Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36720 |
Resumo: | Sendo o aluno o construtor do próprio conhecimento, essa construção se dá com a mediação do professor numa ação do aluno que estabelece a relação entre suas concepções prévias e o objeto de conhecimento proposto pela escola. Fica claro que a construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor, daí a importância do professor saber escolher as atividades que permearão a aprendizagem, sendo assim, avaliar essas escolhas torna-se algo fundamental para o sucesso de aquisição de conhecimento por parte do aluno. A avaliação é um dos aspectos desse processo de aprendizagem e a promoção é uma decorrência desse processo. Assim, busca-se um processo de avaliação que auxilie no processo de aprendizagem significativa e não avaliação apenas para a promoção. |
id |
UFRGS-2_87684037aace656ecbcfd93f397e5ef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36720 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kappel, GabrielaPetersen, Ana Maria de Barros2012-01-19T01:20:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/36720000818366Sendo o aluno o construtor do próprio conhecimento, essa construção se dá com a mediação do professor numa ação do aluno que estabelece a relação entre suas concepções prévias e o objeto de conhecimento proposto pela escola. Fica claro que a construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor, daí a importância do professor saber escolher as atividades que permearão a aprendizagem, sendo assim, avaliar essas escolhas torna-se algo fundamental para o sucesso de aquisição de conhecimento por parte do aluno. A avaliação é um dos aspectos desse processo de aprendizagem e a promoção é uma decorrência desse processo. Assim, busca-se um processo de avaliação que auxilie no processo de aprendizagem significativa e não avaliação apenas para a promoção.application/pdfporPlanejamento educacionalPrática pedagógicaProfessorEscolhaPlanejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818366.pdf000818366.pdfTexto completoapplication/pdf990442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/1/000818366.pdf28c2b5fc33bc42d8780eb2a75e064135MD51TEXT000818366.pdf.txt000818366.pdf.txtExtracted Texttext/plain73490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/2/000818366.pdf.txt3f485cce53e35b06ec5a08e089a19ba6MD52THUMBNAIL000818366.pdf.jpg000818366.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/3/000818366.pdf.jpgccaf866d4154233d16f2b6e49e8fa75aMD5310183/367202018-10-11 08:52:22.2oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:52:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor |
title |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor |
spellingShingle |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor Kappel, Gabriela Planejamento educacional Prática pedagógica Professor Escolha |
title_short |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor |
title_full |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor |
title_fullStr |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor |
title_full_unstemmed |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor |
title_sort |
Planejamento : uma perspectiva sobre as escolhas do professor |
author |
Kappel, Gabriela |
author_facet |
Kappel, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kappel, Gabriela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
contributor_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Prática pedagógica Professor Escolha |
topic |
Planejamento educacional Prática pedagógica Professor Escolha |
description |
Sendo o aluno o construtor do próprio conhecimento, essa construção se dá com a mediação do professor numa ação do aluno que estabelece a relação entre suas concepções prévias e o objeto de conhecimento proposto pela escola. Fica claro que a construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor, daí a importância do professor saber escolher as atividades que permearão a aprendizagem, sendo assim, avaliar essas escolhas torna-se algo fundamental para o sucesso de aquisição de conhecimento por parte do aluno. A avaliação é um dos aspectos desse processo de aprendizagem e a promoção é uma decorrência desse processo. Assim, busca-se um processo de avaliação que auxilie no processo de aprendizagem significativa e não avaliação apenas para a promoção. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T01:20:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36720 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818366 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36720 |
identifier_str_mv |
000818366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/1/000818366.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/2/000818366.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36720/3/000818366.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28c2b5fc33bc42d8780eb2a75e064135 3f485cce53e35b06ec5a08e089a19ba6 ccaf866d4154233d16f2b6e49e8fa75a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447071239438336 |