Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223988 |
Resumo: | Este trabalho analisa a experiência do estágio docente obrigatório do ensino de História, a partir da perspectiva de alunas negras do curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visa compreender as trajetórias destas jovens negras na formação docente inicial, enfocando as singularidades da intersecção entre raça e gênero nas experiências das mesmas. A metodologia qualitativa foi a escolhida para desenvolver o estudo, por meio de revisão de literatura acadêmica, análise de fontes produzidas a partir de documentos (planos e relatórios de estágios docentes), acompanhadas por entrevistas semiestruturadas. A produção e análise das fontes foi cruzada com autorreflexões da autora, igualmente jovem estudante negra em finalização de sua formação docente inicial. Problematiza a presença da branquitude, do sexismo e do racismo nas formas de viver e pensar práticas pedagógicas para o ensino de História. Opera com conceitos como racismo estrutural, sexismo, educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial, a partir de autores como Silvio Luiz de Almeida, Grada Kilomba, bell hooks, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
id |
UFRGS-2_842ac4849132f1998e46b8c131061538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223988 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Priscila de SouzaMeinerz, Carla Beatriz2021-07-15T04:32:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/223988001127951Este trabalho analisa a experiência do estágio docente obrigatório do ensino de História, a partir da perspectiva de alunas negras do curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visa compreender as trajetórias destas jovens negras na formação docente inicial, enfocando as singularidades da intersecção entre raça e gênero nas experiências das mesmas. A metodologia qualitativa foi a escolhida para desenvolver o estudo, por meio de revisão de literatura acadêmica, análise de fontes produzidas a partir de documentos (planos e relatórios de estágios docentes), acompanhadas por entrevistas semiestruturadas. A produção e análise das fontes foi cruzada com autorreflexões da autora, igualmente jovem estudante negra em finalização de sua formação docente inicial. Problematiza a presença da branquitude, do sexismo e do racismo nas formas de viver e pensar práticas pedagógicas para o ensino de História. Opera com conceitos como racismo estrutural, sexismo, educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial, a partir de autores como Silvio Luiz de Almeida, Grada Kilomba, bell hooks, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.application/pdfporEnsino de históriaFormação docenteEstágio supervisionadoRacismoSexismoRelações raciaisMulher negraEstágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127951.pdf.txt001127951.pdf.txtExtracted Texttext/plain128288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223988/2/001127951.pdf.txtebb6b41e11e09ca7134ee952d4741ad7MD52ORIGINAL001127951.pdfTexto completoapplication/pdf382579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223988/1/001127951.pdfd915f307d19fb35a6227b5871634bdefMD5110183/2239882022-08-06 04:50:47.624514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223988Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história |
title |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história |
spellingShingle |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história Santos, Priscila de Souza Ensino de história Formação docente Estágio supervisionado Racismo Sexismo Relações raciais Mulher negra |
title_short |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história |
title_full |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história |
title_fullStr |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história |
title_full_unstemmed |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história |
title_sort |
Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história |
author |
Santos, Priscila de Souza |
author_facet |
Santos, Priscila de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Priscila de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
contributor_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Formação docente Estágio supervisionado Racismo Sexismo Relações raciais Mulher negra |
topic |
Ensino de história Formação docente Estágio supervisionado Racismo Sexismo Relações raciais Mulher negra |
description |
Este trabalho analisa a experiência do estágio docente obrigatório do ensino de História, a partir da perspectiva de alunas negras do curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visa compreender as trajetórias destas jovens negras na formação docente inicial, enfocando as singularidades da intersecção entre raça e gênero nas experiências das mesmas. A metodologia qualitativa foi a escolhida para desenvolver o estudo, por meio de revisão de literatura acadêmica, análise de fontes produzidas a partir de documentos (planos e relatórios de estágios docentes), acompanhadas por entrevistas semiestruturadas. A produção e análise das fontes foi cruzada com autorreflexões da autora, igualmente jovem estudante negra em finalização de sua formação docente inicial. Problematiza a presença da branquitude, do sexismo e do racismo nas formas de viver e pensar práticas pedagógicas para o ensino de História. Opera com conceitos como racismo estrutural, sexismo, educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial, a partir de autores como Silvio Luiz de Almeida, Grada Kilomba, bell hooks, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-15T04:32:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223988 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127951 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223988 |
identifier_str_mv |
001127951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223988/2/001127951.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223988/1/001127951.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebb6b41e11e09ca7134ee952d4741ad7 d915f307d19fb35a6227b5871634bdef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224609404551168 |