Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Pedro Henrique Araújo.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36881
Resumo: A docência está em constante evolução, adaptando-se às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. A adoção de novas metodologias pedagógicas tornou-se essencial para proporcionar uma educação mais significativa e relevante. Essas abordagens enfatizam a participação ativa dos alunos, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos. A docência atualmente busca preparar os alunos para os desafios do século XXI, valorizando a diversidade e incentivando a autonomia dos estudantes. Neste contexto, a cartilha desenvolvida neste trabalho tem por objetivo trazer novas perspectivas ao estudar Geografia em sala de aula, de uma forma dinâmica, participativa e criativa. A metodologia para produção do recurso didático está dividida em três momentos, onde no primeiro foi realizada uma pesquisa que visa contextualizar sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, já o segundo buscou introduzir uma plataforma gratuita que fornece diversas opções interativas que podem ser utilizadas em sala de aula, já no terceiro momento, a utilização dessa plataforma aplicada ao ensino da Geografia. Essas abordagens promovem uma educação mais dinâmica, estimulando a participação ativa dos estudantes e facilitando a compreensão dos conteúdos geográficos de maneira prática, criativa e contextualizada. Essa combinação de elementos contribui para um aprendizado mais significativo e prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade atual de forma mais eficiente.
id UFCG_473f624f403437f4665bb2e8b0481d52
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36881
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.Information and Communication Technologies in education: the use of the Canva Platform as a teaching resource for teaching Geography.Ensino de GeografiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Plataforma CanvaCartilha - recurso didáticoTeaching GeographyInformation and Communication Technologies (ICTs)Canva PlatformBooklet - Teaching ResourceGeografiaA docência está em constante evolução, adaptando-se às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. A adoção de novas metodologias pedagógicas tornou-se essencial para proporcionar uma educação mais significativa e relevante. Essas abordagens enfatizam a participação ativa dos alunos, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos. A docência atualmente busca preparar os alunos para os desafios do século XXI, valorizando a diversidade e incentivando a autonomia dos estudantes. Neste contexto, a cartilha desenvolvida neste trabalho tem por objetivo trazer novas perspectivas ao estudar Geografia em sala de aula, de uma forma dinâmica, participativa e criativa. A metodologia para produção do recurso didático está dividida em três momentos, onde no primeiro foi realizada uma pesquisa que visa contextualizar sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, já o segundo buscou introduzir uma plataforma gratuita que fornece diversas opções interativas que podem ser utilizadas em sala de aula, já no terceiro momento, a utilização dessa plataforma aplicada ao ensino da Geografia. Essas abordagens promovem uma educação mais dinâmica, estimulando a participação ativa dos estudantes e facilitando a compreensão dos conteúdos geográficos de maneira prática, criativa e contextualizada. Essa combinação de elementos contribui para um aprendizado mais significativo e prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade atual de forma mais eficiente.Teaching is constantly evolving, adapting to social, technological, and cultural changes. The adoption of new pedagogical methodologies has become essential to provide a more meaningful and relevant education. These approaches emphasize active student participation, promoting critical thinking, creativity, and practical application of knowledge. Nowadays, teaching aims to prepare students for the challenges of the 21st century, valuing diversity and encouraging student autonomy. In this context, the handbook developed in this work aims to bring new perspectives to the study of geography in the classroom in a dynamic, participatory, and creative way. The methodology for creating the teaching resource is divided into three stages. The first stage involved conducting research to contextualize the importance of Information and Communication Technologies in education. The second stage introduced a free platform that offers various interactive options for classroom use. Finally, the third stage focused on applying this platform to the teaching of geography. These approaches promote a more dynamic education, stimulating active student participation and facilitating the understanding of geographical content in a practical, creative, and contextualized manner. This combination of elements contributes to a more meaningful learning experience and prepares students to face the challenges of today's society more effectively.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDINIZ, Lincoln da Silva.DINIZ, L. S.http://lattes.cnpq.br/9661738814291410SOUZA, Crisólogo Vieira de.SOUZA, C. V.http://lattes.cnpq.br/7654679842422697COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.COSTA, K. C. R.http://lattes.cnpq.br/3877332506561811SANTOS, Pedro Henrique Araújo.2024-06-172024-07-26T21:11:48Z2024-07-262024-07-26T21:11:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36881SANTOS, Pedro Henrique Araújo. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-26T22:45:35Zoai:localhost:riufcg/36881Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-26T22:45:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
Information and Communication Technologies in education: the use of the Canva Platform as a teaching resource for teaching Geography.
title Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
spellingShingle Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
SANTOS, Pedro Henrique Araújo.
Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Plataforma Canva
Cartilha - recurso didático
Teaching Geography
Information and Communication Technologies (ICTs)
Canva Platform
Booklet - Teaching Resource
Geografia
title_short Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
title_full Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
title_fullStr Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
title_full_unstemmed Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
title_sort Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.
author SANTOS, Pedro Henrique Araújo.
author_facet SANTOS, Pedro Henrique Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DINIZ, Lincoln da Silva.
DINIZ, L. S.
http://lattes.cnpq.br/9661738814291410
SOUZA, Crisólogo Vieira de.
SOUZA, C. V.
http://lattes.cnpq.br/7654679842422697
COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
COSTA, K. C. R.
http://lattes.cnpq.br/3877332506561811
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Pedro Henrique Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Plataforma Canva
Cartilha - recurso didático
Teaching Geography
Information and Communication Technologies (ICTs)
Canva Platform
Booklet - Teaching Resource
Geografia
topic Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Plataforma Canva
Cartilha - recurso didático
Teaching Geography
Information and Communication Technologies (ICTs)
Canva Platform
Booklet - Teaching Resource
Geografia
description A docência está em constante evolução, adaptando-se às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. A adoção de novas metodologias pedagógicas tornou-se essencial para proporcionar uma educação mais significativa e relevante. Essas abordagens enfatizam a participação ativa dos alunos, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos. A docência atualmente busca preparar os alunos para os desafios do século XXI, valorizando a diversidade e incentivando a autonomia dos estudantes. Neste contexto, a cartilha desenvolvida neste trabalho tem por objetivo trazer novas perspectivas ao estudar Geografia em sala de aula, de uma forma dinâmica, participativa e criativa. A metodologia para produção do recurso didático está dividida em três momentos, onde no primeiro foi realizada uma pesquisa que visa contextualizar sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, já o segundo buscou introduzir uma plataforma gratuita que fornece diversas opções interativas que podem ser utilizadas em sala de aula, já no terceiro momento, a utilização dessa plataforma aplicada ao ensino da Geografia. Essas abordagens promovem uma educação mais dinâmica, estimulando a participação ativa dos estudantes e facilitando a compreensão dos conteúdos geográficos de maneira prática, criativa e contextualizada. Essa combinação de elementos contribui para um aprendizado mais significativo e prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade atual de forma mais eficiente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-17
2024-07-26T21:11:48Z
2024-07-26
2024-07-26T21:11:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36881
SANTOS, Pedro Henrique Araújo. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36881
identifier_str_mv SANTOS, Pedro Henrique Araújo. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744630614327296