O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271512 |
Resumo: | O artigo trata do controle social no financiamento da educação, apoiado em reflexões oriundas de um curso de formação continuada ofertado, no ano de 2020, aos conselheiros municipais do Fundeb e da educação, gestores públicos e estudantes da área de educação. Objetiva refletir sobre a práxis desses conselhos no RS, a partir de uma ação de extensão de formação continuada. A metodologia, de abordagem qualitativa, pautou-se na análise documental e na observação participante para construção e análise dos dados. Dentre algumas conclusões, compreende-se que a práxis dos conselhos está diretamente ligada ao conhecimento que as pessoas que os compõem têm sobre o financiamento da educação, o acompanhamento e controle na aplicação dos recursos, bem como a capacidade real de representatividade de seus segmentos. Destaca-se a necessidade de seguir-se refletindo sobre essas questões a fim de potencializar a atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb. |
id |
UFRGS-2_83df3b732535c88ce6f416ecd422e953 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271512 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pergher, Calinca JordâniaMachado, Maria Goreti FariasSônego, Fabricia2024-02-06T04:30:50Z20222236-5907http://hdl.handle.net/10183/271512001195257O artigo trata do controle social no financiamento da educação, apoiado em reflexões oriundas de um curso de formação continuada ofertado, no ano de 2020, aos conselheiros municipais do Fundeb e da educação, gestores públicos e estudantes da área de educação. Objetiva refletir sobre a práxis desses conselhos no RS, a partir de uma ação de extensão de formação continuada. A metodologia, de abordagem qualitativa, pautou-se na análise documental e na observação participante para construção e análise dos dados. Dentre algumas conclusões, compreende-se que a práxis dos conselhos está diretamente ligada ao conhecimento que as pessoas que os compõem têm sobre o financiamento da educação, o acompanhamento e controle na aplicação dos recursos, bem como a capacidade real de representatividade de seus segmentos. Destaca-se a necessidade de seguir-se refletindo sobre essas questões a fim de potencializar a atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb.The article deals with social control in the financing of education, supported by reflections arising from a continuing education course offered, in 2020, to municipal councilors from Fundeb and education, public managers and students in the area of education. It aims to reflect on the praxis of these councils in RS, from an extension action of continuing education. The qualitative approach methodology was based on document analysis and participant observation for data construction and analysis. Among some conclusions, it is understood that the praxis of the councils is directly linked to the knowledge that the people who make them up have about the financing of education, the monitoring and control in the application of resources, as well as the real capacity of representation of its segments. It is necessary to continue reflecting on these issues in order to enhance the performance of the councils for monitoring and social control of the Fundeb.application/pdfporFineduca : revista de financiamento da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 12 (2022), p. 1-15Financiamento da educaçãoEducação infantilFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação BásicaEducational financingOngoing formation of counselorsCACS-FundebO Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheirosSocial control in the financing of basic education : citizenship and the formation of couselorsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195257.pdf.txt001195257.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/2/001195257.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195257.pdfTexto completoapplication/pdf4362493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/1/001195257.pdfb53889fab47049f4a8d254e1fc04de3cMD5110183/2715122024-02-07 05:59:53.77091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271512Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T07:59:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social control in the financing of basic education : citizenship and the formation of couselors |
title |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros |
spellingShingle |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros Pergher, Calinca Jordânia Financiamento da educação Educação infantil Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Educational financing Ongoing formation of counselors CACS-Fundeb |
title_short |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros |
title_full |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros |
title_fullStr |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros |
title_full_unstemmed |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros |
title_sort |
O Controle social no financiamento da educação básica : a cidadania e a formação de conselheiros |
author |
Pergher, Calinca Jordânia |
author_facet |
Pergher, Calinca Jordânia Machado, Maria Goreti Farias Sônego, Fabricia |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Maria Goreti Farias Sônego, Fabricia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pergher, Calinca Jordânia Machado, Maria Goreti Farias Sônego, Fabricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financiamento da educação Educação infantil Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica |
topic |
Financiamento da educação Educação infantil Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Educational financing Ongoing formation of counselors CACS-Fundeb |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational financing Ongoing formation of counselors CACS-Fundeb |
description |
O artigo trata do controle social no financiamento da educação, apoiado em reflexões oriundas de um curso de formação continuada ofertado, no ano de 2020, aos conselheiros municipais do Fundeb e da educação, gestores públicos e estudantes da área de educação. Objetiva refletir sobre a práxis desses conselhos no RS, a partir de uma ação de extensão de formação continuada. A metodologia, de abordagem qualitativa, pautou-se na análise documental e na observação participante para construção e análise dos dados. Dentre algumas conclusões, compreende-se que a práxis dos conselhos está diretamente ligada ao conhecimento que as pessoas que os compõem têm sobre o financiamento da educação, o acompanhamento e controle na aplicação dos recursos, bem como a capacidade real de representatividade de seus segmentos. Destaca-se a necessidade de seguir-se refletindo sobre essas questões a fim de potencializar a atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-06T04:30:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271512 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-5907 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195257 |
identifier_str_mv |
2236-5907 001195257 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Fineduca : revista de financiamento da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 12 (2022), p. 1-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/2/001195257.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271512/1/001195257.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e b53889fab47049f4a8d254e1fc04de3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225110635413504 |