Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238849 |
Resumo: | O presente trabalho desenvolve a importância da utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais em sala de aula, principalmente no que se refere aos jogos eletrônicos. A partir desta premissa, desenvolve-se uma sequência didática que proporciona a utilização do jogo eletrônico Cities: Skylines como ferramenta didática, a fim de que facilite o aprendizado relacionado aos objetos do conhecimento da geografia urbana. Além disso, com este trabalho, os professores podem compreender maneiras de desenvolver práticas comunicacionais alternativas com os alunos, a partir do uso de dispositivos tecnológicos. |
id |
UFRGS-2_8480ee8de5b1e85686743176c99e79b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238849 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zeferino, Nícolas AzambujaStrohaecker, Tania Marques2022-05-24T04:43:04Z2022http://hdl.handle.net/10183/238849001141600O presente trabalho desenvolve a importância da utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais em sala de aula, principalmente no que se refere aos jogos eletrônicos. A partir desta premissa, desenvolve-se uma sequência didática que proporciona a utilização do jogo eletrônico Cities: Skylines como ferramenta didática, a fim de que facilite o aprendizado relacionado aos objetos do conhecimento da geografia urbana. Além disso, com este trabalho, os professores podem compreender maneiras de desenvolver práticas comunicacionais alternativas com os alunos, a partir do uso de dispositivos tecnológicos.The present work develops the importance of the utilization of informational and communicational technologies in the classroom, mainly when it comes to electronic games. From this premise, the didactic sequence that provide the utilization of the electronic game Cities: Skyline are developed as teaching methods, in order to facilitate the learning related to subjects of knowledge of urban geography . Besides, with this study , the professors are able to understand methods to develop alternative communication practices with the students, from the use of technological devicesapplication/pdfporGeografia urbanaEnsino de geografiaPráticas pedagógicasJogos digitaisJogos eletrônicosCidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylinesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141600.pdf.txt001141600.pdf.txtExtracted Texttext/plain91823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/2/001141600.pdf.txtffc1849c60fd4e2cbfea6923538dc91aMD52ORIGINAL001141600.pdfTexto completoapplication/pdf1297058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/1/001141600.pdf2b8d6cddb8d67d3ee48daae730ebea29MD5110183/2388492022-05-25 04:41:08.963773oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-25T07:41:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines |
title |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines |
spellingShingle |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines Zeferino, Nícolas Azambuja Geografia urbana Ensino de geografia Práticas pedagógicas Jogos digitais Jogos eletrônicos |
title_short |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines |
title_full |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines |
title_fullStr |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines |
title_full_unstemmed |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines |
title_sort |
Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines |
author |
Zeferino, Nícolas Azambuja |
author_facet |
Zeferino, Nícolas Azambuja |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zeferino, Nícolas Azambuja |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
contributor_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia urbana Ensino de geografia Práticas pedagógicas Jogos digitais Jogos eletrônicos |
topic |
Geografia urbana Ensino de geografia Práticas pedagógicas Jogos digitais Jogos eletrônicos |
description |
O presente trabalho desenvolve a importância da utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais em sala de aula, principalmente no que se refere aos jogos eletrônicos. A partir desta premissa, desenvolve-se uma sequência didática que proporciona a utilização do jogo eletrônico Cities: Skylines como ferramenta didática, a fim de que facilite o aprendizado relacionado aos objetos do conhecimento da geografia urbana. Além disso, com este trabalho, os professores podem compreender maneiras de desenvolver práticas comunicacionais alternativas com os alunos, a partir do uso de dispositivos tecnológicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-24T04:43:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238849 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001141600 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238849 |
identifier_str_mv |
001141600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/2/001141600.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/1/001141600.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffc1849c60fd4e2cbfea6923538dc91a 2b8d6cddb8d67d3ee48daae730ebea29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224631348101120 |