Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95845
Resumo: No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema.
id UFRGS-2_83ec08e6d51bf4c7f7a02c6e0ae828eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95845
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Eloisa de Fatima SoaresGeller, Marlise2014-05-31T02:07:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/95845000913813No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema.In the context of today's world, it is necessary for teachers to rethink their pedagogical practices in the process of teaching. In such a context, the use of Information Technology and Communication can improve the teaching - learning process, making Geography classes more dynamics and appropriate to the student's reality, considering that digital technologies are already present in the student's everyday life. This paper seeks, through various authors' reflection and position, identify the importance of Information Technologies and Communication in the Geography teaching. Initially, we broached the use of educational technologies highlighting the concept of technology and the emergence of Information Technology and Communication. Then we discuss the teacher's role in the face of Information Technplogy and Communication, highlighting the references on the National Curriculum Parameter form, supporting the use of new technological tools in teaching. Continuing, we present reflections about the geographical knowledge construction with Information Technology and Communication. Some commercial free softwares destinated for teaching Geography in the classroom were selected by searching the Internet. We concluded this paper by presenting some final considerations on the subject.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Geografia : EnsinoInternetInformation technology and communicationGeographyInternetTecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913813.pdf000913813.pdfTexto completoapplication/pdf1790591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/1/000913813.pdf1f6e252cac62271a26f25e57c2c6eff8MD51TEXT000913813.pdf.txt000913813.pdf.txtExtracted Texttext/plain60807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/2/000913813.pdf.txt29f81e8fe5fce494da69385e14d3fc6fMD52THUMBNAIL000913813.pdf.jpg000913813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/3/000913813.pdf.jpg92c93fec005889f15f4921f190ca13cfMD5310183/958452018-10-15 08:47:55.95oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95845Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:47:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
title Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
spellingShingle Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia : Ensino
Internet
Information technology and communication
Geography
Internet
title_short Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
title_full Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
title_fullStr Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
title_full_unstemmed Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
title_sort Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
author Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares
author_facet Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eloisa de Fatima Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geller, Marlise
contributor_str_mv Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia : Ensino
Internet
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia : Ensino
Internet
Information technology and communication
Geography
Internet
dc.subject.eng.fl_str_mv Information technology and communication
Geography
Internet
description No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:07:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95845
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913813
url http://hdl.handle.net/10183/95845
identifier_str_mv 000913813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/1/000913813.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/2/000913813.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95845/3/000913813.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f6e252cac62271a26f25e57c2c6eff8
29f81e8fe5fce494da69385e14d3fc6f
92c93fec005889f15f4921f190ca13cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465294557184