Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
DOI: | 10.1590/S0103-863X2011000200015 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7290 |
Resumo: | Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais. |
id |
USP-22_7c65e81946b0549ccd9caf13bfa2b448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/7290 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
spelling |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents La creación de contextos ecológicos del desarrollo y derechos humanos para los adolescentes Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes métodosdesenvolvimento do adolescenteeducaçãodireitos humanosmétodosdesarrollo del adolescenteeducaciónderechos humanosmethodsadolescent developmenteducationhuman rights Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais. Este artículo describe la aplicación del método de Inserción Ecológica en un programa de intervención para educación en derechos humanos y protagonismo juvenil, dirigido a adolescentes en situaciones de vulnerabilidad social. La creación de un nuevo microsistema resulta en cambios positivos en el comportamiento, respecto por las reglas, entre otros. Estos cambios surgen en consonancia con la propuesta del enfoque bioecológico para el desarrollo humano y la influencia del ambiente. La realización de este estudio refuerza la importancia de aplicar los resultados en las políticas públicas y sociales. This paper describes the application of the Ecological Engagement method in an intervention program for human rights education and agency, targeting adolescents in situations of social vulnerability. A new microsystem was built and was possible to identify social changes in the participants' behavior, respect for the rules, etc. These changes were consistent with the proposed approach of the Bioecological model of human development on the influence of environment. These findings reinforced the importance of applying the results in public and social polices. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/729010.1590/S0103-863X2011000200015Paidéia (Ribeirão Preto); v. 21 n. 49 (2011); 273-278 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 21 No. 49 (2011); 273-278 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 21 Núm. 49 (2011); 273-278 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7290/8773Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Paula Lazzaretti deDutra-Thomé, LucianaDei Schiró, Eva Diniz BensajaMorais, Camila de AquinoKoller, Silvia Helena2012-05-03T17:32:55Zoai:revistas.usp.br:article/7290Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-03T17:32:55Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents La creación de contextos ecológicos del desarrollo y derechos humanos para los adolescentes Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes |
title |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents |
spellingShingle |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents Souza, Ana Paula Lazzaretti de métodos desenvolvimento do adolescente educação direitos humanos métodos desarrollo del adolescente educación derechos humanos methods adolescent development education human rights Souza, Ana Paula Lazzaretti de métodos desenvolvimento do adolescente educação direitos humanos métodos desarrollo del adolescente educación derechos humanos methods adolescent development education human rights |
title_short |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents |
title_full |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents |
title_fullStr |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents |
title_full_unstemmed |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents |
title_sort |
Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents |
author |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de Souza, Ana Paula Lazzaretti de Dutra-Thomé, Luciana Dei Schiró, Eva Diniz Bensaja Morais, Camila de Aquino Koller, Silvia Helena Dutra-Thomé, Luciana Dei Schiró, Eva Diniz Bensaja Morais, Camila de Aquino Koller, Silvia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Dutra-Thomé, Luciana Dei Schiró, Eva Diniz Bensaja Morais, Camila de Aquino Koller, Silvia Helena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de Dutra-Thomé, Luciana Dei Schiró, Eva Diniz Bensaja Morais, Camila de Aquino Koller, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
métodos desenvolvimento do adolescente educação direitos humanos métodos desarrollo del adolescente educación derechos humanos methods adolescent development education human rights |
topic |
métodos desenvolvimento do adolescente educação direitos humanos métodos desarrollo del adolescente educación derechos humanos methods adolescent development education human rights |
description |
Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7290 10.1590/S0103-863X2011000200015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7290 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2011000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7290/8773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 21 n. 49 (2011); 273-278 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 21 No. 49 (2011); 273-278 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 21 Núm. 49 (2011); 273-278 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1822179003309490176 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-863X2011000200015 |