O planejamento estratégico situacional como ferramenta de construção das ações educacionais no planejamento governamental : uma análise no município de São Leopoldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jessé Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202284
Resumo: Este trabalho caracteriza o Planejamento Estratégico Situacional explicando sua aplicabilidade e uso para a área da educação. Além disso, busca estabelecer uma relação entre o orçamento municipal, então aquele já instituído legalmente, e que se materializa através do Plano Plurianual, e o planejamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Para tanto utiliza-se da pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, e por estar relativizada em um local específico, torna-se um estudo de caso. Através das respostas do questionário, busca-se uma relação entre a percepção dos entrevistados e a teoria que embasa a utilização do Planejamento Estratégico Situacional, aplicada especificamente para a área educacional. Como conclusão: constata-se a necessidade de um planejamento único que contemple outros planejamentos já existentes dentro de um órgão, para que, assim, torne-se um instrumento de gestão que englobe as ações desenvolvidas em uma secretaria municipal de educação.
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