Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sarmento, Simone, Selbach, Helena Vitalina, Ramos, Dêner da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221222
Resumo: Inscrito no escopo da Linguística Aplicada, este artigo relata o processo de criação da revista Bem Legal e discute seu papel como um espaço formativo para professores de línguas pré e em serviço. Apresentamos o arcabouço teórico subjacente à publicação, fornecendo uma visão geral do desenvolvimento da revista desde seu início: objetivo, concepção e organização. Ao longo de uma análise quali/quantitativa das edições, abrangendo oito anos de publicações, de 2011 (ano de lançamento da revista) a 2019, fornecemos uma visão geral das publicações da Bem Legal. A análise corrobora a necessidade de espaços para os professores de língua compartilharem suas práticas e experiências pedagógicas e evidencia os benefícios que esses espaços trazem para agentes da educação linguística.
id UFRGS-2_85fa25264759e374122766c83c0f3f6a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221222
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Welp, Anamaria Kurtz de SouzaSarmento, SimoneSelbach, Helena VitalinaRamos, Dêner da Silva2021-05-18T04:37:36Z20202178-3640http://hdl.handle.net/10183/221222001125316Inscrito no escopo da Linguística Aplicada, este artigo relata o processo de criação da revista Bem Legal e discute seu papel como um espaço formativo para professores de línguas pré e em serviço. Apresentamos o arcabouço teórico subjacente à publicação, fornecendo uma visão geral do desenvolvimento da revista desde seu início: objetivo, concepção e organização. Ao longo de uma análise quali/quantitativa das edições, abrangendo oito anos de publicações, de 2011 (ano de lançamento da revista) a 2019, fornecemos uma visão geral das publicações da Bem Legal. A análise corrobora a necessidade de espaços para os professores de língua compartilharem suas práticas e experiências pedagógicas e evidencia os benefícios que esses espaços trazem para agentes da educação linguística.Inscribed in the scope of Applied Linguistics, this paper reports on the creation process of Bem Legal Journal and discusses its role as a formative space for pre and in-service language teachers. We present the theoretical framework which underpins the publication, providing an outline of the development of the journal since its onset: its objective, conception, and organization. Throughout a quali/quantitative analysis of the issues comprising eight years of publications, from 2011 (the launching of the journal) to 2019, we present an overview of Bem Legal’s publications. The analysis corroborates the need for spaces for language teachers to share their pedagogical practices and experiences and gives evidence to the benefits these spaces bring to all agents of language education.application/pdfengBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2020), e37746, p. 1-9Formação de professoresEnsino de línguasPeriódico eletrônicoEducação lingüísticaLinguagem e línguasTeacher educationLanguage educationPracticesGood practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher educationBoas práticas na educação linguística : contribuições da Revista Bem Legal para a formação de professores de línguasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125316.pdf.txt001125316.pdf.txtExtracted Texttext/plain26022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221222/2/001125316.pdf.txt28e0b4db53f77a0d6134a34b917fafb5MD52ORIGINAL001125316.pdfTexto completo (inglês)application/pdf472164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221222/1/001125316.pdf678a4e5ac4a3c0628ce4e2c252638c0bMD5110183/2212222023-08-24 03:35:45.72784oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:35:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Boas práticas na educação linguística : contribuições da Revista Bem Legal para a formação de professores de línguas
title Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
spellingShingle Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Formação de professores
Ensino de línguas
Periódico eletrônico
Educação lingüística
Linguagem e línguas
Teacher education
Language education
Practices
title_short Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
title_full Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
title_fullStr Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
title_full_unstemmed Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
title_sort Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
author Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_facet Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Sarmento, Simone
Selbach, Helena Vitalina
Ramos, Dêner da Silva
author_role author
author2 Sarmento, Simone
Selbach, Helena Vitalina
Ramos, Dêner da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Sarmento, Simone
Selbach, Helena Vitalina
Ramos, Dêner da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de línguas
Periódico eletrônico
Educação lingüística
Linguagem e línguas
topic Formação de professores
Ensino de línguas
Periódico eletrônico
Educação lingüística
Linguagem e línguas
Teacher education
Language education
Practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Language education
Practices
description Inscrito no escopo da Linguística Aplicada, este artigo relata o processo de criação da revista Bem Legal e discute seu papel como um espaço formativo para professores de línguas pré e em serviço. Apresentamos o arcabouço teórico subjacente à publicação, fornecendo uma visão geral do desenvolvimento da revista desde seu início: objetivo, concepção e organização. Ao longo de uma análise quali/quantitativa das edições, abrangendo oito anos de publicações, de 2011 (ano de lançamento da revista) a 2019, fornecemos uma visão geral das publicações da Bem Legal. A análise corrobora a necessidade de espaços para os professores de língua compartilharem suas práticas e experiências pedagógicas e evidencia os benefícios que esses espaços trazem para agentes da educação linguística.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-18T04:37:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221222
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125316
identifier_str_mv 2178-3640
001125316
url http://hdl.handle.net/10183/221222
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2020), e37746, p. 1-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221222/2/001125316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221222/1/001125316.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28e0b4db53f77a0d6134a34b917fafb5
678a4e5ac4a3c0628ce4e2c252638c0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225018117455872