Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eliane Catarina de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141543
Resumo: Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet estão no cotidiano dos educandos e devem fazer parte da prática educativa da escola como ferramenta do processo ensino aprendizagem. A realidade é que chegamos ao século XXI com um grande número de jovens e adultos analfabetos. Os programas de inclusão digital só existem porque há uma grande concentração de renda que inviabiliza ascensão social de uma grande parcela da população. Não faltam empregos, mas pessoas qualificadas para estes empregos. Indivíduos a margem da educação estão à margem das tecnologias e consequentemente estão fora do mercado de trabalho. Portanto, este trabalho tem o intuito de apresentar situações e desafios enfrentados na alfabetização de adultos em situação de exclusão social e digital.
id UFRGS-2_848a27a6a06d830f4328fb4d9d749f75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141543
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Eliane Catarina deDias, Cristiani Oliveira2016-05-21T02:09:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/141543000988574Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet estão no cotidiano dos educandos e devem fazer parte da prática educativa da escola como ferramenta do processo ensino aprendizagem. A realidade é que chegamos ao século XXI com um grande número de jovens e adultos analfabetos. Os programas de inclusão digital só existem porque há uma grande concentração de renda que inviabiliza ascensão social de uma grande parcela da população. Não faltam empregos, mas pessoas qualificadas para estes empregos. Indivíduos a margem da educação estão à margem das tecnologias e consequentemente estão fora do mercado de trabalho. Portanto, este trabalho tem o intuito de apresentar situações e desafios enfrentados na alfabetização de adultos em situação de exclusão social e digital.application/pdfporAlfabetizaçãoEducação de jovens e adultosTecnologia educacionalAcesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988574.pdf000988574.pdfTexto completoapplication/pdf412934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/1/000988574.pdf5981c9f04c1bf07d59150ec57482b429MD51TEXT000988574.pdf.txt000988574.pdf.txtExtracted Texttext/plain103890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/2/000988574.pdf.txtde9b6f370e460e96d498e9b5769a4f5cMD52THUMBNAIL000988574.pdf.jpg000988574.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/3/000988574.pdf.jpg2fbabd62728c9ccf39a766b650b893d0MD5310183/1415432018-10-25 10:04:14.611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
title Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
spellingShingle Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
Souza, Eliane Catarina de
Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Tecnologia educacional
title_short Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
title_full Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
title_fullStr Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
title_sort Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
author Souza, Eliane Catarina de
author_facet Souza, Eliane Catarina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eliane Catarina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Cristiani Oliveira
contributor_str_mv Dias, Cristiani Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Tecnologia educacional
topic Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Tecnologia educacional
description Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet estão no cotidiano dos educandos e devem fazer parte da prática educativa da escola como ferramenta do processo ensino aprendizagem. A realidade é que chegamos ao século XXI com um grande número de jovens e adultos analfabetos. Os programas de inclusão digital só existem porque há uma grande concentração de renda que inviabiliza ascensão social de uma grande parcela da população. Não faltam empregos, mas pessoas qualificadas para estes empregos. Indivíduos a margem da educação estão à margem das tecnologias e consequentemente estão fora do mercado de trabalho. Portanto, este trabalho tem o intuito de apresentar situações e desafios enfrentados na alfabetização de adultos em situação de exclusão social e digital.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:09:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988574
url http://hdl.handle.net/10183/141543
identifier_str_mv 000988574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/1/000988574.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/2/000988574.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141543/3/000988574.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5981c9f04c1bf07d59150ec57482b429
de9b6f370e460e96d498e9b5769a4f5c
2fbabd62728c9ccf39a766b650b893d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510012129280