O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pergher, Calinca Jordânia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Maria Goreti Farias, Sônego, Fabricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271512
Resumo: O artigo trata do controle social no financiamento da educação, apoiado em reflexões oriundas de um curso de formação continuada ofertado, no ano de 2020, aos conselheiros municipais do Fundeb e da educação, gestores públicos e estudantes da área de educação. Objetiva refletir sobre a práxis desses conselhos no RS, a partir de uma ação de extensão de formação continuada. A metodologia, de abordagem qualitativa, pautou-se na análise documental e na observação participante para construção e análise dos dados. Dentre algumas conclusões, compreende-se que a práxis dos conselhos está diretamente ligada ao conhecimento que as pessoas que os compõem têm sobre o financiamento da educação, o acompanhamento e controle na aplicação dos recursos, bem como a capacidade real de representatividade de seus segmentos. Destaca-se a necessidade de seguir-se refletindo sobre essas questões a fim de potencializar a atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb.
id UFRGS-2_83df3b732535c88ce6f416ecd422e953
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271512
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pergher, Calinca JordâniaMachado, Maria Goreti FariasSônego, Fabricia2024-02-06T04:30:50Z20222236-5907http://hdl.handle.net/10183/271512001195257O artigo trata do controle social no financiamento da educação, apoiado em reflexões oriundas de um curso de formação continuada ofertado, no ano de 2020, aos conselheiros municipais do Fundeb e da educação, gestores públicos e estudantes da área de educação. Objetiva refletir sobre a práxis desses conselhos no RS, a partir de uma ação de extensão de formação continuada. A metodologia, de abordagem qualitativa, pautou-se na análise documental e na observação participante para construção e análise dos dados. Dentre algumas conclusões, compreende-se que a práxis dos conselhos está diretamente ligada ao conhecimento que as pessoas que os compõem têm sobre o financiamento da educação, o acompanhamento e controle na aplicação dos recursos, bem como a capacidade real de representatividade de seus segmentos. Destaca-se a necessidade de seguir-se refletindo sobre essas questões a fim de potencializar a atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb.The article deals with social control in the financing of education, supported by reflections arising from a continuing education course offered, in 2020, to municipal councilors from Fundeb and education, public managers and students in the area of education. It aims to reflect on the praxis of these councils in RS, from an extension action of continuing education. The qualitative approach methodology was based on document analysis and participant observation for data construction and analysis. Among some conclusions, it is understood that the praxis of the councils is directly linked to the knowledge that the people who make them up have about the financing of education, the monitoring and control in the application of resources, as well as the real capacity of representation of its segments. It is necessary to continue reflecting on these issues in order to enhance the performance of the councils for monitoring and social control of the Fundeb.application/pdfporFineduca : revista de financiamento da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 12 (2022), p. 1-15Financiamento da educaçãoEducação infantilFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação BásicaEducational financingOngoing formation of counselorsCACS-FundebO Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheirosSocial control in the financing of basic education : citizenship and the formation of couselorsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195257.pdf.txt001195257.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/2/001195257.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195257.pdfTexto completoapplication/pdf4362493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/1/001195257.pdfb53889fab47049f4a8d254e1fc04de3cMD5110183/2715122024-02-07 05:59:53.77091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271512Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T07:59:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social control in the financing of basic education : citizenship and the formation of couselors
title O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
spellingShingle O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
Pergher, Calinca Jordânia
Financiamento da educação
Educação infantil
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
Educational financing
Ongoing formation of counselors
CACS-Fundeb
title_short O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
title_full O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
title_fullStr O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
title_full_unstemmed O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
title_sort O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
author Pergher, Calinca Jordânia
author_facet Pergher, Calinca Jordânia
Machado, Maria Goreti Farias
Sônego, Fabricia
author_role author
author2 Machado, Maria Goreti Farias
Sônego, Fabricia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pergher, Calinca Jordânia
Machado, Maria Goreti Farias
Sônego, Fabricia
dc.subject.por.fl_str_mv Financiamento da educação
Educação infantil
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
topic Financiamento da educação
Educação infantil
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
Educational financing
Ongoing formation of counselors
CACS-Fundeb
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational financing
Ongoing formation of counselors
CACS-Fundeb
description O artigo trata do controle social no financiamento da educação, apoiado em reflexões oriundas de um curso de formação continuada ofertado, no ano de 2020, aos conselheiros municipais do Fundeb e da educação, gestores públicos e estudantes da área de educação. Objetiva refletir sobre a práxis desses conselhos no RS, a partir de uma ação de extensão de formação continuada. A metodologia, de abordagem qualitativa, pautou-se na análise documental e na observação participante para construção e análise dos dados. Dentre algumas conclusões, compreende-se que a práxis dos conselhos está diretamente ligada ao conhecimento que as pessoas que os compõem têm sobre o financiamento da educação, o acompanhamento e controle na aplicação dos recursos, bem como a capacidade real de representatividade de seus segmentos. Destaca-se a necessidade de seguir-se refletindo sobre essas questões a fim de potencializar a atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T04:30:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271512
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-5907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195257
identifier_str_mv 2236-5907
001195257
url http://hdl.handle.net/10183/271512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Fineduca : revista de financiamento da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 12 (2022), p. 1-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/2/001195257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/1/001195257.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b53889fab47049f4a8d254e1fc04de3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225110635413504