Música como problema de formação (Bildung) : Espinosa, corpo e afecções
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217242 |
Resumo: | O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética:parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo. |
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Cruz, Raimundo José BarrosGarcia, Fernando Ferminio2021-01-13T04:10:23Z20200101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/217242001120621O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética:parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo.This essay discusses music as a formation problem (Bildung) accor-ding to Espinosa. The interpretative feature takes Ethics (1677) as a starting point. Ethics, aesthetics, and epistemology are related in the recovery of the relation between what is sensible and intelligible in the monist philosophy context. The essay returns to the position of Espinosa in relation to the criticism of platonic--cartesian dualism, followed by the interpretative reconstruction of three partsof the Ethics text: part one (God), two (nature and the Origin of the Mind) andthree (The Origin and Nature of the Affections); and, finally, the interpretation ofthe formative- musical dimensions according to the philosopher being studied.El ensayo discute la música como problema en la formación (Bil-dung) desde Espinosa. El recurso interpretativo toma como punto de partida la Ética (1677). Se relacionan ética, estética y epistemología en la reanudación de la relación entre lo sensible y lo inteligible en el contexto de la filosofía monista. Se retoma la posición de Espinosa en el ámbito de la crítica al dualismo platónico y cartesiano; a continuación la reconstrucción interpretativa de tres partes del texto de la Ética: primera parte (Dios), segunda (La naturaleza y el Origen de la Mente) y tercera (El Origen y la Naturaleza de los Afectos); y, para terminar, la interpre-tación de las dimensiones formativas musicales a partir del filósofo estudiado.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Vol. 43, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 1-15MúsicaCorpoAfecçõesFormaçãoMusicBodyConditionsFormationCuerpoAfeccionesFormaciónMúsica como problema de formação (Bildung) : Espinosa, corpo e afecçõesEspinosa, body and conditions : music as a formation problem (Bildung)La música como problema en la formación (Bildung) : Espinosa, cuerpo y afeccionesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120621.pdf.txt001120621.pdf.txtExtracted Texttext/plain63449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217242/2/001120621.pdf.txt3419fcaaf804766322c3358da1577cd4MD52ORIGINAL001120621.pdfTexto completoapplication/pdf449585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217242/1/001120621.pdfae3c4929d379fd74da925385a8f3ea4bMD5110183/2172422021-03-09 04:35:41.504341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217242Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-03-09T07:35:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética:parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo. |
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