Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kappel, Gabriela
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36720
Resumo: Sendo o aluno o construtor do próprio conhecimento, essa construção se dá com a mediação do professor numa ação do aluno que estabelece a relação entre suas concepções prévias e o objeto de conhecimento proposto pela escola. Fica claro que a construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor, daí a importância do professor saber escolher as atividades que permearão a aprendizagem, sendo assim, avaliar essas escolhas torna-se algo fundamental para o sucesso de aquisição de conhecimento por parte do aluno. A avaliação é um dos aspectos desse processo de aprendizagem e a promoção é uma decorrência desse processo. Assim, busca-se um processo de avaliação que auxilie no processo de aprendizagem significativa e não avaliação apenas para a promoção.
id UFRGS-2_87684037aace656ecbcfd93f397e5ef2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36720
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kappel, GabrielaPetersen, Ana Maria de Barros2012-01-19T01:20:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/36720000818366Sendo o aluno o construtor do próprio conhecimento, essa construção se dá com a mediação do professor numa ação do aluno que estabelece a relação entre suas concepções prévias e o objeto de conhecimento proposto pela escola. Fica claro que a construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor, daí a importância do professor saber escolher as atividades que permearão a aprendizagem, sendo assim, avaliar essas escolhas torna-se algo fundamental para o sucesso de aquisição de conhecimento por parte do aluno. A avaliação é um dos aspectos desse processo de aprendizagem e a promoção é uma decorrência desse processo. Assim, busca-se um processo de avaliação que auxilie no processo de aprendizagem significativa e não avaliação apenas para a promoção.application/pdfporPlanejamento educacionalPrática pedagógicaProfessorEscolhaPlanejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818366.pdf000818366.pdfTexto completoapplication/pdf990442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/1/000818366.pdf28c2b5fc33bc42d8780eb2a75e064135MD51TEXT000818366.pdf.txt000818366.pdf.txtExtracted Texttext/plain73490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/2/000818366.pdf.txt3f485cce53e35b06ec5a08e089a19ba6MD52THUMBNAIL000818366.pdf.jpg000818366.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/3/000818366.pdf.jpgccaf866d4154233d16f2b6e49e8fa75aMD5310183/367202018-10-11 08:52:22.2oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:52:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
title Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
spellingShingle Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
Kappel, Gabriela
Planejamento educacional
Prática pedagógica
Professor
Escolha
title_short Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
title_full Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
title_fullStr Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
title_full_unstemmed Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
title_sort Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
author Kappel, Gabriela
author_facet Kappel, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kappel, Gabriela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
contributor_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Prática pedagógica
Professor
Escolha
topic Planejamento educacional
Prática pedagógica
Professor
Escolha
description Sendo o aluno o construtor do próprio conhecimento, essa construção se dá com a mediação do professor numa ação do aluno que estabelece a relação entre suas concepções prévias e o objeto de conhecimento proposto pela escola. Fica claro que a construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor, daí a importância do professor saber escolher as atividades que permearão a aprendizagem, sendo assim, avaliar essas escolhas torna-se algo fundamental para o sucesso de aquisição de conhecimento por parte do aluno. A avaliação é um dos aspectos desse processo de aprendizagem e a promoção é uma decorrência desse processo. Assim, busca-se um processo de avaliação que auxilie no processo de aprendizagem significativa e não avaliação apenas para a promoção.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36720
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818366
url http://hdl.handle.net/10183/36720
identifier_str_mv 000818366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/1/000818366.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/2/000818366.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/3/000818366.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28c2b5fc33bc42d8780eb2a75e064135
3f485cce53e35b06ec5a08e089a19ba6
ccaf866d4154233d16f2b6e49e8fa75a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421078204416