Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31617 |
Resumo: | Atualmente, o ensino de matrizes tende a enfatizar o uso de matrizes pequenas, adequadas para o cálculo manual. Este trabalho propõe uma abordagem baseada em tecnologia, usando recursos de informática como planilhas eletrônicas e applets disponíveis na Internet, a fim de permitir a exploração de matrizes maiores, além o uso do Algoritmo de Escalonamento para resolver Sistemas Lineares, e de conexão com a Teoria dos Grafos, com aplicações reais para cada um desses tópicos. Usamos a Abordagem Incorporada como principal ferramenta teórica. |
id |
UFRGS-2_81920073dfa71bbd1e18148dcf227f39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31617 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borba, Elizandro MaxTrevisan, Vilmar2011-09-03T06:01:33Z2011http://hdl.handle.net/10183/31617000784022Atualmente, o ensino de matrizes tende a enfatizar o uso de matrizes pequenas, adequadas para o cálculo manual. Este trabalho propõe uma abordagem baseada em tecnologia, usando recursos de informática como planilhas eletrônicas e applets disponíveis na Internet, a fim de permitir a exploração de matrizes maiores, além o uso do Algoritmo de Escalonamento para resolver Sistemas Lineares, e de conexão com a Teoria dos Grafos, com aplicações reais para cada um desses tópicos. Usamos a Abordagem Incorporada como principal ferramenta teórica.Currently, the teaching of matrices tends to emphasize the use of small matrices, suitable for manual calculation. This work proposes a technology-based approach using information resources such as electronic spreadsheets and web applets, in order to allow the exploration of bigger matrices, as well as the use of the Echelon Algorithm to solve Linear Systems, and connections with Graph Theory, with real-world applications for each of these topics. Here we use the Embodied Approach as main theoretical tool.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoMatrizesSistemas linearesMathematics teaching and learningMatricesLinear systemsGraph theoryEmbodied approachMathematicsTechnologyUma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784022.pdf.txt000784022.pdf.txtExtracted Texttext/plain64970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31617/2/000784022.pdf.txt8453871bb6772f05f416f2a80a50cef6MD52ORIGINAL000784022.pdf000784022.pdfTexto completoapplication/pdf1676806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31617/1/000784022.pdf0543ec5d1df5f0c75f5aa2e59bd0992fMD51THUMBNAIL000784022.pdf.jpg000784022.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31617/3/000784022.pdf.jpg0371163549a63019a4c0c9314b5cbf55MD5310183/316172018-10-10 07:45:01.168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia |
title |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia Borba, Elizandro Max Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Matrizes Sistemas lineares Mathematics teaching and learning Matrices Linear systems Graph theory Embodied approach Mathematics Technology |
title_short |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia |
title_full |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia |
title_sort |
Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia |
author |
Borba, Elizandro Max |
author_facet |
Borba, Elizandro Max |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Elizandro Max |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trevisan, Vilmar |
contributor_str_mv |
Trevisan, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Matrizes Sistemas lineares |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Matrizes Sistemas lineares Mathematics teaching and learning Matrices Linear systems Graph theory Embodied approach Mathematics Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics teaching and learning Matrices Linear systems Graph theory Embodied approach Mathematics Technology |
description |
Atualmente, o ensino de matrizes tende a enfatizar o uso de matrizes pequenas, adequadas para o cálculo manual. Este trabalho propõe uma abordagem baseada em tecnologia, usando recursos de informática como planilhas eletrônicas e applets disponíveis na Internet, a fim de permitir a exploração de matrizes maiores, além o uso do Algoritmo de Escalonamento para resolver Sistemas Lineares, e de conexão com a Teoria dos Grafos, com aplicações reais para cada um desses tópicos. Usamos a Abordagem Incorporada como principal ferramenta teórica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31617 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784022 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31617 |
identifier_str_mv |
000784022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31617/2/000784022.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31617/1/000784022.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31617/3/000784022.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8453871bb6772f05f416f2a80a50cef6 0543ec5d1df5f0c75f5aa2e59bd0992f 0371163549a63019a4c0c9314b5cbf55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413113221120 |