Estágio docente obrigatório, racismo e sexismo : estudantes negras no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscila de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223988
Resumo: Este trabalho analisa a experiência do estágio docente obrigatório do ensino de História, a partir da perspectiva de alunas negras do curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visa compreender as trajetórias destas jovens negras na formação docente inicial, enfocando as singularidades da intersecção entre raça e gênero nas experiências das mesmas. A metodologia qualitativa foi a escolhida para desenvolver o estudo, por meio de revisão de literatura acadêmica, análise de fontes produzidas a partir de documentos (planos e relatórios de estágios docentes), acompanhadas por entrevistas semiestruturadas. A produção e análise das fontes foi cruzada com autorreflexões da autora, igualmente jovem estudante negra em finalização de sua formação docente inicial. Problematiza a presença da branquitude, do sexismo e do racismo nas formas de viver e pensar práticas pedagógicas para o ensino de História. Opera com conceitos como racismo estrutural, sexismo, educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial, a partir de autores como Silvio Luiz de Almeida, Grada Kilomba, bell hooks, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
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