Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141543 |
Resumo: | Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet estão no cotidiano dos educandos e devem fazer parte da prática educativa da escola como ferramenta do processo ensino aprendizagem. A realidade é que chegamos ao século XXI com um grande número de jovens e adultos analfabetos. Os programas de inclusão digital só existem porque há uma grande concentração de renda que inviabiliza ascensão social de uma grande parcela da população. Não faltam empregos, mas pessoas qualificadas para estes empregos. Indivíduos a margem da educação estão à margem das tecnologias e consequentemente estão fora do mercado de trabalho. Portanto, este trabalho tem o intuito de apresentar situações e desafios enfrentados na alfabetização de adultos em situação de exclusão social e digital. |
id |
UFRGS-2_848a27a6a06d830f4328fb4d9d749f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141543 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Eliane Catarina deDias, Cristiani Oliveira2016-05-21T02:09:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/141543000988574Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet estão no cotidiano dos educandos e devem fazer parte da prática educativa da escola como ferramenta do processo ensino aprendizagem. A realidade é que chegamos ao século XXI com um grande número de jovens e adultos analfabetos. Os programas de inclusão digital só existem porque há uma grande concentração de renda que inviabiliza ascensão social de uma grande parcela da população. Não faltam empregos, mas pessoas qualificadas para estes empregos. Indivíduos a margem da educação estão à margem das tecnologias e consequentemente estão fora do mercado de trabalho. Portanto, este trabalho tem o intuito de apresentar situações e desafios enfrentados na alfabetização de adultos em situação de exclusão social e digital.application/pdfporAlfabetizaçãoEducação de jovens e adultosTecnologia educacionalAcesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988574.pdf000988574.pdfTexto completoapplication/pdf412934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/1/000988574.pdf5981c9f04c1bf07d59150ec57482b429MD51TEXT000988574.pdf.txt000988574.pdf.txtExtracted Texttext/plain103890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/2/000988574.pdf.txtde9b6f370e460e96d498e9b5769a4f5cMD52THUMBNAIL000988574.pdf.jpg000988574.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/3/000988574.pdf.jpg2fbabd62728c9ccf39a766b650b893d0MD5310183/1415432018-10-25 10:04:14.611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social |
title |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social |
spellingShingle |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social Souza, Eliane Catarina de Alfabetização Educação de jovens e adultos Tecnologia educacional |
title_short |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social |
title_full |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social |
title_fullStr |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social |
title_sort |
Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social |
author |
Souza, Eliane Catarina de |
author_facet |
Souza, Eliane Catarina de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eliane Catarina de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Cristiani Oliveira |
contributor_str_mv |
Dias, Cristiani Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Educação de jovens e adultos Tecnologia educacional |
topic |
Alfabetização Educação de jovens e adultos Tecnologia educacional |
description |
Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet estão no cotidiano dos educandos e devem fazer parte da prática educativa da escola como ferramenta do processo ensino aprendizagem. A realidade é que chegamos ao século XXI com um grande número de jovens e adultos analfabetos. Os programas de inclusão digital só existem porque há uma grande concentração de renda que inviabiliza ascensão social de uma grande parcela da população. Não faltam empregos, mas pessoas qualificadas para estes empregos. Indivíduos a margem da educação estão à margem das tecnologias e consequentemente estão fora do mercado de trabalho. Portanto, este trabalho tem o intuito de apresentar situações e desafios enfrentados na alfabetização de adultos em situação de exclusão social e digital. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:09:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141543 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988574 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141543 |
identifier_str_mv |
000988574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/1/000988574.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/2/000988574.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/3/000988574.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5981c9f04c1bf07d59150ec57482b429 de9b6f370e460e96d498e9b5769a4f5c 2fbabd62728c9ccf39a766b650b893d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224510012129280 |