Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula Schmitz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kindel, Eunice Aita Isaia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196337
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar ambiental dos alunos através do contato direto com atividades de elaboração de uma horta e separação dos resíduos sólidos da escola. O campo da Educação Ambiental serviu de alicerce das práticas e das análises. As falas dos estudantes foram registradas e agrupadas em categorias, possibilitando compreender as relações feitas das temáticas trabalhadas em sala de aula com o cotidiano, assim como suas concepç ões sobre resíduos sólidos, ciclagem de nutrientes e alimentação. Os dados mostram o distanciamento dos alunos com o meio ambiente e realçam a necessidade de práticas mais interdisciplinares e contínuas nas escolas. Palavras - chave: Educação Ambiental; hort a escolar; separação de resíduos.
id UFRGS-2_82ef2a9025a2e929b464103de9466001
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196337
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Ana Paula SchmitzKindel, Eunice Aita Isaia2019-06-27T02:36:32Z20191517-1256http://hdl.handle.net/10183/196337001093843O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar ambiental dos alunos através do contato direto com atividades de elaboração de uma horta e separação dos resíduos sólidos da escola. O campo da Educação Ambiental serviu de alicerce das práticas e das análises. As falas dos estudantes foram registradas e agrupadas em categorias, possibilitando compreender as relações feitas das temáticas trabalhadas em sala de aula com o cotidiano, assim como suas concepç ões sobre resíduos sólidos, ciclagem de nutrientes e alimentação. Os dados mostram o distanciamento dos alunos com o meio ambiente e realçam a necessidade de práticas mais interdisciplinares e contínuas nas escolas. Palavras - chave: Educação Ambiental; hort a escolar; separação de resíduos.The following article presents a qualitative research carried out with elementary students of a state public schoo l in Porto Alegre, RS. The objective of this research was to raise students' environmental awareness through direct contact with activities of elaboration of a vegetable garden and separation of the school’s solid waste. The field of Environmental Educatio n served as a foundation for practices and analyzes. The students' speeches were recorded and grouped into categories, making it possible to understand the relationships made between the themes worked in the classroom and their daily lives, as well as thei r conceptions on solid waste, nutrient cycling and nutrition. The results show the students' distance from the environment and highlights the need for more interdisciplinary and continuous practices at schools.El presente artículo presenta una investigación cualitativa, realizada con estudiantes de la Primaria de una escuela de la red pública estatal de Porto Alegre, RS. El trabajo tuvo como objetivo sensibilizar la mirada ambiental de los alumnos a través del contacto directo con actividades de elaboración de una huerta y separación de los residuos sólidos de la escuela. El campo d e la Educación Ambiental sirvió de base de las prácticas y de los análisis. Las palabras de los estudiantes fueron registradas y agrupadas en categorías, posibilitando comprender las relaciones hechas de las temáticas trabajadas en el aula con el cotidiano , así como sus concepciones sobre residuos sólidos, ciclo de nutrientes y alimentación. Los datos muestran el desapego de los alumnos con el medio ambiente y subrayan la necesidad de prácticas más interdisciplinares y continuas en las escuelas.application/pdfporRevista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande. Vol. 36, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 221-241Educação ambientalHorta escolarSeparação de resíduos sólidosEnvironmental educationSchool gardenWaste separationEducación ambientalHuerta escolarSeparación de resíduosSeparação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolarSeparación de residuos y huerta como herramientas de transformación del espacio escolar Waste separation and school garden as school transformation tools info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093843.pdf.txt001093843.pdf.txtExtracted Texttext/plain53727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196337/2/001093843.pdf.txt75f94180b0591eba9b9044a68cbf354bMD52ORIGINAL001093843.pdfTexto completoapplication/pdf814159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196337/1/001093843.pdfcef587b1f7860fb31ad86d33860de87cMD5110183/1963372023-05-11 03:39:56.821282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:39:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Separación de residuos y huerta como herramientas de transformación del espacio escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Waste separation and school garden as school transformation tools
title Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
spellingShingle Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
Rodrigues, Ana Paula Schmitz
Educação ambiental
Horta escolar
Separação de resíduos sólidos
Environmental education
School garden
Waste separation
Educación ambiental
Huerta escolar
Separación de resíduos
title_short Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
title_full Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
title_fullStr Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
title_full_unstemmed Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
title_sort Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
author Rodrigues, Ana Paula Schmitz
author_facet Rodrigues, Ana Paula Schmitz
Kindel, Eunice Aita Isaia
author_role author
author2 Kindel, Eunice Aita Isaia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula Schmitz
Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Horta escolar
Separação de resíduos sólidos
topic Educação ambiental
Horta escolar
Separação de resíduos sólidos
Environmental education
School garden
Waste separation
Educación ambiental
Huerta escolar
Separación de resíduos
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
School garden
Waste separation
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación ambiental
Huerta escolar
Separación de resíduos
description O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar ambiental dos alunos através do contato direto com atividades de elaboração de uma horta e separação dos resíduos sólidos da escola. O campo da Educação Ambiental serviu de alicerce das práticas e das análises. As falas dos estudantes foram registradas e agrupadas em categorias, possibilitando compreender as relações feitas das temáticas trabalhadas em sala de aula com o cotidiano, assim como suas concepç ões sobre resíduos sólidos, ciclagem de nutrientes e alimentação. Os dados mostram o distanciamento dos alunos com o meio ambiente e realçam a necessidade de práticas mais interdisciplinares e contínuas nas escolas. Palavras - chave: Educação Ambiental; hort a escolar; separação de resíduos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-27T02:36:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196337
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-1256
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093843
identifier_str_mv 1517-1256
001093843
url http://hdl.handle.net/10183/196337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande. Vol. 36, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 221-241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196337/2/001093843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196337/1/001093843.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75f94180b0591eba9b9044a68cbf354b
cef587b1f7860fb31ad86d33860de87c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970195435520