Desenvolvimento de uma metodologia para análise de unidades temáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bischoff, Eveline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181136
Resumo: Este trabalho relata a aplicação e análise de uma Unidade Temática (UT) produzida durante a realização do segundo estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio foi realizado na disciplina de Propriedades e Produção de Materiais do Técnico em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. A preparação da Unidade Temática surgiu frente à ausência de materiais didáticos adequados para este nível de ensino. Após a elaboração e aplicação do material didático, realizou-se a análise da UT a fim de categorizar a metodologia de investigação/indagação utilizada na sua construção. Esta categorização foi realizada a partir da adaptação de um instrumento já utilizado e validado na literatura. Os resultados mostraram que a UT apresenta características adequadas, com atividades voltadas para a resolução de problemas e incentivo à participação crítica por parte dos alunos. Isso foi possível porque a sua construção levou em conta o conhecimento prévio dos alunos, o que permitiu uma evolução através dos conceitos e teorias cientificas estudadas. Contudo, a análise da UT também indicou a necessidade de alterações e melhorias, permitindo seu aprimoramento. Sendo assim, a metodologia aplicada neste trabalho pode servir como ferramenta de análise para outras Unidades Temáticas buscando adequação e aprimoramento metodológico de materiais didáticos orientados à abordagem investigativa/indagativa.
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