A influência de fatores organizacionais na motivação dos empregados de um Banco Público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zarth, Samantha Braga
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101877
Resumo: Este estudo pretende identificar os fatores organizacionais que influenciam a motivação dos empregados de um banco público por meio de um estudo de caso, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Ele estende uma pesquisa anterior semelhante (ZACCA, 2011), realizada numa agência bancária, aplicando o mesmo questionário aos funcionários de uma unidade da área administrativa, por meio de 16 questões objetivas e uma aberta, além de perguntas sobre o perfil dos respondentes. Os resultados obtidos apontam que fatores extrínsecos (como remuneração, benefícios, infraestrutura, relacionamentos) são considerados adequados por grande parte dos empregados – e, portanto, motivos de não insatisfação –, entretanto aspectos como atividades do dia-a-dia, reconhecimento e trabalho desafiador revelam uma situação preocupante na unidade estudada, influenciando negativamente a motivação no ambiente de trabalho. Também nota-se que mais empregados da rede de atendimento afirmam estar realizados, enquanto a infraestrutura foi considerada mais adequada pelos empregados da área meio. Conclui-se ainda que há realidades organizacionais distintas na agência bancária e na área administrativa, tanto com relação ao perfil dos funcionários quanto aos aspectos responsáveis pela sua motivação e satisfação.
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