Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeferino, Nícolas Azambuja
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238849
Resumo: O presente trabalho desenvolve a importância da utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais em sala de aula, principalmente no que se refere aos jogos eletrônicos. A partir desta premissa, desenvolve-se uma sequência didática que proporciona a utilização do jogo eletrônico Cities: Skylines como ferramenta didática, a fim de que facilite o aprendizado relacionado aos objetos do conhecimento da geografia urbana. Além disso, com este trabalho, os professores podem compreender maneiras de desenvolver práticas comunicacionais alternativas com os alunos, a partir do uso de dispositivos tecnológicos.
id UFRGS-2_8480ee8de5b1e85686743176c99e79b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zeferino, Nícolas AzambujaStrohaecker, Tania Marques2022-05-24T04:43:04Z2022http://hdl.handle.net/10183/238849001141600O presente trabalho desenvolve a importância da utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais em sala de aula, principalmente no que se refere aos jogos eletrônicos. A partir desta premissa, desenvolve-se uma sequência didática que proporciona a utilização do jogo eletrônico Cities: Skylines como ferramenta didática, a fim de que facilite o aprendizado relacionado aos objetos do conhecimento da geografia urbana. Além disso, com este trabalho, os professores podem compreender maneiras de desenvolver práticas comunicacionais alternativas com os alunos, a partir do uso de dispositivos tecnológicos.The present work develops the importance of the utilization of informational and communicational technologies in the classroom, mainly when it comes to electronic games. From this premise, the didactic sequence that provide the utilization of the electronic game Cities: Skyline are developed as teaching methods, in order to facilitate the learning related to subjects of knowledge of urban geography . Besides, with this study , the professors are able to understand methods to develop alternative communication practices with the students, from the use of technological devicesapplication/pdfporGeografia urbanaEnsino de geografiaPráticas pedagógicasJogos digitaisJogos eletrônicosCidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylinesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141600.pdf.txt001141600.pdf.txtExtracted Texttext/plain91823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/2/001141600.pdf.txtffc1849c60fd4e2cbfea6923538dc91aMD52ORIGINAL001141600.pdfTexto completoapplication/pdf1297058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/1/001141600.pdf2b8d6cddb8d67d3ee48daae730ebea29MD5110183/2388492022-05-25 04:41:08.963773oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-25T07:41:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
title Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
spellingShingle Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
Zeferino, Nícolas Azambuja
Geografia urbana
Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Jogos digitais
Jogos eletrônicos
title_short Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
title_full Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
title_fullStr Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
title_full_unstemmed Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
title_sort Cidades virtuais em sala de aula : sequência didática em geografia urbana utilizando o jogo eletrônico Cities: Skylines
author Zeferino, Nícolas Azambuja
author_facet Zeferino, Nícolas Azambuja
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeferino, Nícolas Azambuja
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strohaecker, Tania Marques
contributor_str_mv Strohaecker, Tania Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia urbana
Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Jogos digitais
Jogos eletrônicos
topic Geografia urbana
Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Jogos digitais
Jogos eletrônicos
description O presente trabalho desenvolve a importância da utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais em sala de aula, principalmente no que se refere aos jogos eletrônicos. A partir desta premissa, desenvolve-se uma sequência didática que proporciona a utilização do jogo eletrônico Cities: Skylines como ferramenta didática, a fim de que facilite o aprendizado relacionado aos objetos do conhecimento da geografia urbana. Além disso, com este trabalho, os professores podem compreender maneiras de desenvolver práticas comunicacionais alternativas com os alunos, a partir do uso de dispositivos tecnológicos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-24T04:43:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238849
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141600
url http://hdl.handle.net/10183/238849
identifier_str_mv 001141600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/2/001141600.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238849/1/001141600.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffc1849c60fd4e2cbfea6923538dc91a
2b8d6cddb8d67d3ee48daae730ebea29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224631348101120