Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98879 |
Resumo: | Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais. |
id |
UFRGS-2_8680a9cf2976ba26c459c7bbe6da3d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98879 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Ana Paula Lazzaretti deDutra-Thomé, LucianaDei Schirò, Eva Diniz BensajaMorais, Camila de AquinoKoller, Silvia Helena2014-07-29T02:04:55Z20110103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/98879000792195Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais.This paper describes the application of the Ecological Engagement method in an intervention program for human rights education and agency, targeting adolescents in situations of social vulnerability. A new microsystem was built and was possible to identify social changes in the participants’ behavior, respect for the rules, etc. These changes were consistent with the proposed approach of the Bioecological model of human development on the influence of environment. These findings reinforced the importance of applying the results in public and social polices.Este artículo describe la aplicación del método de Inserción Ecológica en un programa de intervención para educación en derechos humanos y protagonismo juvenil, dirigido a adolescentes en situaciones de vulnerabilidad social. La creación de un nuevo microsistema resulta en cambios positivos en el comportamiento, respecto por las reglas, entre otros. Estos cambios surgen en consonancia con la propuesta del enfoque bioecológico para el desarrollo humano y la influencia del ambiente. La realización de este estudio refuerza la importancia de aplicar los resultados en las políticas públicas y sociales.application/pdfporPaidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 21, n. 49, (maio/ago. 2011), p. 273-278.VulnerabilidadeAdolescentesEducaçãoDireitos humanosMethodsAdolescent developmentEducationHuman rightsMétodosDesarrollo del adolescenteEducaciónDerechos humanosCriando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentesCreating ecological contexts of development and human rights for adolescents La creación de contextos ecológicos del desarrollo y derechos humanos para los adolescentes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792195.pdf000792195.pdfTexto completoapplication/pdf328232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/1/000792195.pdff15f5a6964b1bfc2c4bb12ff82766943MD51TEXT000792195.pdf.txt000792195.pdf.txtExtracted Texttext/plain33611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/2/000792195.pdf.txt5be1882058eddae4542a9cf1a0656102MD52THUMBNAIL000792195.pdf.jpg000792195.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/3/000792195.pdf.jpgf732874c92f97c55987dbefa6e0d7ad4MD5310183/988792018-10-22 07:53:34.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:53:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La creación de contextos ecológicos del desarrollo y derechos humanos para los adolescentes |
title |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
spellingShingle |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes Souza, Ana Paula Lazzaretti de Vulnerabilidade Adolescentes Educação Direitos humanos Methods Adolescent development Education Human rights Métodos Desarrollo del adolescente Educación Derechos humanos |
title_short |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
title_full |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
title_fullStr |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
title_full_unstemmed |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
title_sort |
Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
author |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de Dutra-Thomé, Luciana Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja Morais, Camila de Aquino Koller, Silvia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Dutra-Thomé, Luciana Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja Morais, Camila de Aquino Koller, Silvia Helena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de Dutra-Thomé, Luciana Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja Morais, Camila de Aquino Koller, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vulnerabilidade Adolescentes Educação Direitos humanos |
topic |
Vulnerabilidade Adolescentes Educação Direitos humanos Methods Adolescent development Education Human rights Métodos Desarrollo del adolescente Educación Derechos humanos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Methods Adolescent development Education Human rights |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Métodos Desarrollo del adolescente Educación Derechos humanos |
description |
Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-29T02:04:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98879 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-863X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792195 |
identifier_str_mv |
0103-863X 000792195 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 21, n. 49, (maio/ago. 2011), p. 273-278. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/1/000792195.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/2/000792195.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98879/3/000792195.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f15f5a6964b1bfc2c4bb12ff82766943 5be1882058eddae4542a9cf1a0656102 f732874c92f97c55987dbefa6e0d7ad4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447551727370240 |