Gente que ri : o riso em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farenzena, Vanessa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71625
Resumo: A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor.
id UFRGS-2_82a7b8b848602762c485abb8a379d223
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71625
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farenzena, VanessaLulkin, Sérgio Andrés2013-05-17T01:42:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/71625000879623A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor.application/pdfporSala de aulaRisoGente que ri : o riso em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879623.pdf000879623.pdfTexto completoapplication/pdf857521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/1/000879623.pdff67c0b05ca9506573b0f0a9230b6a887MD51TEXT000879623.pdf.txt000879623.pdf.txtExtracted Texttext/plain83187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/2/000879623.pdf.txt8b9c7fe490e982fcfc8c785e28d4e20eMD52THUMBNAIL000879623.pdf.jpg000879623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/3/000879623.pdf.jpgafa40212801d33bc3d4bf7f4d6fe12aaMD5310183/716252018-10-17 07:41:34.881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gente que ri : o riso em sala de aula
title Gente que ri : o riso em sala de aula
spellingShingle Gente que ri : o riso em sala de aula
Farenzena, Vanessa
Sala de aula
Riso
title_short Gente que ri : o riso em sala de aula
title_full Gente que ri : o riso em sala de aula
title_fullStr Gente que ri : o riso em sala de aula
title_full_unstemmed Gente que ri : o riso em sala de aula
title_sort Gente que ri : o riso em sala de aula
author Farenzena, Vanessa
author_facet Farenzena, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farenzena, Vanessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
contributor_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Riso
topic Sala de aula
Riso
description A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-17T01:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879623
url http://hdl.handle.net/10183/71625
identifier_str_mv 000879623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/1/000879623.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/2/000879623.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71625/3/000879623.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f67c0b05ca9506573b0f0a9230b6a887
8b9c7fe490e982fcfc8c785e28d4e20e
afa40212801d33bc3d4bf7f4d6fe12aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224446729519104