Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Souza, Wilians Ventura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miyakava, William, Teixeira, Monique Cocco, Grassi, João Lucas Barbaroto, Silva, Fabricio de Paiva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242702
Resumo: Este artigo é fruto de uma proposição coletiva para o ensino -aprendizagem do conteúdo de geografia dentro e fora das salas de aula e nos espaços formais e informais de educação. O tema deste trabalho gira em torno das possibilidades e, principalmente, das potencialidades que os jogos eletrônicos possuem dentro e fora das salas de aula, isto é, para além dos muros da escola. O conteúdo e a discussão advêm da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar II, orientada pelo Prof. Dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da FCT/UNESP. O artigo está divido em três grandes etapas: 1) Discussão teórica e conceitual em torno dos jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino 2) Metodologia e estruturação dos quadros de desconstrução e critérios de avaliação e acessibilidade dos jogos eletrônicos como potencial para serem tomados como recursos didáticos no ensino de Geografia 3) Resultados alcançados a partir da seleção e avaliação dos jogos eletrônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento e modelização cartográfica, elaboração de Gameplays e construção do compêndio de jogos. Com este trabalho esperamos trazer uma contribuição para docentes de Geografia, evidenciando teórica e empiricamente as potencialidades dos jogos eletrônicos como recursos para ensinar.
id UNSP_54f328abb91140b56fd4ec99fee9f789
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242702
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aulaJogos eletrônicosEnsino de GeografiaEducaçãoMetodologia de ensinoEste artigo é fruto de uma proposição coletiva para o ensino -aprendizagem do conteúdo de geografia dentro e fora das salas de aula e nos espaços formais e informais de educação. O tema deste trabalho gira em torno das possibilidades e, principalmente, das potencialidades que os jogos eletrônicos possuem dentro e fora das salas de aula, isto é, para além dos muros da escola. O conteúdo e a discussão advêm da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar II, orientada pelo Prof. Dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da FCT/UNESP. O artigo está divido em três grandes etapas: 1) Discussão teórica e conceitual em torno dos jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino 2) Metodologia e estruturação dos quadros de desconstrução e critérios de avaliação e acessibilidade dos jogos eletrônicos como potencial para serem tomados como recursos didáticos no ensino de Geografia 3) Resultados alcançados a partir da seleção e avaliação dos jogos eletrônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento e modelização cartográfica, elaboração de Gameplays e construção do compêndio de jogos. Com este trabalho esperamos trazer uma contribuição para docentes de Geografia, evidenciando teórica e empiricamente as potencialidades dos jogos eletrônicos como recursos para ensinar.Não recebi financiamentoFaculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus Presidente PrudenteConselho do Curso de Graduação em Geografia da UNESP de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira Souza, Wilians VenturaMiyakava, WilliamTeixeira, Monique CoccoGrassi, João Lucas BarbarotoSilva, Fabricio de Paiva2023-03-28T18:19:41Z2023-03-28T18:19:41Z2021-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf1981-1047http://hdl.handle.net/11449/24270206604798765835845666828990964134303323613819627142658240762522090000-0002-6166-00590000-0003-0976-51330000-0002-3704-76250000-0003-4153-0713porAnais da XXI Semana de Geografia da FCT/UNESP: Outras Geografia e (a)dversidades: experiências e potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T13:48:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242702Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-19T13:48:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
title Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
spellingShingle Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
Ferreira Souza, Wilians Ventura
Jogos eletrônicos
Ensino de Geografia
Educação
Metodologia de ensino
title_short Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
title_full Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
title_fullStr Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
title_full_unstemmed Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
title_sort Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
author Ferreira Souza, Wilians Ventura
author_facet Ferreira Souza, Wilians Ventura
Miyakava, William
Teixeira, Monique Cocco
Grassi, João Lucas Barbaroto
Silva, Fabricio de Paiva
author_role author
author2 Miyakava, William
Teixeira, Monique Cocco
Grassi, João Lucas Barbaroto
Silva, Fabricio de Paiva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Souza, Wilians Ventura
Miyakava, William
Teixeira, Monique Cocco
Grassi, João Lucas Barbaroto
Silva, Fabricio de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Ensino de Geografia
Educação
Metodologia de ensino
topic Jogos eletrônicos
Ensino de Geografia
Educação
Metodologia de ensino
description Este artigo é fruto de uma proposição coletiva para o ensino -aprendizagem do conteúdo de geografia dentro e fora das salas de aula e nos espaços formais e informais de educação. O tema deste trabalho gira em torno das possibilidades e, principalmente, das potencialidades que os jogos eletrônicos possuem dentro e fora das salas de aula, isto é, para além dos muros da escola. O conteúdo e a discussão advêm da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar II, orientada pelo Prof. Dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da FCT/UNESP. O artigo está divido em três grandes etapas: 1) Discussão teórica e conceitual em torno dos jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino 2) Metodologia e estruturação dos quadros de desconstrução e critérios de avaliação e acessibilidade dos jogos eletrônicos como potencial para serem tomados como recursos didáticos no ensino de Geografia 3) Resultados alcançados a partir da seleção e avaliação dos jogos eletrônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento e modelização cartográfica, elaboração de Gameplays e construção do compêndio de jogos. Com este trabalho esperamos trazer uma contribuição para docentes de Geografia, evidenciando teórica e empiricamente as potencialidades dos jogos eletrônicos como recursos para ensinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03
2023-03-28T18:19:41Z
2023-03-28T18:19:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1981-1047
http://hdl.handle.net/11449/242702
0660479876583584
5666828990964134
3033236138196271
4265824076252209
0000-0002-6166-0059
0000-0003-0976-5133
0000-0002-3704-7625
0000-0003-4153-0713
identifier_str_mv
1981-1047
0660479876583584
5666828990964134
3033236138196271
4265824076252209
0000-0002-6166-0059
0000-0003-0976-5133
0000-0002-3704-7625
0000-0003-4153-0713
url http://hdl.handle.net/11449/242702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais da XXI Semana de Geografia da FCT/UNESP: Outras Geografia e (a)dversidades: experiências e potencialidades
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho do Curso de Graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente
publisher.none.fl_str_mv Conselho do Curso de Graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649830661128192