The construction of a collaborative language teacher education network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walesko, Angela Maria Hoffmann
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hibarino, Denise Akemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/34632
Resumo: This paper aims at discussing the relevance of a collaborative work for initial and continuing language teacher education, comprehending the educational formative actions from the course Estágio Supervisionado em Línguas como espaço colaborativo de formação inicial e continuada de professores, developed in 2019 at the Federal University of Paraná (UFPR). One of the results of these actions was the setting up of a Collaborative Language Teacher Education Network (CLTEN) among educators from UFPR and basic education teachers. This text is based on linguistic education perspectives (CAVALCANTI, 2006; SCHLATTER, 2013), which contemplate the collaborative work through practices such as co-teaching and coaching (CUNHA, 2016, NOGUEIRA, 2011). In conclusion, the paper accounts for reflections on the limits and the potentialities of the course experiences, as well as the relevance of collaborative practices in language teacher education.
id UNB-30_500e101acb06947659af804337f1484c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34632
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling The construction of a collaborative language teacher education networkA construção de uma rede colaborativa de formação de professores de línguasFormação inicial e continuada de professores de línguasEstágio supervisionadoRede colaborativa de formação docenteEducação linguísticaInitial and continuing language teacher educationSupervised teaching practicumCollaborative teacher education networkLinguistic educationThis paper aims at discussing the relevance of a collaborative work for initial and continuing language teacher education, comprehending the educational formative actions from the course Estágio Supervisionado em Línguas como espaço colaborativo de formação inicial e continuada de professores, developed in 2019 at the Federal University of Paraná (UFPR). One of the results of these actions was the setting up of a Collaborative Language Teacher Education Network (CLTEN) among educators from UFPR and basic education teachers. This text is based on linguistic education perspectives (CAVALCANTI, 2006; SCHLATTER, 2013), which contemplate the collaborative work through practices such as co-teaching and coaching (CUNHA, 2016, NOGUEIRA, 2011). In conclusion, the paper accounts for reflections on the limits and the potentialities of the course experiences, as well as the relevance of collaborative practices in language teacher education.Este artigo objetiva discutir a importância do trabalho colaborativo para a formação inicial e continuada de professores de línguas, tendo como recorte as ações formativas no curso de extensão universitária Estágio Supervisionado em Línguas como Espaço Colaborativo de Formação Inicial e Continuada de Professores, realizado em 2019 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os resultados dessas ações está a construção de uma Rede Colaborativa de Formação de Professores de Línguas (RCFPL), entre professoras formadoras da UFPR e professoras da educação básica. Este texto fundamenta-se em perspectivas de educação linguística (CAVALCANTI, 2006; SCHLATTER, 2013) que levam em consideração o trabalho colaborativo por meio de práticas como co-ensino e coaching (CUNHA, 2016; NOGUEIRA, 2011). Como conclusão, são apontadas reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa experiência, além da relevância de práticas colaborativas na formação inicial e continuada de professores de línguas.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/3463210.26512/rhla.v20i1.34632Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 20 No. 1 (2021): Dossiê "Ensino de línguas em tempos de crise" e Fluxo contínuo; AG2Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 20 n. 1 (2021): Dossiê "Ensino de línguas em tempos de crise" e Fluxo contínuo; AG22237-09511677-977010.26512/rhla.v20i1reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/34632/29499Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWalesko, Angela Maria HoffmannHibarino, Denise Akemi2021-06-28T18:54:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34632Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:30.817665Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv The construction of a collaborative language teacher education network
A construção de uma rede colaborativa de formação de professores de línguas
title The construction of a collaborative language teacher education network
spellingShingle The construction of a collaborative language teacher education network
Walesko, Angela Maria Hoffmann
Formação inicial e continuada de professores de línguas
Estágio supervisionado
Rede colaborativa de formação docente
Educação linguística
Initial and continuing language teacher education
Supervised teaching practicum
Collaborative teacher education network
Linguistic education
title_short The construction of a collaborative language teacher education network
title_full The construction of a collaborative language teacher education network
title_fullStr The construction of a collaborative language teacher education network
title_full_unstemmed The construction of a collaborative language teacher education network
title_sort The construction of a collaborative language teacher education network
author Walesko, Angela Maria Hoffmann
author_facet Walesko, Angela Maria Hoffmann
Hibarino, Denise Akemi
author_role author
author2 Hibarino, Denise Akemi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Walesko, Angela Maria Hoffmann
Hibarino, Denise Akemi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores de línguas
Estágio supervisionado
Rede colaborativa de formação docente
Educação linguística
Initial and continuing language teacher education
Supervised teaching practicum
Collaborative teacher education network
Linguistic education
topic Formação inicial e continuada de professores de línguas
Estágio supervisionado
Rede colaborativa de formação docente
Educação linguística
Initial and continuing language teacher education
Supervised teaching practicum
Collaborative teacher education network
Linguistic education
description This paper aims at discussing the relevance of a collaborative work for initial and continuing language teacher education, comprehending the educational formative actions from the course Estágio Supervisionado em Línguas como espaço colaborativo de formação inicial e continuada de professores, developed in 2019 at the Federal University of Paraná (UFPR). One of the results of these actions was the setting up of a Collaborative Language Teacher Education Network (CLTEN) among educators from UFPR and basic education teachers. This text is based on linguistic education perspectives (CAVALCANTI, 2006; SCHLATTER, 2013), which contemplate the collaborative work through practices such as co-teaching and coaching (CUNHA, 2016, NOGUEIRA, 2011). In conclusion, the paper accounts for reflections on the limits and the potentialities of the course experiences, as well as the relevance of collaborative practices in language teacher education.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/34632
10.26512/rhla.v20i1.34632
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/34632
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v20i1.34632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/34632/29499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 20 No. 1 (2021): Dossiê "Ensino de línguas em tempos de crise" e Fluxo contínuo; AG2
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 20 n. 1 (2021): Dossiê "Ensino de línguas em tempos de crise" e Fluxo contínuo; AG2
2237-0951
1677-9770
10.26512/rhla.v20i1
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345733156864