme of research and had technical training for its development. They were placed as active subjects in carrying out the fieldwork, contributing to the production of the narratives of other young people, members of the collectives in which they participated. The results of the work showed that it is possible to develop research in a participatory manner and that the training process carried out together with the effective performance, contributed to the training of young people, expanding their educational and social repertoires and enabling the learning of how to conduct academic research. In addition, they highlighted that they felt valued and with great autonomy to conduct the investigation processes.application/pdfporEducação, Cultura e sociedade. Mato Grosso, MT. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 103-118JuventudeNarrativaYouthsParticipatory methodologyYouth NarrativesEducationPossibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovensPossibilities of constructing a participative research methodology with young people info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122999.pdf.txt001122999.pdf.txtExtracted Texttext/plain41648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220875/2/001122999.pdf.txtffa763438472ee945eb645a1799e14adMD52ORIGINAL001122999.pdfTexto completoapplication/pdf365538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220875/1/001122999.pdf20f309a8850ef66355e811fc255ac668MD5110183/2208752023-03-29 03:25:26.174687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-29T06:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possibilities of constructing a participative research methodology with young people
title Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
spellingShingle Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
Perondi, Maurício
Juventude
Narrativa
Youths
Participatory methodology
Youth Narratives
Education
title_short Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
title_full Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
title_fullStr Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
title_full_unstemmed Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
title_sort Possibilidades de construção de uma metodologia participativa de pesquisa com jovens
author Perondi, Maurício
author_facet Perondi, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perondi, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Narrativa
topic Juventude
Narrativa
Youths
Participatory methodology
Youth Narratives
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Youths
Participatory methodology
Youth Narratives
Education
description Este trabalho se propõe a responder à questão: é possível realizar uma pesquisa científica que utilize uma metodologia participativa, envolvendo jovens como sujeitos ativos na investigação? A partir desta problematização são discutidos pressupostos das ciências humanas em que, tradicionalmente, os trabalhos científicos que realizam pesquisa com jovens tendem a desenvolver perspectivas verticalizadas em que o pesquisador é sujeito e os participantes são constituídos apenas como objeto. Parte-se de uma fundamentação teórica ancorada em autores tais como Feixa (2006), Melucci (2005), Pais (2003) e Sposito (2009), que ressaltam a importância de se realizar pesquisas “com os jovens” e não apenas “sobre os jovens”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em narrativas juvenis, inspirada em Niewiadomski e Takeuti (2009), através da organização de um curso com jovens de quatro organizações sociais que trabalham com jovens, a partir de quatro temas: ecologia, étnico-racial, educação popular e violência. Estes jovens realizaram formação sobre a temática da pesquisa e tiveram capacitação técnica para o seu desenvolvimento. Foram situados como sujeitos ativos na realização do trabalho de campo, contribuindo com a produção das narrativas de outros jovens, integrantes dos coletivos em que participavam. Os resultados do trabalho evidenciaram que é possível desenvolver uma pesquisa de forma participativa e que o processo formativo realizado, juntamente com a atuação efetiva, contribuíu para a formação dos jovens, ampliando os seus repertórios educativos e sociais e possibilitando o aprendizado de como realizar pesquisas acadêmicas. Além disso, destacaram que se sentiram valorizados e com grande autonomia para conduzir os processos da investigação.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:27:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220875
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-1648
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122999
identifier_str_mv 2237-1648
001122999
url http://hdl.handle.net/10183/220875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação, Cultura e sociedade. Mato Grosso, MT. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 103-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220875/2/001122999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220875/1/001122999.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa763438472ee945eb645a1799e14ad
20f309a8850ef66355e811fc255ac668
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016784715776