Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Éder José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147942
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de questionamentos e de inquietações vividas no âmbito escolar e na Formação Inicial de Professores. Tem por objetivo: Compreender como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida em Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados, através da perspectiva de docentes. Tomando como base a “Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio”, implementada na Rede Estadual de Ensino, desde 2011, a partir de uma Reestruturação Curricular, emergem inquietações que se configuraram no seguinte problema de pesquisa: “Como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida nas Áreas das Linguagens nas Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados a partir da interdisciplinaridade?”. Na expectativa de compreensão da configuração das aulas de Educação Física, atualmente inserida na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, optei em realizar um Estudo de Caso em uma Escola Estadual. O trabalho de campo teve duração de 10 meses e os procedimentos para obtenção de informação utilizados na pesquisa foram: Entrevista, Diário de Campo, Observações Participantes e Análise Documental. As análises e as interpretações da pesquisa foram organizadas em três categorias, a saber: Seminários Integrados e Interdisciplinaridade: Pesquisa como Principio Pedagógico; A Educação Física No Ensino Médio Politécnico; Formação Inicial Em Educação Física: Aprendizagens Construídas com a Pesquisa. O acompanhamento das aulas de Educação Física da escola pesquisada, e, especialmente as observações da organização dos Seminários Integrados em uma turma do Ensino Médio me possibilitam dizer que existe uma real necessidade de compreensão da Proposta por parte do corpo docente, que, atualmente, desempenha uma tradução/apropriação desta, de acordo com as reais condições do contexto escolar. Outro fator que emerge a partir deste Trabalho, trata da constatação da utilização da Pesquisa enquanto princípio pedagógico nos Seminários Integrados, assim como, nas aulas de Educação Física. Do mesmo modo, foi possível observar que a inserção da Educação Física na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tem se ilustrado mais no desenvolvimento e na aproximação das temáticas dos Seminários Integrados, do que nas aulas deste Componente Curricular. Desta forma, compreendo que o presente Trabalho pode contribuir com a Formação Inicial no Curso de Educação Física, por apresentar informações e reflexões pertinentes do atual cenário de uma das instituições estaduais que aderiram às transformações curriculares no Ensino Médio Politécnico, oferecendo ao licenciando, um olhar mais próximo da realidade escolar.
id UFRGS-2_837f85d66fbc5c7ea12b6fa6ae529073
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147942
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Müller, Éder JoséSilva, Lisandra Oliveira e2016-09-07T02:13:25Z2016http://hdl.handle.net/10183/147942001001192Este Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de questionamentos e de inquietações vividas no âmbito escolar e na Formação Inicial de Professores. Tem por objetivo: Compreender como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida em Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados, através da perspectiva de docentes. Tomando como base a “Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio”, implementada na Rede Estadual de Ensino, desde 2011, a partir de uma Reestruturação Curricular, emergem inquietações que se configuraram no seguinte problema de pesquisa: “Como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida nas Áreas das Linguagens nas Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados a partir da interdisciplinaridade?”. Na expectativa de compreensão da configuração das aulas de Educação Física, atualmente inserida na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, optei em realizar um Estudo de Caso em uma Escola Estadual. O trabalho de campo teve duração de 10 meses e os procedimentos para obtenção de informação utilizados na pesquisa foram: Entrevista, Diário de Campo, Observações Participantes e Análise Documental. As análises e as interpretações da pesquisa foram organizadas em três categorias, a saber: Seminários Integrados e Interdisciplinaridade: Pesquisa como Principio Pedagógico; A Educação Física No Ensino Médio Politécnico; Formação Inicial Em Educação Física: Aprendizagens Construídas com a Pesquisa. O acompanhamento das aulas de Educação Física da escola pesquisada, e, especialmente as observações da organização dos Seminários Integrados em uma turma do Ensino Médio me possibilitam dizer que existe uma real necessidade de compreensão da Proposta por parte do corpo docente, que, atualmente, desempenha uma tradução/apropriação desta, de acordo com as reais condições do contexto escolar. Outro fator que emerge a partir deste Trabalho, trata da constatação da utilização da Pesquisa enquanto princípio pedagógico nos Seminários Integrados, assim como, nas aulas de Educação Física. Do mesmo modo, foi possível observar que a inserção da Educação Física na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tem se ilustrado mais no desenvolvimento e na aproximação das temáticas dos Seminários Integrados, do que nas aulas deste Componente Curricular. Desta forma, compreendo que o presente Trabalho pode contribuir com a Formação Inicial no Curso de Educação Física, por apresentar informações e reflexões pertinentes do atual cenário de uma das instituições estaduais que aderiram às transformações curriculares no Ensino Médio Politécnico, oferecendo ao licenciando, um olhar mais próximo da realidade escolar.application/pdfporEnsino médioEducação físicaSeminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001192.pdf001001192.pdfTexto completoapplication/pdf644582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147942/1/001001192.pdfaf88eff654e77a8001d8eba1459117faMD51TEXT001001192.pdf.txt001001192.pdf.txtExtracted Texttext/plain215262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147942/2/001001192.pdf.txt89ce6ff4c647b330ce61e1c7a6e26e96MD52THUMBNAIL001001192.pdf.jpg001001192.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147942/3/001001192.pdf.jpg571bd80c261e0166355ba2825bebc5e1MD5310183/1479422018-10-29 08:48:05.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:48:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
title Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
spellingShingle Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
Müller, Éder José
Ensino médio
Educação física
title_short Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
title_full Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
title_fullStr Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
title_sort Seminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professores
author Müller, Éder José
author_facet Müller, Éder José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Éder José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Educação física
topic Ensino médio
Educação física
description Este Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de questionamentos e de inquietações vividas no âmbito escolar e na Formação Inicial de Professores. Tem por objetivo: Compreender como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida em Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados, através da perspectiva de docentes. Tomando como base a “Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio”, implementada na Rede Estadual de Ensino, desde 2011, a partir de uma Reestruturação Curricular, emergem inquietações que se configuraram no seguinte problema de pesquisa: “Como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida nas Áreas das Linguagens nas Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados a partir da interdisciplinaridade?”. Na expectativa de compreensão da configuração das aulas de Educação Física, atualmente inserida na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, optei em realizar um Estudo de Caso em uma Escola Estadual. O trabalho de campo teve duração de 10 meses e os procedimentos para obtenção de informação utilizados na pesquisa foram: Entrevista, Diário de Campo, Observações Participantes e Análise Documental. As análises e as interpretações da pesquisa foram organizadas em três categorias, a saber: Seminários Integrados e Interdisciplinaridade: Pesquisa como Principio Pedagógico; A Educação Física No Ensino Médio Politécnico; Formação Inicial Em Educação Física: Aprendizagens Construídas com a Pesquisa. O acompanhamento das aulas de Educação Física da escola pesquisada, e, especialmente as observações da organização dos Seminários Integrados em uma turma do Ensino Médio me possibilitam dizer que existe uma real necessidade de compreensão da Proposta por parte do corpo docente, que, atualmente, desempenha uma tradução/apropriação desta, de acordo com as reais condições do contexto escolar. Outro fator que emerge a partir deste Trabalho, trata da constatação da utilização da Pesquisa enquanto princípio pedagógico nos Seminários Integrados, assim como, nas aulas de Educação Física. Do mesmo modo, foi possível observar que a inserção da Educação Física na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tem se ilustrado mais no desenvolvimento e na aproximação das temáticas dos Seminários Integrados, do que nas aulas deste Componente Curricular. Desta forma, compreendo que o presente Trabalho pode contribuir com a Formação Inicial no Curso de Educação Física, por apresentar informações e reflexões pertinentes do atual cenário de uma das instituições estaduais que aderiram às transformações curriculares no Ensino Médio Politécnico, oferecendo ao licenciando, um olhar mais próximo da realidade escolar.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-07T02:13:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147942
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001192
url http://hdl.handle.net/10183/147942
identifier_str_mv 001001192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147942/1/001001192.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147942/2/001001192.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147942/3/001001192.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af88eff654e77a8001d8eba1459117fa
89ce6ff4c647b330ce61e1c7a6e26e96
571bd80c261e0166355ba2825bebc5e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447181413318656