Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula Schmitz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198234
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar dos/as alunos/as com a transformação de parte do ambiente escolar em um lugar mais aconchegante por meio da elaboração de uma horta e com a separação dos resíduos sólidos da escola, tendo o campo da Educação Ambiental como alicerce das práticas e das análises. As falas dos/as estudantes foram registradas e problematizadas, possibilitando compreender se estabelecem relações com as temáticas trabalhadas em sala de aula e quais são suas preconcepções sobre os resíduos sólidos, sobre a ciclagem de nutrientes, sobre os vegetais e sobre sua própria alimentação. Os dados mostram a necessidade de práticas mais interdisciplinares e contínuas.
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