Variação e discriminação linguística no ensino e aprendizagem de línguas em comunidades bilíngues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Maria Nilse
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149036
Resumo: Este artigo promove uma refl exão sobre questões sociolinguísticas pertinentes à variação e estigmatização linguística no ensino e aprendizagem de português e alemão, em comunidades bilíngues de contato alemão-português. Esta refl exão fundamenta-se nos estudos sobre bilinguismo, política linguística, variação linguística e especialmente sobre atitudes e concepções linguísticas, e discute as implicações sociais e pedagógicas dos valores e modelos de prestígio nas comunidades. Primeiramente, aborda questões relacionadas às políticas linguísticas dirigidas às línguas de imigração, particularmente, às variedades alemãs, e à formação de crenças e atitudes linguísticas. Em seguida, discute algumas implicações sociais e pedagógicas da discrepância existente entre a manutenção dos padrões linguísticos vigentes de um lado, e de outro o bilinguismo societal e a variação inter e intralingual, bem como a estigmatização linguística e atitudes e preconceitos linguísticos no ensino e aprendizagem de português e alemão. A análise aponta para confl itos identitários e educacionais que se refl etem nas atitudes de solidariedade e de distinção linguística em relação ao uso e à avaliação da variação linguística, bem como no tratamento conferido às variedades linguísticas e aos traços de fala de suas comunidades.
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