Mobilidade urbana sustentável: um comparativo das cidades de Porto Alegre e Curitiba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159567 |
Resumo: | Desde a inserção do automóvel na vida cotidiana das cidades, estas foram planejadas focando-se em melhorar a velocidade de deslocamentos do modal, ignorando-se outras opções como o transporte coletivo ou não motorizado. Este modelo de planejamento, hoje considerado obsoleto, deu origem a diversos problemas observados hoje nas metrópoles de todo o mundo como crescentes taxas de congestionamento, poluição do ar em função das emissões dos veículos e acidentes de trânsito. Diante deste cenário propôs-se um novo paradigma de planejamento urbano e gestão de mobilidade para nossos centros urbanos, o da mobilidade urbana sustentável, que visa democratizar o acesso às cidades e minimizar os impactos do ser humano no meio ambiente. Alguns municípios, como Curitiba no Paraná, já vêm adotando práticas de mobilidade sustentável desde etapas mais anteriores de seu desenvolvimento. Este trabalho tem por objetivo a comparação dos aspectos referentes á sustentabilidade no transporte urbano das cidades Curitiba – PR e Porto Alegre – RS por meio de indicadores de desempenho. Com a comparação foi possível constatar que facetas da gestão do transporte urbano de Curitiba poderiam ser utilizadas como benchmark em Porto Alegre e vice-versa. Feita a análise concluiu-se que, por mais que Curitiba tenha sido um exemplo de modelo a ser seguido por outros centros urbanos, hoje seu sistema se encontra próximo a um cenário de saturação, necessitando de intervenções para melhorar sua produtividade e acessibilidade. No caso de Porto Alegre, a cidade poderia utilizar soluções já implementadas em Curitiba como o Bus Rapid Transit (BRT), visto que a cidade já possui uma infraestrutura de priorização do transporte coletivo explorada abaixo de seu potencial e esta é uma opção mais barata e de fácil implementação do que sistemas de transporte em massa mais sofisticados como o metro. |
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