Desenvolvimento de uma metodologia para análise de unidades temáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181136 |
Resumo: | Este trabalho relata a aplicação e análise de uma Unidade Temática (UT) produzida durante a realização do segundo estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio foi realizado na disciplina de Propriedades e Produção de Materiais do Técnico em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. A preparação da Unidade Temática surgiu frente à ausência de materiais didáticos adequados para este nível de ensino. Após a elaboração e aplicação do material didático, realizou-se a análise da UT a fim de categorizar a metodologia de investigação/indagação utilizada na sua construção. Esta categorização foi realizada a partir da adaptação de um instrumento já utilizado e validado na literatura. Os resultados mostraram que a UT apresenta características adequadas, com atividades voltadas para a resolução de problemas e incentivo à participação crítica por parte dos alunos. Isso foi possível porque a sua construção levou em conta o conhecimento prévio dos alunos, o que permitiu uma evolução através dos conceitos e teorias cientificas estudadas. Contudo, a análise da UT também indicou a necessidade de alterações e melhorias, permitindo seu aprimoramento. Sendo assim, a metodologia aplicada neste trabalho pode servir como ferramenta de análise para outras Unidades Temáticas buscando adequação e aprimoramento metodológico de materiais didáticos orientados à abordagem investigativa/indagativa. |
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Bischoff, EvelineSantos, Flávia Maria Teixeira dos2018-08-18T03:01:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/181136001073679Este trabalho relata a aplicação e análise de uma Unidade Temática (UT) produzida durante a realização do segundo estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio foi realizado na disciplina de Propriedades e Produção de Materiais do Técnico em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. A preparação da Unidade Temática surgiu frente à ausência de materiais didáticos adequados para este nível de ensino. Após a elaboração e aplicação do material didático, realizou-se a análise da UT a fim de categorizar a metodologia de investigação/indagação utilizada na sua construção. Esta categorização foi realizada a partir da adaptação de um instrumento já utilizado e validado na literatura. Os resultados mostraram que a UT apresenta características adequadas, com atividades voltadas para a resolução de problemas e incentivo à participação crítica por parte dos alunos. Isso foi possível porque a sua construção levou em conta o conhecimento prévio dos alunos, o que permitiu uma evolução através dos conceitos e teorias cientificas estudadas. Contudo, a análise da UT também indicou a necessidade de alterações e melhorias, permitindo seu aprimoramento. Sendo assim, a metodologia aplicada neste trabalho pode servir como ferramenta de análise para outras Unidades Temáticas buscando adequação e aprimoramento metodológico de materiais didáticos orientados à abordagem investigativa/indagativa.We report the application and analysis of the Thematic Unit (UT) produced during the Chemistry Degree at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The internship was carried out in the course of Properties and Production of Materials at the technical degree in Chemistry of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. The preparation of the Thematic Unit was due to the lack of adequate teaching materials for this level of education. After the preparation and application of the didactic material, UT was analyzed in order to categorize the investigation-inquiry approach used in its construction. This categorization was performed through the adaptation of an instrument already used and validated in the literature. The results showed that the UT presents adequate characteristics, with activities focused on solving problems and encouraging critical participation by the students. This was possible because its construction took into account the previous knowledge of the students, which allowed an evolution through the scientific concepts and theories studied. However, the UT analysis also indicated the need for changes and improvements, allowing their improvement. Therefore, the methodology applied in this work can serve as an analytical tool for other Thematic Units seeking adequacy and methodological improvement as teaching material oriented to the investigative/inquiry approach.application/pdfporEnsino de quimicaCurrículoDocênciaEstágioMaterial didáticoDesenvolvimento de uma metodologia para análise de unidades temáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073679.pdfTexto completoapplication/pdf4462313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181136/1/001073679.pdf4200c9371e2853adb1ff03117352f843MD51TEXT001073679.pdf.txt001073679.pdf.txtExtracted Texttext/plain257580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181136/2/001073679.pdf.txt57a42efc2a91ffe52c4518e9cf42eb84MD52THUMBNAIL001073679.pdf.jpg001073679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181136/3/001073679.pdf.jpge827041812a7871cc3039fea88a2e66cMD5310183/1811362018-10-05 07:39:48.196oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:39:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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