Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gleice Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5122
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar os sentidos produzidos em discussões coletivas por um grupo de professores de ensino médio, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação numa escola pública da rede estadual do Acre, a propósito de formação continuada. Este trabalho, produzido no Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEDU, insere-se na linha de pesquisa sujeitos, interação e cognição, no grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LELIC/UFRGS), vinculado ao Projeto PROVIA – Projeto Comunidades Virtuais de Aprendizagem, financiado pelo CNPq. O trabalho faz uso do referencial teórico de Mikhail Bakhtin, nos conceitos referendados em sua filosofia da linguagem, como: enunciação, produção de sentido, polifonia e exotopia. A fonte dos dados analisados está nas narrativas escritas pelos professores e o foco de análise recai nos enunciados produzidos durante o período em que aconteceram as atividades (setembro/dezembro 2003) desenvolvidas na pesquisa in(ter)venção. A análise dos enunciados produzidos nesse processo dialógico evidencia que os sentidos de limitações/possibilidades referentes ao uso das TICs, a partir do contato com outros sentidos instaurados nas interlocuções/embates/movimentos no grupo, tornam possível novos sentidos que vislumbram possibilidades de transformação no que se refere à predisposição para a utilização das TICs com os alunos.
id URGS_98c66497eb6311b87da4cf7eb2f386e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5122
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Moreira, Gleice Maria de OliveiraAxt, Margarete2007-06-06T17:42:32Z2005http://hdl.handle.net/10183/5122000510556O presente estudo tem como objetivo investigar os sentidos produzidos em discussões coletivas por um grupo de professores de ensino médio, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação numa escola pública da rede estadual do Acre, a propósito de formação continuada. Este trabalho, produzido no Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEDU, insere-se na linha de pesquisa sujeitos, interação e cognição, no grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LELIC/UFRGS), vinculado ao Projeto PROVIA – Projeto Comunidades Virtuais de Aprendizagem, financiado pelo CNPq. O trabalho faz uso do referencial teórico de Mikhail Bakhtin, nos conceitos referendados em sua filosofia da linguagem, como: enunciação, produção de sentido, polifonia e exotopia. A fonte dos dados analisados está nas narrativas escritas pelos professores e o foco de análise recai nos enunciados produzidos durante o período em que aconteceram as atividades (setembro/dezembro 2003) desenvolvidas na pesquisa in(ter)venção. A análise dos enunciados produzidos nesse processo dialógico evidencia que os sentidos de limitações/possibilidades referentes ao uso das TICs, a partir do contato com outros sentidos instaurados nas interlocuções/embates/movimentos no grupo, tornam possível novos sentidos que vislumbram possibilidades de transformação no que se refere à predisposição para a utilização das TICs com os alunos.application/pdfporProfessorEducação continuadaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção de sentidoEnsino médioEnsino públicoTecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000510556.pdf000510556.pdfTexto completoapplication/pdf345933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/1/000510556.pdfb2765d78388513e157e997133f5aab80MD51TEXT000510556.pdf.txt000510556.pdf.txtExtracted Texttext/plain157341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/2/000510556.pdf.txt6ee56857c4fac572305b013e63b090caMD52THUMBNAIL000510556.pdf.jpg000510556.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/3/000510556.pdf.jpg7da93e0639d7cb869962b4d929898a69MD5310183/51222018-10-16 08:19:49.186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:19:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
title Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
Moreira, Gleice Maria de Oliveira
Professor
Educação continuada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção de sentido
Ensino médio
Ensino público
title_short Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
title_full Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
title_sort Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
author Moreira, Gleice Maria de Oliveira
author_facet Moreira, Gleice Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Gleice Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
contributor_str_mv Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Educação continuada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção de sentido
Ensino médio
Ensino público
topic Professor
Educação continuada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção de sentido
Ensino médio
Ensino público
description O presente estudo tem como objetivo investigar os sentidos produzidos em discussões coletivas por um grupo de professores de ensino médio, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação numa escola pública da rede estadual do Acre, a propósito de formação continuada. Este trabalho, produzido no Programa de Pós Graduação em Educação – PPGEDU, insere-se na linha de pesquisa sujeitos, interação e cognição, no grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LELIC/UFRGS), vinculado ao Projeto PROVIA – Projeto Comunidades Virtuais de Aprendizagem, financiado pelo CNPq. O trabalho faz uso do referencial teórico de Mikhail Bakhtin, nos conceitos referendados em sua filosofia da linguagem, como: enunciação, produção de sentido, polifonia e exotopia. A fonte dos dados analisados está nas narrativas escritas pelos professores e o foco de análise recai nos enunciados produzidos durante o período em que aconteceram as atividades (setembro/dezembro 2003) desenvolvidas na pesquisa in(ter)venção. A análise dos enunciados produzidos nesse processo dialógico evidencia que os sentidos de limitações/possibilidades referentes ao uso das TICs, a partir do contato com outros sentidos instaurados nas interlocuções/embates/movimentos no grupo, tornam possível novos sentidos que vislumbram possibilidades de transformação no que se refere à predisposição para a utilização das TICs com os alunos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:42:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5122
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000510556
url http://hdl.handle.net/10183/5122
identifier_str_mv 000510556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/1/000510556.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/2/000510556.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5122/3/000510556.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2765d78388513e157e997133f5aab80
6ee56857c4fac572305b013e63b090ca
7da93e0639d7cb869962b4d929898a69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308927569592320