Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95845 |
Resumo: | No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema. |
id |
UFRGS-2_83ec08e6d51bf4c7f7a02c6e0ae828eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95845 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Eloisa de Fatima SoaresGeller, Marlise2014-05-31T02:07:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/95845000913813No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema.In the context of today's world, it is necessary for teachers to rethink their pedagogical practices in the process of teaching. In such a context, the use of Information Technology and Communication can improve the teaching - learning process, making Geography classes more dynamics and appropriate to the student's reality, considering that digital technologies are already present in the student's everyday life. This paper seeks, through various authors' reflection and position, identify the importance of Information Technologies and Communication in the Geography teaching. Initially, we broached the use of educational technologies highlighting the concept of technology and the emergence of Information Technology and Communication. Then we discuss the teacher's role in the face of Information Technplogy and Communication, highlighting the references on the National Curriculum Parameter form, supporting the use of new technological tools in teaching. Continuing, we present reflections about the geographical knowledge construction with Information Technology and Communication. Some commercial free softwares destinated for teaching Geography in the classroom were selected by searching the Internet. We concluded this paper by presenting some final considerations on the subject.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Geografia : EnsinoInternetInformation technology and communicationGeographyInternetTecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913813.pdf000913813.pdfTexto completoapplication/pdf1790591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/1/000913813.pdf1f6e252cac62271a26f25e57c2c6eff8MD51TEXT000913813.pdf.txt000913813.pdf.txtExtracted Texttext/plain60807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/2/000913813.pdf.txt29f81e8fe5fce494da69385e14d3fc6fMD52THUMBNAIL000913813.pdf.jpg000913813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/3/000913813.pdf.jpg92c93fec005889f15f4921f190ca13cfMD5310183/958452018-10-15 08:47:55.95oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95845Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:47:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia |
title |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia |
spellingShingle |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia : Ensino Internet Information technology and communication Geography Internet |
title_short |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia |
title_full |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia |
title_fullStr |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia |
title_sort |
Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia |
author |
Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares |
author_facet |
Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geller, Marlise |
contributor_str_mv |
Geller, Marlise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia : Ensino Internet |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia : Ensino Internet Information technology and communication Geography Internet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information technology and communication Geography Internet |
description |
No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T02:07:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95845 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913813 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95845 |
identifier_str_mv |
000913813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/1/000913813.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/2/000913813.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/3/000913813.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f6e252cac62271a26f25e57c2c6eff8 29f81e8fe5fce494da69385e14d3fc6f 92c93fec005889f15f4921f190ca13cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465294557184 |