Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dutra-Thomé, Luciana, Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja, Morais, Camila de Aquino, Koller, Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98879
Resumo: Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais.
id UFRGS-2_8680a9cf2976ba26c459c7bbe6da3d09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98879
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Ana Paula Lazzaretti deDutra-Thomé, LucianaDei Schirò, Eva Diniz BensajaMorais, Camila de AquinoKoller, Silvia Helena2014-07-29T02:04:55Z20110103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/98879000792195Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais.This paper describes the application of the Ecological Engagement method in an intervention program for human rights education and agency, targeting adolescents in situations of social vulnerability. A new microsystem was built and was possible to identify social changes in the participants’ behavior, respect for the rules, etc. These changes were consistent with the proposed approach of the Bioecological model of human development on the influence of environment. These findings reinforced the importance of applying the results in public and social polices.Este artículo describe la aplicación del método de Inserción Ecológica en un programa de intervención para educación en derechos humanos y protagonismo juvenil, dirigido a adolescentes en situaciones de vulnerabilidad social. La creación de un nuevo microsistema resulta en cambios positivos en el comportamiento, respecto por las reglas, entre otros. Estos cambios surgen en consonancia con la propuesta del enfoque bioecológico para el desarrollo humano y la influencia del ambiente. La realización de este estudio refuerza la importancia de aplicar los resultados en las políticas públicas y sociales.application/pdfporPaidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 21, n. 49, (maio/ago. 2011), p. 273-278.VulnerabilidadeAdolescentesEducaçãoDireitos humanosMethodsAdolescent developmentEducationHuman rightsMétodosDesarrollo del adolescenteEducaciónDerechos humanosCriando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentesCreating ecological contexts of development and human rights for adolescents La creación de contextos ecológicos del desarrollo y derechos humanos para los adolescentes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792195.pdf000792195.pdfTexto completoapplication/pdf328232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/1/000792195.pdff15f5a6964b1bfc2c4bb12ff82766943MD51TEXT000792195.pdf.txt000792195.pdf.txtExtracted Texttext/plain33611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/2/000792195.pdf.txt5be1882058eddae4542a9cf1a0656102MD52THUMBNAIL000792195.pdf.jpg000792195.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/3/000792195.pdf.jpgf732874c92f97c55987dbefa6e0d7ad4MD5310183/988792018-10-22 07:53:34.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:53:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La creación de contextos ecológicos del desarrollo y derechos humanos para los adolescentes
title Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
spellingShingle Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Vulnerabilidade
Adolescentes
Educação
Direitos humanos
Methods
Adolescent development
Education
Human rights
Métodos
Desarrollo del adolescente
Educación
Derechos humanos
title_short Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
title_full Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
title_fullStr Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
title_full_unstemmed Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
title_sort Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
author Souza, Ana Paula Lazzaretti de
author_facet Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Dutra-Thomé, Luciana
Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja
Morais, Camila de Aquino
Koller, Silvia Helena
author_role author
author2 Dutra-Thomé, Luciana
Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja
Morais, Camila de Aquino
Koller, Silvia Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Dutra-Thomé, Luciana
Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja
Morais, Camila de Aquino
Koller, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade
Adolescentes
Educação
Direitos humanos
topic Vulnerabilidade
Adolescentes
Educação
Direitos humanos
Methods
Adolescent development
Education
Human rights
Métodos
Desarrollo del adolescente
Educación
Derechos humanos
dc.subject.eng.fl_str_mv Methods
Adolescent development
Education
Human rights
dc.subject.spa.fl_str_mv Métodos
Desarrollo del adolescente
Educación
Derechos humanos
description Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T02:04:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98879
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-863X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792195
identifier_str_mv 0103-863X
000792195
url http://hdl.handle.net/10183/98879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 21, n. 49, (maio/ago. 2011), p. 273-278.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/1/000792195.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/2/000792195.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/3/000792195.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f15f5a6964b1bfc2c4bb12ff82766943
5be1882058eddae4542a9cf1a0656102
f732874c92f97c55987dbefa6e0d7ad4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842623582208