Variação e discriminação linguística no ensino e aprendizagem de línguas em comunidades bilíngues
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149036 |
Resumo: | Este artigo promove uma refl exão sobre questões sociolinguísticas pertinentes à variação e estigmatização linguística no ensino e aprendizagem de português e alemão, em comunidades bilíngues de contato alemão-português. Esta refl exão fundamenta-se nos estudos sobre bilinguismo, política linguística, variação linguística e especialmente sobre atitudes e concepções linguísticas, e discute as implicações sociais e pedagógicas dos valores e modelos de prestígio nas comunidades. Primeiramente, aborda questões relacionadas às políticas linguísticas dirigidas às línguas de imigração, particularmente, às variedades alemãs, e à formação de crenças e atitudes linguísticas. Em seguida, discute algumas implicações sociais e pedagógicas da discrepância existente entre a manutenção dos padrões linguísticos vigentes de um lado, e de outro o bilinguismo societal e a variação inter e intralingual, bem como a estigmatização linguística e atitudes e preconceitos linguísticos no ensino e aprendizagem de português e alemão. A análise aponta para confl itos identitários e educacionais que se refl etem nas atitudes de solidariedade e de distinção linguística em relação ao uso e à avaliação da variação linguística, bem como no tratamento conferido às variedades linguísticas e aos traços de fala de suas comunidades. |
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Schneider, Maria Nilse2016-10-14T02:14:38Z20091679-8740http://hdl.handle.net/10183/149036000703648Este artigo promove uma refl exão sobre questões sociolinguísticas pertinentes à variação e estigmatização linguística no ensino e aprendizagem de português e alemão, em comunidades bilíngues de contato alemão-português. Esta refl exão fundamenta-se nos estudos sobre bilinguismo, política linguística, variação linguística e especialmente sobre atitudes e concepções linguísticas, e discute as implicações sociais e pedagógicas dos valores e modelos de prestígio nas comunidades. Primeiramente, aborda questões relacionadas às políticas linguísticas dirigidas às línguas de imigração, particularmente, às variedades alemãs, e à formação de crenças e atitudes linguísticas. Em seguida, discute algumas implicações sociais e pedagógicas da discrepância existente entre a manutenção dos padrões linguísticos vigentes de um lado, e de outro o bilinguismo societal e a variação inter e intralingual, bem como a estigmatização linguística e atitudes e preconceitos linguísticos no ensino e aprendizagem de português e alemão. A análise aponta para confl itos identitários e educacionais que se refl etem nas atitudes de solidariedade e de distinção linguística em relação ao uso e à avaliação da variação linguística, bem como no tratamento conferido às variedades linguísticas e aos traços de fala de suas comunidades.This article promotes a refl ection about sociolinguistic questions regarding language variation and linguistic stigmatization in teaching and learning Portuguese and German, in bilingual communities with German-Portuguese contact. This refl ection is rooted in Sociolinguistics, specifi cally in studies about bilingualism, linguistic policy, language variation, and mostly in studies about linguistic attitudes and prejudices, and discusses the social and pedagogical implications of the values and models of prestige in the communities. It discusses questions regarding linguistic policy towards immigration languages, in particular German varieties, and the establishment of linguistic attitudes and beliefs. To conclude, it discusses some of the social and pedagogical implications of the existing discrepancy between maintaining current linguistic patterns on one side, and inter and intralanguage variation and social bilingualism on the other side, as well as linguistic stigmatization and linguistic attitudes and prejudices in teaching and learning Portuguese and German. The analysis points to educational and identity confl icts which are refl ected in speakers’ attitudes of solidarity or linguistic differentiation regarding the use and rating of language variation, as well as in the treatment dispensed to the linguistic features of their communities.application/pdfporCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 75-89Ensino e aprendizagemVariação lingüísticaBilingüismoLanguage teaching and learningBilingualismLinguistic policyLanguage variationLinguistic attitudes and prejudicesVariação e discriminação linguística no ensino e aprendizagem de línguas em comunidades bilínguesLanguage variation and linguistic discrimination in teaching and learning language in bilingual communities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703648.pdf000703648.pdfTexto completoapplication/pdf489771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149036/1/000703648.pdfcb1d5db123571bfd96c2a004d4e2b9f9MD51TEXT000703648.pdf.txt000703648.pdf.txtExtracted Texttext/plain38098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149036/2/000703648.pdf.txt00b9df801fb8b8c08077bc9ac3a34b41MD52THUMBNAIL000703648.pdf.jpg000703648.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149036/3/000703648.pdf.jpgc1052894646ab5059a16d927112c7d70MD5310183/1490362018-10-29 09:13:39.439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:13:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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