Gente que ri : o riso em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71625 |
Resumo: | A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor. |
id |
UFRGS-2_82a7b8b848602762c485abb8a379d223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71625 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farenzena, VanessaLulkin, Sérgio Andrés2013-05-17T01:42:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/71625000879623A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor.application/pdfporSala de aulaRisoGente que ri : o riso em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879623.pdf000879623.pdfTexto completoapplication/pdf857521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/1/000879623.pdff67c0b05ca9506573b0f0a9230b6a887MD51TEXT000879623.pdf.txt000879623.pdf.txtExtracted Texttext/plain83187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/2/000879623.pdf.txt8b9c7fe490e982fcfc8c785e28d4e20eMD52THUMBNAIL000879623.pdf.jpg000879623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/3/000879623.pdf.jpgafa40212801d33bc3d4bf7f4d6fe12aaMD5310183/716252018-10-17 07:41:34.881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gente que ri : o riso em sala de aula |
title |
Gente que ri : o riso em sala de aula |
spellingShingle |
Gente que ri : o riso em sala de aula Farenzena, Vanessa Sala de aula Riso |
title_short |
Gente que ri : o riso em sala de aula |
title_full |
Gente que ri : o riso em sala de aula |
title_fullStr |
Gente que ri : o riso em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Gente que ri : o riso em sala de aula |
title_sort |
Gente que ri : o riso em sala de aula |
author |
Farenzena, Vanessa |
author_facet |
Farenzena, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farenzena, Vanessa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
contributor_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula Riso |
topic |
Sala de aula Riso |
description |
A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-17T01:42:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71625 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000879623 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71625 |
identifier_str_mv |
000879623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/1/000879623.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/2/000879623.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/3/000879623.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f67c0b05ca9506573b0f0a9230b6a887 8b9c7fe490e982fcfc8c785e28d4e20e afa40212801d33bc3d4bf7f4d6fe12aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224446729519104 |